CISLOG USP

CISLOG USP

Transporte, armazenagem e correio

São Paulo, SP 1.370 seguidores

Sobre nós

O CISLOG (Centro de Inovação em Engenharia de Sistemas Logísticos) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo é um grupo de pesquisa com a finalidade de congregar, integrar, organizar e consolidar diferentes competências e capacidades em logística no âmbito da Escola Politécnica da USP. Seu escopo inclui o desenvolvimento de pesquisas de ponta, a formação e a capacitação de pessoal em nível de pós-graduação, a transferência de tecnologia, o contato com outros centros de referência mundiais, os estudos avançados, a organização de eventos técnicos e outras atividades relevantes à Engenharia de Sistemas Logísticos. Busca-se proporcionar as condições para unir e agregar docentes, pesquisadores, profissionais e alunos a fim alcançar excelência em nível nacional e internacional.

Site
http://www.usp.br/cislog/
Setor
Transporte, armazenagem e correio
Tamanho da empresa
11-50 funcionários
Sede
São Paulo, SP
Tipo
Educacional
Fundada em
2010
Especializações
Research - Human Logistics and Disasters, Research - Carbon Emissions and Sustenability, Research - Megacities Logistics, Dedicated Projects, Continuing Education, Logistics Conferences and Events e Corporate and Academic Partnerships

Localidades

  • Principal

    Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, Nº 128

    Cidade Universitária

    São Paulo, SP 05508-070, BR

    Como chegar

Funcionários da CISLOG USP

Atualizações

  • PARTICIPE DO SURVEY DE INOVAÇÕES EM LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN - CISLOG 2024 Prezado(a) Profissional de Logística, Gostaríamos de convidar você a participar do Survey de Inovações em Logística e Supply Chain CISLOG 2024. A LOGÍSTICA é essencial para o sucesso empresarial. Ela vai além do transporte e armazenagem de mercadorias, abrangendo todo o ciclo de suprimentos e produtos acabados. A otimização desses processos, aliada à inovação tecnológica, é fundamental para a eficiência e competitividade no mercado. Ademais, eventos recentes, como a queda da ponte do porto de Baltimore, evidenciam a necessidade de maior resiliência nas nossas cadeias de suprimento. Confidencialidade: Garantimos que todos os dados coletados serão tratados com a máxima confidencialidade. Os participantes receberão os resultados sem identificação, de forma a garantir o sigilo dos dados fornecidos. Duração: O survey é rápido e levará apenas 3 minutos do seu tempo. Como Participar? Clique no link: https://lnkd.in/d4_F_s-q Coordenação: Hugo Yoshizaki, Claudio Barbieri da Cunha, Fabiano Gadini Stringher, Celso Mitsuo Hino #logistica #transportes #automoção #drones #artificialintelligence #transportedecarga #transportadora #supplychain #Procurement #inteligenciaartificial #IA #inovação

  • CISLOG USP compartilhou isso

    No dia 05 de dezembro de 2024, das 15h00 às 17h00, o Departamento de Engenharia de Produção (PRO) da Poli-USP promoverá a oitava edição do “Lab Talks – Sustentabilidade e Economia Circular”. Nesta edição, contamos com a apresentação de Luciano Batista, Professor de Gestão de Operações Sustentáveis na Aston Business School e Diretor fundador do Centro de Pesquisa em Economia Circular e Sustentabilidade Avançada da Aston University, que abordará o tema “Theorising circular economy and sustainable operations and supply chain management: a sustainability-dominant logic”. Também haverá a participação de Diego Vazquez-Brust, Professor de Sustentabilidade e Estratégia em Negócios Globais na Portsmouth Business School, que discutirá o tema “Unpacking Inter-organisational Collaboration Capabilities in the Circular Economy through a Longitudinal Action Research Case Study”. Mediado pelas Profas. Dras. Marly Monteiro de Carvalho e Roberta de Castro Souza Pião, o encontro acontecerá na sala FG-232, localizada no segundo andar do Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP. Para participar, inscreva-se no link: https://bit.ly/3BaWdeM.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • CISLOG USP compartilhou isso

