As informações contidas na presente secção destinam-se a todos os que trabalham com as regras em matéria de coordenação da segurança social, nomeadamente, organismos de segurança social, advogados, magistrados, parceiros sociais e outros especialistas na matéria.
Rubricas:
- Legislação e acordos da UE
Panorama da legislação europeia relativa à coordenação da segurança social e acordos com países terceiros. Ligações que permitem descarregar regulamentos e aceder a mais informações. - Documentos oficiais
Acesso a versões actualizadas dos documentos electrónicos estruturados e aos documentos portáteis, assim como a todas as decisões, recomendações e outros documentos aprovados pela Comissão Administrativa para a Coordenação dos Sistemas de Segurança Social. - EESSI (Sistema de Intercâmbio Electrónico de Dados de Segurança Social)
Apresentação do Sistema de Intercâmbio Electrónico de Dados de Segurança Social (EESSI). Acesso a documentos de carácter técnico e outros documentos úteis. Possibilidade de descarregar software. - A rede de mobilidade de peritos jurídicos e estatísticos sobre a livre circulação dos trabalhadores e a coordenação da segurança social é uma rede de peritos jurídicos e estatísticos independentes dedicada a estes temas. Confere à Comissão competências jurídicas e estatísticas através de relatórios e apoio analítico ad hoc. A rede é composta por dois lotes:
- Apoio financeiro da UE
Apresentação da nova ferramenta financiada pela Comissão Europeia para apoiar acções transnacionais de promoção da cooperação e da informação no domínio da coordenação em matéria de segurança social. - MISSOC (Sistema de Informação Mútua sobre Protecção Social)
Apresentação do Sistema de Informação Mútua sobre Protecção Social (MISSOC) e acesso às respectivas informações (informações pormenorizadas, comparáveis e regularmente actualizadas sobre os sistemas nacionais de segurança social). - Plataforma Europeia de combate à fraude e ao erro no domínio da segurança social
A Comissão Europeia financiou um projeto para reforçar a cooperação entre os pontos de contacto nacionais e outros funcionários públicos para combater a fraude e o erro no domínio da coordenação da segurança social na UE. No âmbito deste projeto, foi criada uma plataforma de discussão em linha. O acesso à plataforma em linha é gratuito para os funcionários públicos e para os funcionários das instituições de segurança social competentes responsáveis pela coordenação da segurança social transfronteiras.