TIMES

Por Combate.com — Sioux Falls, EUA


Melhores Momentos da PFL 6

Melhores Momentos da PFL 6

Apenas dois brasileiros seguem vivos na busca do sonhado prêmio de 1 milhão de dólares (R$) da PFL em 2024. O peso-pena carioca Gabriel Braga se juntou nesta sexta-feira à peso-mosca catarinense Taila Santos como representantes do país nos playoffs, ao vencer o americano Bubba Jenkins por nocaute técnico a 1min48s do segundo round e terminar a temporada regular em segundo lugar na sua divisão.

Outros dois brasileiros foram eliminados no torneio do peso-meio-médio: Goiti Yamauchi, derrotado pelo russo Andrey Koreshkov, e Neiman Gracie, que venceu Don Madge por decisão unânime, mas não somou pontos o bastante para avançar às semifinais.

Gabriel Braga aproveita lesão de Jenkins e vence no R2

Gabriel Braga comemora a vitória sobre Bubba Jenkins na PFL — Foto: Divulgação

Gabriel Braga só precisava vencer por pontos para se classificar aos playoffs no peso-pena, mas foi além. O vice-campeão de 2023 teve luta dura contra o americano Bubba Jenkins, mas aproveitou uma lesão sofrida pelo adversário no segundo round para impor um nocaute técnico com 1min48s no segundo round.

Wrestler de origem, Jenkins tentou derrubar o brasileiro praticamente por todos os pouco menos de sete minutos de luta. No primeiro assalto, só conseguiu colocar Braga sentado, e mesmo assim não desgrudou até o soar do gongo. No segundo período, ele seguiu insistindo, sem sucesso, e pareceu lesionar o braço direito quando Gabriel se desvencilhou. O brasileiro aproveitou o momento, acertou duros uppercuts e ganchos, e o árbitro apontou nocaute técnico em pé.

- Eu treino pra subir aqui e vencer qualquer oponente. Ele foi mais um. Quando eu vi que ele tinha se machucado, senti o cheiro de sangue e não parei mais - disse Braga.

Gabriel Braga acerta um cruzado de esquerda em Bubba Jenkins na PFL — Foto: Divulgação

Por ter falhado em bater o limite do peso-pena (66,2kg em lutas que não valem título), Gabriel teve um ponto deduzido dos cinco que conquistou com o nocaute no segundo round. Por isso, os quatro pontos o levaram a um total de 10 na temporada, um a menos que Brendan Loughnane, que terminou com 11 pontos após um nocaute técnico também no segundo round.

- Nas minhas 15 lutas, isso nunca aconteceu (não bater peso), mas infelizmente teve acontecidos na semana que fizeram isso acontecer. Me fez evoluir muito, mas deu tudo certo. Meu oponente aceitou a luta, agradeço muito a ele por ter aceitado e viemos aqui dar um show pra vocês - justificou o brasileiro.

Yamauchi perde para Koreshkov e é eliminado

Goiti Yamauchi tenta um crossface contra Andrey Koreshkov na PFL — Foto: Divulgação

O peso-meio-médio Goiti Yamauchi chegou à segunda rodada da temporada 2024 dentro do G4 para avançar aos playoffs, mas encontrou um tremendo obstáculo pelo caminho: o russo Andrey Koreshkov. O lutador nascido no Japão e criado no Paraná até teve sucesso quando conseguiu derrubar e esteve próximo de uma finalização no primeiro round, mas levou muitos golpes em pé e foi massacrado pelo ex-campeão do Bellator no segundo assalto. Os juízes foram unânimes em apontar vitória do russo (29-28, 29-27, 29-27), o que resultou na eliminação do brasileiro. O resultado, entretanto, não foi suficiente para classificar Koreshkov.

Goiti estava cauteloso com a luta em pé no primeiro minuto, mas ainda assim recebeu um duro chute na costela seguido de um direto que o mandou a knockdown. Receoso com o jogo de chão do brasileiro, contudo, Koreshkov não o seguiu ao solo. Yamauchi então encurtou a distância, agarrou o russo e insistiu até obter a queda e pegar as costas. Ele fechou o cadeado na linha de cintura e tentou a finalização no crossface, sem sucesso.

Andrey Koreshkov (de costas) joga golpes em Goiti Yamauchi no chão — Foto: Divulgação

Koreshkov voltou para o segundo assalto determinado a caçar o brasileiro em pé. O russo acertou duros golpes e levou Yamauchi a knockdown com um uppercut. Desta vez, o ex-campeão do Bellator foi para cima no chão e castigou o brasileiro no ground and pound. No entanto, Goiti foi capaz de fechar a guarda e se defender até o adversário cansar. A luta foi ao terceiro round. O brasileiro derrubou no primeiro minuto, mas não conseguiu manter o russo no chão. Com três minutos restando, ele tentou de novo e, desta vez, caiu por cima e com a guarda passada. Yamauchi chegou à montada, mas Koreshkov raspou nos segundos finais e ainda escapou de uma chave de braço.

Neiman vence, mas fica fora dos playoffs

O carioca Neiman Gracie precisava vencer no primeiro round ou torcer por uma combinação de resultados para se classificar aos playoffs no peso-meio-médio. Ele fez o que pôde: buscou a finalização o tempo inteiro contra o sul-africano Don Madge. Porém, o homem que terminou a primeira rodada na liderança se defendeu bem no chão e sobreviveu até o soar do gongo final. Com isso, Gracie venceu por decisão unânime (triplo 30-27), mas somou apenas três pontos na classificação, insuficiente para avançar às semifinais entre os quatro primeiros colocados.

Neiman Gracie tenta uma chave de calcanhar contra Don Madge na PFL — Foto: Divulgação

Neiman não gastou muito tempo para buscar o single leg e derrubou o sul-africano ainda no primeiro minuto. Madge surpreendeu e atacou uma chave de calcanhar, mas o brasileiro defendeu bem e trabalhou por cima. O líder da classificação, contudo, conseguiu se levantar pouco mais de um minuto depois. Gracie seguiu buscando a luta agarrada e derrubou novamente com cerca de 1min20s restando no período inicial. Madge se defendeu bem por baixo, e Neiman tentou um ataque na chave de calcanhar nos segundos finais, porém não obteve a pegada perfeita e a luta seguiu ao segundo assalto.

O brasileiro voltou um pouco cansado ao segundo assalto, mas ainda assim quedou Madge novamente. O sul-africano, no entanto, não só defendeu bem por baixo como devolveu a queda no minuto final. Gracie levou o líder ao solo mais uma vez no início do terceiro round, mas como desferiu acidentalmente uma joelhada na região genital antes de derrubar, a luta foi interrompida pelo árbitro e os dois lutadores foram recolocados em pé. Sem problema: Neiman pôs para baixo de novo. Ele chegou a atacar um triângulo de mão, mas não conseguiu o ajuste, e o combate foi até o final do tempo regulamentar.

A eliminação de Neiman foi oficializada quando o russo Magomed Umalatov finalizou o americano Brennan Ward no primeiro round no card principal. Umalatov chegou a nove pontos na temporada e, com Madge e Murad Ramazanov com seis pontos cada, empurrou Gracie para fora do G4.

Nocaute espetacular rende primeira posição para russo

O russo Shamil Musaev tomou a primeira colocação no peso-meio-médio ao vencer o compatriota Murad Ramazanov com um nocaute espetacular, um cruzado de esquerda que desmontou o adversário e encerrou sua invencibilidade de 12 lutas. O triunfo a 1min51s do segundo round rendeu cinco pontos para o "Assassino Silencioso", que somou 10 pontos e se garantiu como primeiro cabeça de chave. Como Ramazanov terminou em quarto lugar, os dois farão uma revanche nos playoffs. Umalatov e Madge se enfrentarão na outra semifinal.

O inglês Brendan Loughnane assegurou a primeira posição no peso-pena após acertar uma duríssima joelhada de encontro em Justin Gonzales, que abriu um corte gigante na testa do americano. Gonzales quis continuar, mas o médico recomendou o fim do combate e o árbitro concordou, declarando nocaute técnico aos 3min34s do segundo round. Loughnane terá pela frente o havaiano Kai Kamaka III nas semifinais, enquanto Gabriel Braga enfrentará o invicto russo Timur Khizriev.

Confira os resultados completos do evento:

PFL 6 - Sioux Falls - peso-meio-médio e peso-pena
28 de junho de 2024, em Sioux Falls (EUA)
CARD PRINCIPAL:
Brendan Loughnane venceu Justin Gonzales por nocaute técnico aos 3min34s do R2
Logan Storley venceu Luca Poclit por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Magomed Umalatov venceu Brennan Ward por finalização aos 3min43s do R1
Gabriel Braga venceu Bubba Jenkins por nocaute técnico a 1min48s do R2
CARD PRELIMINAR:
Lorenz Larkin venceu Alan Dominguez por nocaute técnico aos 4min46s do R1
Shamil Musaev venceu Murad Ramazanov por nocaute a 1min51s do R2
Kai Kamaka III venceu Pedro Carvalho por decisão unânime (30-27, 29-28, 29-28)
Andrey Koreshkov venceu Goiti Yamauchi por decisão unânime (29-28, 29-27, 29-27)
Timur Khizriev venceu Enrique Barzola por decisão unânime (triplo 30-27)
Neiman Gracie venceu Don Madge por decisão unânime (triplo 30-27)
Tyler Diamond venceu Brett Johns por decisão unânime (triplo 29-28)

Veja também

Mais do ge
  翻译: