TIMES

Por Valmir Storti — Rio de Janeiro


- Se alguém olhar os gols de Luciano entre 2020 e 2023, pode se dar conta de que o que aconteceu hoje, não é uma casualidade - afirmou o técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, após o atacante marcar dois gols no triunfo fora de casa por 3 a 1 contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro.

Zubeldia fala sobre Luciano contra o Vitória: "O que ele fez não é uma casualidade"

Zubeldia fala sobre Luciano contra o Vitória: "O que ele fez não é uma casualidade"

Na entrevista coletiva pós-jogo, o treinador argentino afirmou ter assistido aos gols que Luciano marcou pelo São Paulo. Foram 74 gols marcados pelo atacante em jogos oficiais desde agosto de 2020.

Consideradas todas as competições, desde a contratação de Luciano, em agosto de 2020, o São Paulo esteve em campo por 28.749 minutos (479h09min). O atacante atuou por 16.029 minutos (267h09min), participando de 56% dos minutos da equipe. Foi titular em 170 jogos oficiais e entrou ao longo de 53 partidas como substituto.

Luciano abre 1 — Foto: Info esporte

Dos 95 gols feitos pelo São Paulo com finalização ou assistência de Luciano, 64 são considerados pelo Espião Estatístico como "decisivos". Isto é, aqueles marcados quando o time empatava ou perdia por um gol. São gols que mudam a pontuação conquistada na partida, independentemente do resultado final do jogo.

— Foto: Info esporte

Características dos gols marcados por Luciano

Apesar de ter feito dois gols contra o Vitória em jogadas em que a bola foi levantada antes da finalização, Luciano tem números melhores no jogo rasteiro. Ele tem 27 gols a partir de jogadas aéreas e 37 em bolas rasteiras. A arte abaixo mostra claramente como Luciano é muito mais efetivo quando está dentro da área, com predomínio das finalizações em jogadas rasteiras.

— Foto: Info esporte

Competições em que marcou

— Foto: Info esporte

Desempenho em Brasileirões desde 2020

Analisamos todas as finalizações feitas por Luciano nos Brasileirões de 2020 para cá. O que o argentino parece querer dizer é que para ser goleador como contra o Vitória, o atacante precisa entrar na área adversária. Os dados indicam isso: analisamos 252 finalizações, sem contar pênaltis e faltas diretas, e é evidente a diferença nas efetividades do atacante em conclusões de dentro e de fora da área.

Apenas em Brasileirões, desde 2020, Luciano fez 81 finalizações de fora da área, sem contar faltas diretas, e marcou dois gols, aproveitamento de 2%, um gol a cada 40,5 tentativas.

Sem contar pênaltis, foram 171 conclusões de dentro da área, com 36 gols só nos Brasileiros, aproveitamento de 21%. Um gol a cada 4,8 chances. A diferença é brutal.

Luciano na vitória do São Paulo sobre o Vitória — Foto: Rubens Chiri/Saopaulofc.net

Títulos conquistados pelo São Paulo

— Foto: Info esporte

Principais parceiros do atacante

De todos os companheiros, o que mais o ajudou a marcar foi o meia Rodrigo Nestor, com seis assistências para gols de Luciano. Depois aparecem Igor Vinícius e Reinaldo, que lhe deram a bola para cinco gols, e Calleri, para quatro.

Rodrigo Nestor e Luciano em São Paulo x San Lorenzo — Foto: Marcos Ribolli

Jogos, gols e assistências por temporada

— Foto: Info esporte

Número de gols por partida

A partida contra o Vitória foi a nona em que Luciano fez dois gols no mesmo jogo.

— Foto: Info esporte

Veja os gols marcados por Luciano contra o Vitória

Aos 44 min do 1º tempo - gol de cabeça de Luciano do São Paulo contra o Vitória

Aos 44 min do 1º tempo - gol de cabeça de Luciano do São Paulo contra o Vitória

Aos 7 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Luciano do São Paulo contra o Vitória

Aos 7 min do 2º tempo - gol de dentro da área de Luciano do São Paulo contra o Vitória

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Davi Barros, Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Zé Victor Meirinho.

Veja também

Mais do ge
  翻译: