O WikiProjeto chamado Wikipédia Falada tem por objetivo produzir gravações dos artigos e outros conteúdos da notória enciclopédia livre. Veja Wikipédia audível para artigos que já foram gravados, e solicitações para instruções de como fazer requerimento de gravação de um artigo em particular.
Eis algumas razões pelas quais vale a pena criar gravações faladas de artigos:
Os artigos falados e outros recursos audíveis tornam o conteúdo da Wikipédia disponível para aqueles que podem entender o português, mas não o podem ler.
Os usuários podem ouvir artigos da Wikipédia enquanto executam tarefas que impedem a leitura, mas não a concentração (como correr, ou tarefas domésticas).
Os usuários com deficiência visual podem usar leitores de tela, porém esses podem não ser tão precisos quanto o desempenho vocal humano. Isto é particularmente verificado em artigos relacionados à ciência, matemática, linguística e outras áreas que normalmente requerem uma pronúncia incomum ou não familiar ou o uso de símbolos.
Eles são uma ferramenta de aprendizagem valiosa para aqueles que estão aprendendo o português. Se for disponibilizado um link para a versão da página que foi gravada, os usuários poderão ouvir as palavras enquanto as leem.
Também são uma ferramenta de aprendizado valiosa para alunos auditivos (pessoas que aprendem mais efetivamente ouvindo informações oralmente).
Algumas pessoas podem achar mais fácil se concentrar em um artigo enquanto o ouvem, especialmente em um ambiente com sons distrativos (com o uso de fones de ouvido).
Ao executar artigos em voz alta, os leitores podem capturar possíveis incoerências, redundâncias e frases estranhas não percebidas por outros editores, melhorando assim a versão escrita da Wikipédia.
No entanto, o projeto tem algumas dificuldades e inconvenientes que se deve estar ciente de:
Gravação e edição de artigos e outros conteúdos podem ser demoradas, e as gravações são por vezes abandonadas ou têm o seu texto de origem dramaticamente alterado antes de serem concluídas. Ajuda se começar com artigos menores, artigos mais manejáveis e então partir para artigos maiores.
A pronúncia incorreta pode enganar usuários não lusófonos. Isto pode ser resolvido procurando a pronúncia das palavras antes de começar a gravação.
Existem diversos formatos de áudio suportados pelo MediaWiki, o software por trás de Wikipedia:Audio (em inglês):
Ogg Vorbis: Embora não seja muito bem suportado (ver Media help page) nem sem perdas, é recomendado para gravar artigos. Artigos pequenos com alta qualidade de áudio podem ser produzidos usando o Ogg Vorbis, o que os torna fáceis de serem carregados e baixados e respectivamente transmitidos, mesmo com uma conexão de internet lenta.
WAV (PCM): O conhecido formato de onda. Ele é suportado por quase todo os navegadores e reprodutores de mídia, mas produz arquivos enormes. O limite de tamanho do arquivo pode representar um problema. No entanto, é o melhor para pronúncia de palavras simples.
FLAC: É sem perdas (isto significa que você pode editá-lo quantas vezes forem necessárias sem perder a qualidade) e comprimido, mas ainda produz arquivos grandes.
Note que um software chamado TimedMediaHandler que roda em todas os servidores da Wikipédia vai converter automaticamente seu arquivo de áudio carregado em diferentes formatos para melhor compatibilidade e experiência de usuário.
Para manter uma consistência do som vocal e evitar a degradação em qualidade sonora que surge da reedição de arquivos de áudio comprimido, as edições de uma gravação existente devem ser feitas pelo gravador original. Assim, nos casos em que uma gravação precisa ser modificada e o gravador original não estiver disponível para fazê-lo, a gravação pode precisar ser re-gravada inteiramente ou removida.
Artigos da Wikipédia estão em constante evolução; Uma vez criadas, as versões de áudio ficam cada vez menos precisas quando comparadas com o artigo atual ou outro conteúdo sobre o qual se fez o áudio. Isso pode ser resolvido com gravações de áudio atualizadas.
Para as pessoas que desejam ouvir aos artigos que ainda não possuem uma versão audível:
Softwares que convertem texto para voz já estão disponíveis e podem ser facilmente usados para ler páginas na Wikipédia rapidamente. Ver screen reader.
O serviço baseado na web Pediaphon (em inglês) usa síntese de fala para gerar arquivos MP3 e podcasts de artigos da Wikipédia em diferentes idiomas.
Os seguintes áudios estão prontos. Ajude a divulgá-los e, quando for o caso, associá-los a verbetes na Wikipédia, principalmente no caso de ilustrações com versões audíveis.
A lista é gerada pelo Wikidata; se realizar um trabalho associado à Wikipédia Falada, insira-o de modo apropriado nesse projeto para que apareça automaticamente aqui. Para inserir sua versão audível no Wikidata, faça:
1 Clique em adicionar uma declaração no elemento do Wikidata
2 Adicione a propriedade P989
3 Insira a informação da versão audível correspondente
4 Insira o qualificador idioma (P2439) e escolha o idioma em que realizou o trabalho
Lista de versões audíveis disponíveis em português
Esta lista é gerada a partir dos dados do Wikidata e é atualizada periodicamente por um robô. Edições feitas no conteúdo da lista serão removidas na próxima atualização!
Existe um processo para revisar as gravações da Wikipédia Falada para garantir o controle de qualidade como discutido em /Revisão. Por favor adicione o seu nome na tabela abaixo se você está revisando um artigo para evitar revisões duplicadas.
"A "Medalha Falada" poderá ser concedida a um editor que faz contribuições extraordinárias na forma de artigos ou outros recursos falados para a Wikipédia. As contribuições pendentes podem incluir: gravar dez bons artigos, gravar três artigos em destaque, ou fazer um trabalho incrivelmente bom de gravar um longo, complexo, excelente, caracterizado artigo apesar de todas as probabilidades. O prêmio também pode ser concedido a quem desenvolver versões audíveis de ilustrações.
A "Medalha de Áudio" é mais geral e pode ser concedida a editores que fazem uma contribuição significativa para a wiki criando e ou adicionando arquivos de áudios originais ou raros, gravações históricas, música feita por si próprio, exemplos de efeitos sonoros ou estilos musicais feitos por si próprio, sons naturais, etc.