    Ver perfil de Thiago Guilherme Péra, gráfico

    Coordenador do ESALQ-LOG

    Alterações climáticas e seus efeitos nas operações logísticas do agronegócio Tema da nossa discussão na coluna da Agroanalysis do mês de novembro Diferentes regiões do Brasil têm sido afetadas por eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes, com impactos sobre a logística de transporte de insumos e produtos agrícolas, tensionando os valores de frete e a cadeia de suprimento. Para demonstrar esses processos, este artigo detém-se em três situações: as enchentes que paralisaram as operações portuárias do Rio Grande do Sul em 2024; a estiagem que atingiu a hidrovia Tietê-Paraná em 2020/2021 e alterou a logística do Centro-Oeste para o Sudeste; e a seca na região Norte que comprometeu os fluxos hidroviários com destino a portos do Arco Norte. Observa-se que tais eventos evidenciam a urgência de investimentos em medidas de mitigação e adaptação aos desastres naturais. A agenda climática deve ser cada vez mais incorporada na agenda de transportes, de modo que soluções logísticas levem cada vez mais em considerações avaliações de risco climática.

  • Parabenizamos os pesquisadores do CISLOG USP, Alexandre Duarte, Jose Pedro Gomes da Cruz e Hugo Yoshizaki , pelo recebimento do Prêmio ANPET de Produção Científica 2024, pelo trabalho intitulado “Consumo Energético de Veículos Elétricos em Entregas - Impacto de Parâmetros Dinâmicos, Perfil da Via e Número de Paradas.” A premiação ocorreu durante o 38° Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, realizado de 4 a 8 de novembro de 2024, em Florianópolis, SC.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver perfil de Hugo Yoshizaki, gráfico

    Senior Professor at Universidade de São Paulo

    Last week José Pedro and me published a new paper on the 2-echelon Vehicle Routing Problem, together with our friend Matthias Winkenbach from the Massachusetts Institute of Technology's Center for Transportation & Logistics MIT CTL. We describe a heuristic which is the algorithmic core of an interactive visual decision support system (DSS) in urban logistics. The DSS allows students to "play" with a real case (deliveries in a megacity) and train their logistics intuition considering different urban parameters (customer density, street network), different vehicles (trucks, vans, bikes), and different delivery options (urban delivery centers, drop size). This project is also part of our long lasting collaboration with the MIT CAVE Lab, something which started many years ago under the seminal work from Edgar Blanco. The paper is open access, and can be reached at doi 10.3390/a17110509.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Entre os dias 04 e 08 de novembro de 2024, os pesquisadores do CISLOG USP, Alexandre Duarte e Jose Pedro Gomes da Cruz, estão participando do 38º ANPET - Congresso de Pesquisa e Ensino de Transporte em Florianópolis, SC. Eles apresentaram três trabalhos relevantes sobre o uso de veículos elétricos e tecnologias de previsão de consumo energético, fundamentais para a logística de transporte sustentável. Os artigos foram desenvolvidos sob a orientação do Professor Hugo Yoshizaki: 👉 Consumo energético de veículos elétricos em entregas e efeito de parâmetros dinâmicos 👉 Impacto de parâmetros operacionais em modelo de roteamento de veículos elétricos com gasto energético variável nos arcos 👉 Modelo de Machine Learning para predição do consumo de energia de veículos elétricos em rota de entrega last-mile Esses estudos estão disponíveis nos anais do evento e representam uma importante contribuição para o avanço do setor de transporte sustentável. Parabéns aos pesquisadores e ao CISLOG pela significativa participação no congresso!

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver perfil de Hugo Yoshizaki, gráfico

    Senior Professor at Universidade de São Paulo

    At INFORMS Annual Meeting in Seattle, October 20-23, a truly BIG event on Analytics, with more than 7,000 participants! It was amazing to see what is going on in the academic side, where real, impactful innovations are hatching. Particularly impressive are the advancements in the integration of AI and LLM's with optimization. And very glad to be again with long-time friends: Carlos D. Paternina-Arboleda from San Diego State University, Charles Corbett from UCLA, Daniel Merchan, André Snoeck and Julie Poullet from Amazon Last Mile Science, Diana G. Ramirez-Rios and Robert Dell from University at Buffalo, Jan Fransoo from Tilburg University, Jim Bookbinder from University of Waterloo, Lei Zhao from Tsinghua University, Matthias Winkenbach from MIT Center for Transportation & Logistics, and Oriana Calderón from University of Tennessee, Knoxville, as well as Joachim Arts from University of Luxembourg. It was great to see again some of my fellows from the Supply Chain Thought Leaders Roudtable: Christopher Tang, Feryal Erhun, Jayashankar M. Swaminathan, and Li Chen. #informs2024

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
      + 2
  • CISLOG USP compartilhou isso

    Ver perfil de Claudio Barbieri da Cunha, gráfico

    Professor, Transportation, Logistics & Supply Chain

    FOMENTO AO HIDROGÊNIO COMO COMBUSTÍVEL LIMPO NA CALIFORNIA O Departamento de Energia dos EUA e a ARCHES (Alliance for Renewable Clean Hydrogen Energy Systems) assinaram recentemente um acordo de US$ 12,6 bilhões para construir um hub de hidrogênio limpo e renovável na Califórnia, incluindo até US$ 1,2 bilhão em financiamento federal. O setor de transporte terá um papel central neste esforço, com compromissos para a implantação de 6.000 veículos elétricos a célula de combustível (FCEVs), principalmente caminhões e ônibus, além de 60 estações de abastecimento e outros investimentos. Em recente estudo intitulado "Developing a Hydrogen Vehicle Market in California Will Require Significant Upfront Investment, but Should be Self-Sustaining Thereafter", Lewis Fulton do Institute of Transportation Studies at the University of California, Davis, estimou que para desenvolver um sistema de hidrogênio voltado ao transporte de carros, caminhões e ônibus até 2030, o custo será entre US$ 4 e US$ 12 bilhões nos próximos 6 anos. Esse valor inclui a construção de sistemas de distribuição de hidrogênio e estações de abastecimento em toda a Califórnia, bem como a aquisição de carros, caminhões e ônibus leves. Isso inclui o transporte e distribuição de hidrogênio, operação das estações de carregamento e os veículos, mas não a produção de hidrogênio. Outro resultado interessante é que embora o custo real para a aquisição de veículos elétricos a célula de combustível (FCEVs), incluindo carros e caminhões, até 2030 seja estimado em torno de US$ 9 bilhões, seus custos incrementais em relação a veículos equivalentes a gasolina ou diesel são muito menores, cerca de US$ 1,6 bilhão. Finalmente, segundo Lewis Fulton, economias de escala ajudarão a reduzir os custos. A construção do sistema em uma certa escala será necessária para torná-lo auto-suficiente. Investimentos iniciais no desenvolvimento de estações de hidrogênio e outras infraestruturas, bem como subsídios para a compra de veículos elétricos a célula de combustível (FCEVs), ajudarão a expandir os mercados e a reduzir o preço de compra dos FCEVs, além do custo do hidrogênio vendido para veículos. Até 2030, ou logo após, o custo unitário do hidrogênio vendido para veículos precisará ser reduzido pela metade ou mais em relação aos preços atuais, ficando na faixa de US$ 5 a US$ 7 por quilograma. E no Brasil? Será que esse é um caminho a ser trilhado? Esse custo do hidrogênio é competitivo? O estudo pode ser acessado no seguinte link: https://lnkd.in/g5wqbxCb

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Semana passada, a pesquisadora do CISLOG, María Fernanda Carnero Quispe, participou do XLIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO da ABEPRO em Porto Alegre RS. Ela mostrou trabalhos associados ao atualíssimo tema de preparação e resposta a desastres naturais, como os que ocorreram recentemente no Rio Grande do Sul. Modelos avançados de machine learning em previsão de demanda para suprimentos de socorro e de otimização multicritério para localização de depósitos de material humanitário foram apresentados e estão disponíveis nos anais do evento. Parabéns, Fernanda!

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
  • Ver perfil de Hugo Yoshizaki, gráfico

    Senior Professor at Universidade de São Paulo

    So glad to be back at the Massachusetts Institute of Technology for a quick visit and see my good friends from the MIT Center for Transportation & Logistics. My very special thanks to Matthias Winkenbach, the new Diretor of Research at MIT/CTL, for organizing a fantastic seminar on the current projects of the brand new Inteligent Logistics Systems ILS Lab. I could witness some cutting edge research on supply chain design under uncertainty, the impact of Generative AI in supply chain decision making, autonomous mobile robots in warehouse operations, and distributed order management in e-commerce. My appreciation to the great ILS team: Selene Silvestri, Austin Saragih, Thorsten Greil, Rachel Lin, Willem Guter, Sarah Schaumann, and Bolanie Oladeji. And a hug to my friends Christopher Mejia Argueta, Josue Velazquez Martinez, Tim Russell, and Jarrod Goentzel.

    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
    • Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Páginas semelhantes

Visualizar vagas