NU é o quinto álbum de estúdio do rapper mineiro Djonga. Lançado em 13 de março de 2021, era incerto se Djonga daria continuidade à sua sequência anual de álbuns, visto que em uma entrevista com Pedro Bial em 17 de novembro de 2020, o rapper afirma imprecisão sobre o lançamento de um possível disco em 2021.
Entretanto, no dia 10 de março de 2021, após distanciamento das redes sociais posterior à polêmica envolvendo um show realizado por Djonga na pandemia da COVID-19, o rapper reapareceu anunciando seu novo álbum NU.
Em seus stories do Instagram, Djonga atribuiu dois significados ao título “nu”: uma gíria mineira que exprime surpresa, e o sinônimo de pelado.
Em uma entrevista para o site UOL, Djonga afirma que esse possivelmente é seu último álbum, e que ele não estava nos planos até o final de 2020.
Eu não ia fazer esse álbum, não. Rolou um momento diferente, precisava experimentar novas músicas, novos flows, beats. Quis mexer com isso no disco. E retomar coisas que sempre fiz e estava fazendo pouco, aquela pegada do “Heresia”, mais potente e falei, vou fazer. A real é que esse deve ser meu último disco.
NU é o primeiro disco do artista mineiro a ter um número de faixas diferente de 10, e conta com as participações de Doug Now e Budah.
Djonga postou em seus stories no Instagram um vídeo dizendo: “Em Bh nois fala "nu” quando algo nos surpreende, pra mal ou pra bem.“ e depois uma foto dizendo: "E também quando alguém tá pelado. (Risos)”.
O rapper mineiro pode ter dado uma dica do porquê desse nome, imaginando que possivelmente surpreenderia o público com sua qualidade, como sempre faz.