Quando um grande produtor de laticínios dos EUA não conseguiu cumprir suas metas de desempenho de linha devido a paradas de equipamentos, ele não sabia se a causa-raiz estava em seus equipamentos de embalagem ou processamento.
Sem dados relevantes disponíveis, eles não poderiam ter certeza se (ou como) os problemas em uma área poderiam estar impactando a outra. Para obter uma visão objetiva, eles precisavam de melhor visibilidade de todas as operações da linha, incluindo equipamentos de processamento e embalagem. Só então seriam capazes de estabelecer a causa-raiz das interrupções e agir com confiança para remediá-las.
Um produtor de laticínios pediu ajuda à Tetra Pak para desenvolver um painel que tornaria visíveis as operações em toda a sua fábrica. Ele queria ver onde os problemas estavam ocorrendo e garantir que quaisquer problemas futuros pudessem ser identificados e resolvidos para garantir a eficiência da linha.
Nossos engenheiros de automação começaram a criar uma plataforma digital personalizada para capturar e visualizar dados das áreas de processamento e embalagem dos laticínios.
Na primeira fase, o novo sistema começou a coletar dados e indicadores-chave de desempenho da área de embalagens. Nossa equipe monitorou seu desempenho remotamente e fez ajustes com base no feedback do produtor de laticínios. Na fase dois, o sistema foi estendido para incluir operações de processamento e nossos engenheiros seguiram um processo iterativo semelhante até que tudo funcionasse perfeitamente.
As informações das operações de processamento e embalagem dos laticínios agora são combinadas em uma ferramenta de relatório com informações projetadas para atender às necessidades não apenas da equipe operacional, mas também dos gerentes, especialistas em melhoria contínua, supervisores de manutenção e diretores de fábrica. Além disso, os dados de diferentes fábricas podem ser consolidados no mesmo painel.
Com o novo painel instalado, o produtor de laticínios tem acesso aos dados de desempenho da produção em todos os momentos. Os usuários podem fazer login de qualquer local e ver o que está acontecendo em tempo real, além de acessar dados históricos. Eles podem ver, por exemplo, quantas paradas ocorreram diariamente, semanalmente ou mensalmente e com que eficiência as linhas estão funcionando.
Com base nesses dados precisos e gerados automaticamente, os usuários podem identificar problemas e tomar ações corretivas rapidamente, aumentando assim a confiabilidade geral da fábrica. O risco de erros é muito baixo, porque os dados são transmitidos diretamente do equipamento, sem necessidade de entrada manual.
Deixar de trabalhar “no escuro” permite que os operadores dos laticínios executem as suas tarefas com confiança e aumenta a responsabilidade. De acordo com um consultor da Tetra Pak World Class Manufacturing no local, eles realmente adotaram o painel, que agora faz parte do sistema de gerenciamento diário do produtor de laticínios e é usado para transferências de turnos.
A equipe de gerenciamento de contas e dois engenheiros apoiaram o produtor de laticínios durante o período de transição. Ter acesso às informações por meio do painel também fez uma grande diferença no trabalho deles. Como explicou um membro da equipe: “Antes de o painel ser implementado, muitas vezes eu tinha um pressentimento sobre o que estava acontecendo. Agora que tenho acesso aos dados, posso confirmar ou descartar meu pressentimento imediatamente. Chega de adivinhação. Chega de hesitação.”
De posse das informações corretas, nossos engenheiros podem recomendar ajustes na maneira de trabalhar dos operadores. Eles também podem oferecer aconselhamento estratégico e baseado em fatos à administração sobre como melhorar o desempenho.
Para gerenciar as expectativas, Julia Martinez, especialista em design de soluções da Tetra Pak Brasil, sempre conversa com os clientes antes de implementar uma solução como o painel de desempenho. “É importante esclarecer que o painel em si é apenas um facilitador. Os clientes também precisam das pessoas e dos processos certos para assumir responsabilidades e melhorar continuamente as operações, com base nas informações que obtêm.
Em busca da eficiência operacional, esse produtor de laticínios dos EUA atua diariamente com base nas informações do painel por meio de um programa de melhoria contínua. As informações são consolidadas em um relatório diário de progresso que é compartilhado internamente. “Ao compartilhar os mesmos dados conosco da Tetra Pak”, diz Julia, “eles também estão capacitando nossa equipe para fazer um trabalho melhor de suporte.”
O painel de desempenho provou ser tão bem-sucedido para este produtor de laticínios que agora o implementamos em diversas outras empresas. Julia diz: