As duas empresas farão uma parceria para oferecer soluções circulares ao mercado. O investimento em uma solução completa de reciclagem deve melhorar consideravelmente a reciclagem em toda a Europa Central e Oriental.
Lausanne, Suíça (21 de julho de 2021): A parceria, que ocorre após um estudo de viabilidade abrangente, prevê a introdução de uma linha de repolpação de embalagens cartonadas em larga escala na unidade de produção da Stora Enso em Ostrołęka, na Polônia. A linha triplicará a capacidade anual de reciclagem de embalagens cartonadas para bebidas usadas na Polônia de 25 mil para 75 mil toneladas. Isso permitirá a reciclagem de todo o volume de embalagens cartonadas para bebidas vendidas no país, bem como as provenientes de países vizinhos, inclusive Hungria, Eslováquia e República Tcheca.
O investimento total é de € 29,1 milhões. A Stora Enso investirá 17 milhões de euros em uma nova linha de repolpação que recuperará as fibras das embalagens cartonadas, enquanto a Tetra Pak, juntamente com a Plastigram, investirá um total de 12,1 milhões de euros na construção de uma linha adicional. Isso recuperará e reciclará separadamente os polímeros e o alumínio, usando uma tecnologia de separação patenteada. Ambas as linhas estarão operacionais no início de 2023.
Os materiais separados serão usados como matérias-primas para diversas aplicações finais. As fibras recicladas serão integradas ao papelão reciclado da Stora Enso. Os polímeros e o alumínio separados ganharão nova vida na forma de diferentes tipos de produtos, como caixas e folhas.
O investimento visa contribuir para o desenvolvimento de uma economia circular em nível nacional. Ele também estará totalmente alinhado com o Acordo Verde Europeu. As embalagens cartonadas coletadas serão gerenciadas de maneira ecologicamente correta por meio da utilização total dos materiais resultantes do processo de reciclagem.
"Atualmente, as embalagens cartonadas são recicláveis. Elas são coletadas e recicladas em escala em locais com infraestrutura de gerenciamento de reciclagem e resíduos. Mas, para nós, isso não é o suficiente. Buscamos oportunidades em toda a cadeia de valor de reciclagem para melhorar a maneira como as embalagens cartonadas são recicladas e para desenvolver soluções que reciclem com eficácia todos os componentes da embalagem, inclusive polímeros e alumínio. Portanto, estou muito orgulhoso com esse investimento, bem como com a forte parceria com a Stora Enso, que tornou esse avanço possível. A ação colaborativa é fundamental para a realização da nossa maior ambição: um mundo onde todas as embalagens cartonadas são coletadas, recicladas e nunca se tornem lixo,” diz Charles Brand, Presidente da Tetra Pak na Europa e Ásia Central.
“A Stora Enso fornece materiais de embalagem produzidos a partir de fontes renováveis. Com esse desenvolvimento, podemos avançar rumo a um nível superior de reciclabilidade, um fator essencial para viabilizar uma bioeconomia circular. Estamos muito satisfeitos em unir forças com a Tetra Pak no que será outro marco importante rumo ao futuro totalmente circular que esperamos alcançar. Além disso, à medida que os sistemas de coleta da UE continuam a evoluir, o projeto tem potencial para aumentar a capacidade para futuros volumes excedentes,” diz Hannu Kasurinen, vice-presidente executivo da divisão de materiais de embalagem da Stora Enso.
Lucia Freschi
Tetra Pak
Tel.: +39 347 2632237
lucia.freschi@tetrapak.com