#ValeAPenaCurtirDeNovo ✔ Menos custo e mais agilidade Divórcios consensuais, inventários e partilha de bens podem ser feitos diretamente em cartórios. No caso de divórcio consensual extrajudicial envolvendo casal que tenha filho menor de idade ou incapaz, a guarda, a visitação e os alimentos devem ter uma resolução judicial prévia. Para inventário, a única exigência é que haja consenso entre os herdeiros para registrá-lo em cartório. No caso de menores de idade ou de incapazes, a resolução do CNJ detalha que o procedimento extrajudicial pode ser feito desde que seja garantida a parte ideal de cada bem a quem tiver direito. #Divorcio #Guarda #DivórcioConsensual #RetrospectivaCNJ2024 #Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer: este post contém descrição acessível.
Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Justiça
Brasília, Distrito Federal 220.205 seguidores
Justiça eficiente para você ⚖ transparência, celeridade e acessibilidade na justiça brasileira.
Sobre nós
Somos uma instituição pública que visa aperfeiçoar o trabalho do sistema judiciário brasileiro, principalmente no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. O que fazemos? • Na Política Judiciária: zelamos pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindo atos normativos e recomendações. • Na Gestão: definimos o planejamento estratégico, os planos de metas e os programas de avaliação institucional do Poder Judiciário. • Na Prestação de Serviços ao Cidadão: recebemos reclamações, petições eletrônicas e representações contra membros ou órgãos do Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializado. • Na Moralidade: julgamos processos disciplinares, assegurada ampla defesa, podendo determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas. • Na Eficiência dos Serviços Judiciais: melhores práticas e celeridade - elaboramos e publicamos semestralmente relatório estatístico sobre movimentação processual e outros indicadores pertinentes à atividade jurisdicional
- Site
-
http://www.cnj.jus.br
Link externo para Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
- Setor
- Justiça
- Tamanho da empresa
- 201-500 funcionários
- Sede
- Brasília, Distrito Federal
- Tipo
- Órgão governamental
- Fundada em
- 2004
- Especializações
- judiciary, judiciário, controle administrativo e accountability
Localidades
-
Principal
SAF SUL Quadra 2
Blocos E e F
Brasília, Distrito Federal 70070-600, BR
-
SEPN 514 - Bloco B
Asa Norte
Brasília, Distrito Federal 70760-527, BR
Funcionários da Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Atualizações
-
#ValeAPenaCurtirDeNovo 📢 Em 2024, o CNJ prorrogou a norma por unanimidade durante a sessão virtual do órgão. #RetrospectivaCNJ2024 #Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer: este post contém descrição acessível.
-
#ValeAPenaCurtirDeNovo ⚖️ O Poder Judiciário é dividido entre a Justiça Comum e a Justiça Especializada. A divisão entre as duas procura favorecer a aplicação da lei e o julgamento dos processos. #justiçacomum #justiçaespecializada #constituiçãofederal #justiçafederal #justiçaeleitoral #RetrospectivaCNJ2024
-
#ValeAPenaCurtirDeNovo Nesse ano o CNJ autorizou que divórcios, partilha de bens e inventários fossem realizados diretamente em cartório, sem a necessidade de passar por um juiz, mesmo quando envolverem menores de idade. Essa mudança foi decidida na 3.ª Sessão Extraordinária de 2024. Essa mudança simplifica a tramitação dos processos, que agora não precisam mais de homologação judicial, tornando-os mais rápidos e eficientes; e gera a redução da sobrecarga do Judiciário, que atualmente lida com mais de 80 milhões de processos em tramitação. #RetrospectivaCNJ2024
-
#ValeAPenaCurtirDeNovo 🌑 Entre algumas condições e benefícios que a lei trabalhista brasileira prevê para os trabalhadores que desempenham suas funções de maneira diferenciada, está o adicional noturno, destinado aos trabalhadores que atuam durante a noite. Saiba mais sobre esse direito no post. #adicionalnoturno #direitostrabalhistas #RetrospectivaCNJ2024 #Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer: este post contém descrição acessível.
-
#ValeAPenaCurtirDeNovo 🤷♀️ A escolha do curso nem sempre é fácil, mas tem sempre a possibilidade de mudar de ideia. O Código de Defesa do Consumidor proíbe que as instituições tirem vantagem excessiva do consumidor, por isso, caso as aulas não tenham começado, e a faculdade não comprove a existência de despesas administrativas, você tem direito ao valor integral da mensalidade. #direitodoconsumidor #cursos #faculdade #RetrospectivaCNJ2024 #Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer: este post contém descrição acessível.
-
#ValeAPenaCurtirDeNovo 📝 A Lei Maria da Penha mudou a história de muitas mulheres. Mude você também: denuncie. Disque 190 e salve uma vida. #RetrospectivaCNJ2024 #Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer: este post contém descrição acessível.
-
#ValeAPenaCurtirDeNovo Fique ligado e aprenda a identificar o que é #assédiomoral ❌ #RetrospectivaCNJ2024
-
🚫 Quebre o ciclo da desinformação! Antes de compartilhar algo nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens, tenha certeza de que a informação é verdadeira. Ficou em dúvida? Não repasse. #FakeNews #CombateÀDesinformação #Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer: este post contém descrição acessível.
-
A vaga pode ser sua ✍ O PNUD seleciona Assistentes de Projetos para o Programa Justiça Plural, parceria com o Conselho Nacional Justiça (CNJ), que fortalece as capacidades do Poder Judiciário na promoção dos direitos humanos e socioambientais. 🙋 O/A assistente de projetos será responsável pelo assessoramento e apoio técnico na formulação e implementação de estratégias de aperfeiçoamento e fortalecimento da prestação jurisdicional a diversos públicos. 👉 Quem pode se inscrever? Mulheres (com preferência para mães solo), pessoas negras, com deficiência, LGBTQIAPN+, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, pertencentes a outros povos ou comunidades tradicionais, oriundas de comunidades periféricas, pobres e/ou marginalizadas, atingidas por eventos climáticos/ambientais ou pertencentes a outro grupo vulnerabilizado. ⚠️ Atenção! É necessário ter Ensino Médio completo e mínimo de 3 anos de experiência profissional ou acadêmica, incluindo estágio, nas áreas de Justiça, Direitos Humanos, Ciências Sociais, Gestão Pública ou áreas afins. A atuação como liderança comunitária relacionada aos públicos-alvo do Programa será contabilizada como experiência profissional. As vagas são afirmativas para grupos vulnerabilizados e as inscrições vão até dia 20 de janeiro! Acesse o edital: https://bit.ly/3C4PmEi #emprego #vagadeemprego #PNUD #CNJ #Acessibilidade #PraTodosVerem #PraCegoVer: este post contém descrição acessível.