TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A primeira edição da Semana de Esports Olímpicos terminou nesse domingo, em Singapura. Organizado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), o evento aconteceu de 22 a 25 de junho e teve debates, encontros de atletas de esportes eletrônicos, campeonatos em dez modalidades e partidas de exibição. A maior campeã, a França, teve quatro medalhas. Confira na matéria a lista completa dos vencedores.

Competição de taekwondo durante a Semana de Esports Olímpicos 2023, em Singapura — Foto: Lionel Ng/COI

Cerimônia de encerramento da Semana de Esports Olímpicos

Cerimônia de encerramento da Semana de Esports Olímpicos

O Brasil estava representado por atletas em duas disputas: a dupla Pedro Henrique "Phzin"e João "Kitoz", competindo no Fortnite, e Diego "Diegho San", jogador de Just Dance. Nenhum deles avançou para as finais.

Veja os campeões de cada modalidade:

  • Tiro com arco (Tic Tac Bow): Jared "MontyDey" (Estados Unidos)
  • Beisebol (WBSC eBaseball™: POWER PROS): Mori "SHORA" (Japão)
  • Xadrez (Chess.com): Aleksei Sarana (Sérvia)
  • Ciclismo (Zwift): Equipe Fuego - Lou Bates (Reino Unido), Marlene Bjärehed (Suécia), James Barnes (África do Sul) e Martin Maertens (Alemanha)
  • Dança (Just Dance): Amandine "TheFairyDina" Morisset (França)
  • Automobilismo (Gran Turismo 7): Kylian Drumont (França)
  • Vela (Virtual Regatta): Tim "UOL Pepitõ" (França)
  • Tiro Esportivo (Desafio ISSF com Fortnite): Lucas "anon" (Austrália)
  • Taekwondo (Taekwondo virtual): Nigel Tan (Singapura)
  • Tênis (Tennis Clash): Anass "Anteo" (França)

Ciclismo foi uma das dez modalidades escolhidas para as disputas da Semana dos Esports Olímpicos 2023 — Foto: Reprodução / COI

Um dos momentos marcantes ocorreu durante o evento de taekwondo, quando Wu Jingyu, chinesa duas vezes campeã olímpica, foi abraçada pela família no palco antes de receber a medalha de bronze da Série de Esports Olímpicos. Além das competições, o público também teve acesso às zonas de jogos gratuitos disponíveis e ativações com personalidades dos esports.

Os campeonatos disputados faziam parte do Olympic Esports Series 2023, que já ocorre desde 2021, mas que teve as primeiras finais presenciais durante a Semana de Esports Olímpicos. Todos os jogos eram de simuladores virtuais de esportes tradicionais e/ou envolvem atividade física. Jogos tradicionais de esports, como Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO) e League of Legends, não foram incluídos.

Em entrevista no evento, o head de esportes virtuais e games do COI, Vincent Pereira, declarou que não há discussões em andamento para adicionar jogos eletrônicos ao programa olímpico e deixou claro que games de tiro em primeira pessoa, os chamados First-Person Shooter (FPS), nunca entrarão para as Olimpíadas.

Veja também

Mais do ge
  翻译: