ABIMETAL-SICETEL

ABIMETAL-SICETEL

Atividades de associações de defesa de direitos sociais

São Paulo, São Paulo 270 seguidores

ABIMETAL – Assoc. Bras. da Ind. Processadora de Aço SICETEL – Sind. Nac. das Ind. de Trefi. e Lami. de Metais Ferrosos

Sobre nós

A ABIMETAL – Associação Brasileira da Indústria Processadora de Aço surge ao final de 2018, em um momento em que as suas representadas buscam uma nova forma de atuação associativa que possa proporcionar um modelo moderno de defesa dos interesses de seus associados, visando o desenvolvimento e fortalecimento do setor, podendo ampliar o espectro de representação para outras empresas beneficiadoras de metais ferrosos, que antes não se enquadravam no escopo do Sindicato. As duas Entidades reúnem empresas de pequeno, médio e grande portes. São cerca de 100 associados, de capital nacional e estrangeiro, que representam o primeiro elo da cadeia produtiva. O SICETEL – Sindicato Nacional das Indústrias de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos é uma Entidade de Classe Patronal sem fins lucrativos, fundada em setembro de 1.934, e que, desde 1.979, representa e defende, exclusivamente, os interesses das empresas processadoras de aço. PRINCIPAIS OBJETIVOS: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Defender os interesses das suas associadas e das atividades que as aglutinam; Celebrar Acordos, Convenções e Contratos Coletivos de Trabalho, bem como prestar assistência individual às indústrias representadas; Estudar problemas e propor soluções que interessam às classes produtoras, notadamente as da sua Categoria Econômica; Promover a difusão de conhecimentos e informações úteis às suas associadas, facilitando a consecução de sua missão, não só no campo econômico, como, também, nos campos político e social; Cooperar com o Estado no estudo e solução dos problemas que se relacionem com os interesses de sua atividade específica, e pleitear, junto aos poderes públicos, as medidas necessárias ao estímulo e à consolidação das atividades da classe empresarial que representa; e Manter relacionamento com os poderes públicos, entidades e associações de classe e quaisquer outras instituições oficiais ou particulares, que possam colaborar ou facilitar a consecução dos fins a que se propõem as Entidades.

Setor
Atividades de associações de defesa de direitos sociais
Tamanho da empresa
2-10 funcionários
Sede
São Paulo, São Paulo
Tipo
Empresa privada
Fundada em
1934

Localidades

  • Principal

    Avenida Paulista, 1313

    8º Andar

    São Paulo, São Paulo 01311-923, BR

    Como chegar

Funcionários da ABIMETAL-SICETEL

Atualizações

  • No mês de novembro de 2024, a produção industrial recuou em nove dos 14 locais pesquisados na comparação com o mês anterior (livre de fatores sazonais). Os dados são da Produção Industrial Mensal – Produção Física Regional, a cargo do IBGE. As maiores quedas foram dos estados de São Paulo e Espírito Santo, com recuos de 4,7% e 7,2%, respectivamente. O mês de novembro fraco se reflete no recuo da produção em nove locais em relação ao mesmo mês de 2023. Para o Brasil como um todo, a indústria recuou 0,6% em novembro. No ano, apesar dos resultados decepcionantes de novembro, o quadro ainda é positivo, com avanços em 16 dos 17 locais pesquisados na comparação de janeiro a novembro de 2024 contra o mesmo período de 2023. O mesmo número de locais com crescimento ocorre para a variação acumulada em 12 meses. A indústria processadora de aço se inclui em duas categorias mais abrangentes que este setor: metalurgia e produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos. Por exemplo, a metalurgia inclui a Siderurgia e os produtos de metal também incluem fabricação de produtos além do aço. Ambas as categorias recuaram na comparação com outubro no Brasil: -0,1% para a metalurgia e -1,2% para os produtos de metal. No corte regional, não há divulgação de dados dessazonalizados para cada local. Na comparação de novembro de 2024 com o mesmo mês de 2023, a metalurgia cresceu nove das 12 regiões avaliadas, com destaque para São Paulo, com crescimento de 4,9%. Para os produtos de metal, houve crescimento em oito das 10 regiões, sendo 5,6% para São Paulo. Na comparação do acumulado do ano, nove regiões apresentaram crescimento para a metalurgia (12 regiões). O mesmo número também ocorre para os produtos de metal (somente 10 regiões). Para São Paulo, o crescimento foi de 1,5% e 4,3% para a metalurgia e os produtos de metal, respectivamente. Esses resultados do estado são piores que o observado para o Brasil como um todo: 2,3% e 5,1% na mesma comparação.

  • A Abimetal e o Sicetel estão comprometidos em manter seus associados sempre com melhores condições de atuação dos seus negócios e, por isso, oferece serviços e ferramentas que impulsionam o crescimento e a competitividade de suas associadas.  Confira alguns dos principais benefícios que você pode aproveitar:  ✅ Plataforma de Inteligência de Dados  ✅ Painel de Inteligência de Mercado 2.0  ✅ Painel de Defesa Comercial  ✅ Painel Caged.Ind  ✅ Certificado Digital  ✅ Certificado de Origem  ✅ Central FAP/RAT  ✅ Banco da Indústria — Induscoop  ✅ Cursos de Qualificação Profissional Deseja ter acesso a esses serviços e muito mais? Fale com a gente e faça parte de um grupo que acredita no poder de construir um futuro mais forte e inovador para a indústria!  

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Os resultados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE, indicam queda na produção dos setores referentes à indústria processadora de aço novembro de 2024 frente ao mês anterior (série dessazonalizada). A produção da metalurgia e dos produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) recuaram 0,1% e 1,2%, respectivamente. A indústria geral também apresentou queda de 0,6%.              Apesar do resultado negativo em novembro, os dois setores processadores de aço avançaram em relação ao mesmo mês de 2023, com crescimento de 7,8% para a metalurgia e 7,6% para os produtos de metal. Nos acumulados do ano (jan-nov/24 X jan-nov/23) e no de 12 meses a metalurgia cresceu 2,3% e 2,1%, respectivamente. Para os produtos de metal, essas comparações registraram variações de 5,1% e 4,4%.              As categorias acima abrangem uma gama de produtos mais ampla que aqueles das empresas atendidas pela Abimetal-Sicetel. Uma das aberturas dentro produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) permite um entendimento melhor do desempenho de parte do setor processador de aço: a fabricação de produtos de trefilados de metal. Neste item, incluem-se a produção de cabos e cordoalhas de aço, telas metálicas, pregos, grampos para fixação e cercas. A produção de trefilados cresceu 4,2% em nov frente a out (dessazonalização feita pela Abimetal-Sicetel), revertendo uma queda de 1% no mês anterior. Na comparação com novembro de 2024 contra o mesmo mês de 2023, houve crescimento de 2,7%. Entretanto, no acumulado do ano, esse segmento recuou 5,1%, enquanto no acumulado de 12 meses, o recuo foi de 5%.              Com relação à indústria geral, a queda de 0,6% em nov frente ao mês anterior foi influenciada por recuo de 1% da indústria de transformação, já a indústria extrativa, cresceu 0,1%. Apesar do recuo mensal, a indústria de transformação cresceu 2,9% novembro de 2024 comparado ao mesmo mês de 2023. No acumulado de 2024, o crescimento atinge 3,7%.                            O recuo da indústria de transformação em novembro foi bastante disseminado, com 19 dos 25 setores apresentando resultados negativos. No acumulado do ano, o saldo é positivo, com crescimento em 20 setores.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pela CNI, apresentou queda generalizada em dezembro de 2024, incluindo os dois setores nos quais se inserem as indústrias processadoras de aço (metalurgia e produtos de metal – exceto máquinas e equipamentos). Os índices são construídos de forma que valores superiores a 50 indicam otimismo e abaixo, pessimismo. O índice geral se divide em dois componentes: condições atuais e expectativas. O índice para a indústria geral caiu de 52,6 em novembro para 50,1 em dezembro, terceira queda seguida. A queda recente trouxe o índice praticamente para estabilidade. Na mesma comparação temporal, dos componentes da indústria geral, somente a indústria extrativa registrou avanço (de 53 para 53,9), enquanto a indústria de construção recuou de 53,8 para 51 e a de transformação de 52,9 para 50,3. A queda da confiança da indústria de transformação em dezembro foi reflexo de piora generalizada: redução em 24 dos 25 setores. A piora dos indicadores elevou o número de setores pessimistas de dois para 16, na passagem de novembro para dezembro. Além disso, 15 setores passaram de estado de confiança para pessimismo. 😟 As categorias em que se incluem os processadores de aço (inclusos na indústria de transformação) defendidos pela Abimetal-Sicetel apresentaram piora dos índices. A metalurgia apresentou forte queda; de 53,2 para 48,4 entre nov e dez. No mesmo período, a categoria produtos de metal (exceto máquinas e equipamentos) recuou de 52,6 para 49,5. As fortes quedas enfrentadas por esses setores foram suficientes para trazê-los em território pessimista, pela primeira vez, desde agosto/2024. Também ocorreram recuos nos componentes do índice de confiança para as expectativas e as condições atuais com relação aos dois setores. Na passagem de novembro para dezembro, o índice de expectativas da metalurgia caiu de 56,9 para 50, enquanto para os produtos de metal, houve variação de 55 para 51,6. Analisando os índices para as condições atuais, ambos os setores recuaram de no período: 45,9 para 45,1 no caso da metalurgia e de 47,8 para 45,2 no caso dos produtos de metal. Os indicadores de condições atuais para os setores processadores de aço se mantêm em patamares pessimistas (abaixo de 50) desde janeiro de 2023.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
      + 2
  • Estamos nos aproximando do fim de 2024, um ano que trouxe importantes conquistas e também desafios significativos. Ao longo dos meses, enfrentamos mudanças, celebramos vitórias e superamos obstáculos, construindo uma trajetória que merece ser revisitada. Que tal relembrarmos os principais momentos deste ano e tudo o que alcançamos até aqui? É o momento ideal para refletir e nos prepararmos para os novos desafios que estão por vir com a chegada do novo ano.

  • Este foi um ano de grandes conquistas para o nosso departamento jurídico! Promovemos reuniões estratégicas ao longo do ano, compartilhando atualizações importantes nas áreas de direito tributário, meio ambiente, defesa comercial e trabalhista. Atendemos com dedicação as demandas de nossos associados e mantivemos a entidade sempre informada com conteúdos atualizados. Em 2025, estamos prontos para ir além! Vamos trazer novas estratégias, ampliar nosso impacto e continuar fortalecendo o setor com soluções ainda mais eficazes. 🚀

Páginas semelhantes