TIMES

Por Rafael Teles — Salvador


O carro vermelho que atende emergências médicas das tribos Pataxó não é o único legado deixado pela Alemanha na Copa do Mundo 2014. Santa Cruz Cabrália ficou conhecida mundialmente por abrigar os alemães durante 35 dias e virou destino turístico internacional.

Secretário de Turismo fala do legado da passagem alemã para o turismo de Cabrália

Secretário de Turismo fala do legado da passagem alemã para o turismo de Cabrália

"A Copa do Mundo para Cabrália foi um divisor de águas. Existe um antes e depois", diz o secretário de Turismo do município, Paulo Cesar Magalhães.

- A virada de chave veio com a Copa do Mundo. Até então a gente não tinha essa divulgação toda lá fora. No passado a gente já teve voos da Argentina, da Itália, Portugal, Uruguai e Chile. Cabrália estava neste contexto com alguns hotéis, mas depois da Copa ganhamos mais visibilidade e o movimento aumentou - completa Paulo Cesar Magalhães.

Letreito com nome da cidade dividia as cores de Brasil e Alemanha quatro anos depois da Copa de 2014 — Foto: Divulgação / Prefeitura de Cabrália

Santa Cruz Cabrália está na região da Costa do Descobrimento, um pedaço de terra abençoado pela natureza que engloba também os municípios de Porto Seguro e Belmonte. Foi lá que, sem querer querendo, Pedro Álvares Cabral ancorou sua caravela no dia 22 de abril de 1500. A expedição tinha o objetivo de chegar até a Índia, mas acabou levando a uma história que todo brasileiro sabe bem como terminou.

“Neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra. Primeiramente dum grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele. E de terra chã, com grandes arvoredos: ao monte alto, o capitão pôs nome - o Monte Pascoal -, e à terra, a Terra da Vera Cruz”, escreveu Pero Vaz de Caminha ao então rei de Portugal, D. Manuel.

Obra do pintor Oscar Pereira da Silva reproduz chegada de Pedro Álvares Cabral no descobrimento do Brasil — Foto: Foto: Márcio Filho/MTur

De volta ao presente e ao impacto do turismo após a Copa do Mundo de 2014, Paulo Cesar Magalhães conta que o crescimento da rede hoteleira mais que dobrou após a passagem dos alemães.

- Nós temos uma estrutura de 50 hotéis, com aproximadamente seis mil leitos. Isso inserido no contexto da Costa do Descobrimento, que tem 600 hotéis e quase 100 mil leitos. (...) Na época, nós tínhamos talvez uns 40% disso. Cresceu e melhorou, porque mesmo os hotéis melhores que tinham na cidade, com essa virada de chave, eles cresceram, inovaram, melhoraram as estruturas para aproveitar e surfar na onda que estava sendo apresentada - completou.

Secretário de Turismo faz balanço da ocupação hoteleira em Cabrália depois de 2014

Secretário de Turismo faz balanço da ocupação hoteleira em Cabrália depois de 2014

Um dos novos hotéis, provavelmente o mais luxuoso deles, foi construído na área onde estava o centro de treinamento dos alemães. De acordo com o site oficial, o complexo é formado por um conjunto de 13 vilas "confortáveis em meio a uma vegetação exuberante".

Hotel Campo Bahia foi construído na área onde ficava o Centro de Treinamento da Alemanha em 2014 — Foto: Divulgação / Campo Bahia

As mais procuradas são as "Villas Ocaras", quatro construções de 350m², com seis suítes e vista para o mar. Foi lá que os jogadores alemães ficaram durante a hospedagem no sul Bahia. Quem quiser se hospedar no mesmo lugar durante o réveillon deste ano vai precisar arcar com diárias de R$ 40.500,00. O pacote completo com sete dias custa R$ 283.500,00.

Villa Ocara tem vista para o mar e abrigou a seleção da Alemanha em 2014 — Foto: Divulgação / Campo Bahia

- Santo André ficou muito conhecido. Santo André é exatamente onde a Seleção ficou hospedada, em um resort que foi construído na época para isso, com essa finalidade específica. Depois continuou no mercado como resort e com uma movimentação bastante interessante. Os alemães donos desse resort já adquiriram um outro empreendimento aqui, um outro hotel, também em Santo André. Eles hoje têm uma consistência bem grande e um trabalho intenso no mercado para trazer pessoas para Cabrália e consequentemente Santo André - finalizou o Secretário de Turismo.

Para além do luxo, a comunidade da vila de Santo André também conheceu a solidariedade alemã. O campo de várzea local foi reformado e ganhou a mesma grama utilizada no centro de treinamento dos tetracampeões. Na época, também foram registradas doações em dinheiro e material para escolas da região.

Veja também

Mais do ge
  翻译: