TIMES

Por Redação do ge — Frankfurt, Alemanha


Diogo Costa é decisivo na classificação de Portugal para as quartas de final da UEFA Euro 2024

Diogo Costa é decisivo na classificação de Portugal para as quartas de final da UEFA Euro 2024

Ele nasceu em uma pequena vila de 7 mil habitantes na Suíça. Mas a alma é portuguesa. E, nesta segunda-feira, viveu uma noite histórica para Portugal – e Cristiano Ronaldo. Aos 24 anos, Diogo Costa foi o herói da classificação contra a Eslovênia na Euro. E atingiu mais uma grande marca na ainda curta carreira.

Com suas três defesas na decisão por pênaltis, o goleiro do Porto foi o primeiro da Euro a pegar três cobranças de penalidades em uma partida pela competição. E fez isso momentos depois de salvar Portugal nos minutos finais da prorrogação, ao pegar um chute de Sesko (assista no vídeo acima).

Portugal 0 (3) x (0) 0 Eslovênia | Melhores Momentos | Oitavas de final | UEFA Euro 2024

Portugal 0 (3) x (0) 0 Eslovênia | Melhores Momentos | Oitavas de final | UEFA Euro 2024

Diogo está acostumado a ser protagonista desde cedo. Filho de portugueses, ele deixou a Suíça aos sete anos e cresceu na Vila das Aves, perto do Porto. Se formou no clube gigante da região e estreou nos Dragões com apenas 20 anos e 21 dias.

Diogo é titular do Porto nas últimas três temporadas e, no clube, também tem um recorde relacionado a pênaltis. Na temporada 2022/23, defendeu três penalidades pela equipe na Champions League e foi o primeiro goleiro a atingir tal número em uma só edição do torneio.

Diogo Costa abraça Cristiano Ronaldo após a classificação de Portugal contra a Eslovênia — Foto: Javier Soriano/AFP

Costa estreou na seleção portuguesa em outubro de 2021. Conviveu com a desconfiança, mas foi titular da equipe na Copa do Mundo. E foi bombardeado por críticas por um lance decisivo na eliminação de Portugal para Marrocos, nas quartas de final. O goleiro saiu mal, e En-Nesyri fez, de cabeça, o gol da vitória marroquina por 1 a 0 no Catar.

Gol de En-Nesyri com falha de Diogo Costa em Marrocos x Portugal — Foto: Carl Recine/Reuters

O técnico Roberto Martínez assumiu a equipe, e Diogo não perdeu sua posição. Agora soma 26 partidas pela seleção e viveu sua noite de glória nesta segunda, em Frankfurt, contra a Eslovênia.

“Este é provavelmente o melhor jogo da minha vida”, disse Diogo.

– Eu me concentrei em fazer o que tinha que fazer. Eu fui com meu pressentimento. É claro que analisamos os batedores de pênalti, mas os jogadores mudam e mudam a forma como chutam. Estou muito feliz e muito animado por ter ajudado a equipe – disse o goleiro.

Emocionado, o goleiro dedicou a enorme atuação à sua família.

– Da minha parte são jogos mais difíceis, estamos sempre muito tempo sem tocar na bola e só me focava para que se houvesse oportunidade, saber aproveitar. Estou muito contente por ter ajudado toda a equipa e quero dedicar esta vitória à minha família.

Diogo Costa voa para defender pênalti em Portugal x Eslovênia — Foto: Wolfgang Rattay/Reuters

Diogo também recebeu a gratidão do capitão e outro grande personagem do jogo: Cristiano Ronaldo. O craque, que chorou após perder pênalti no primeiro tempo da prorrogação, fez questão de dar um longo abraço em Diogo Costa depois da classificação e o citou em entrevista.

“A equipe toda está de parabéns, principalmente o nosso goleiro”, disse Ronaldo.

O técnico Roberto Martínez também enalteceu o papel do seu goleiro, eleito o melhor em campo na suada classificação portuguesa.

– O segredo de Portugal foi Diogo Costa. Hoje acho que entrou num patamar diferente, na situação de um contra um (no final da prorrogação) foi incrível e depois teve o foco e a qualidade pata três defesas consecutivas, estamos muito orgulhosos – comemorou o técnico da seleção lusa.

Portugal avançou para enfrentar a França nas quartas de final da Euro. A partida será na próxima sexta-feira, às 16h (de Brasília), em Hamburgo. O classificado do confronto encara Alemanha ou Espanha na semifinal.

Veja também

Mais do ge
  翻译: