TIMES

Por Redação do ge — Milão, Itália


Não foi um título qualquer. A Inter de Milão coroou nesta segunda-feira uma campanha histórica no Campeonato Italiano 2023/24, ao vencer o Milan por 2 a 1 no San Siro e conquistar o Scudetto. É o seu vigésimo troféu na história da Serie A. O ge lista abaixo os motivos que fazem esta trajetória ser especial, e quais foram os principais protagonistas.

Thuram transmite festa no vestiário da Inter de Milão após a vitória sobre o Milan

Thuram transmite festa no vestiário da Inter de Milão após a vitória sobre o Milan

É a primeira vez na história da Serie A, desde a temporada 1929/30, que o título é conquistado justamente num clássico da cidade de Milão. A Internazionale, além de comemorar em cima do Milan, também o ultrapassou na lista de maiores vencedores da competição: 20 troféus.

A Inter venceu seis clássicos seguidos contra o Milan pela primeira vez na história.

A Inter de Milão passará a ter em sua camisa duas estrelas, em referência às duas dezenas de títulos do Scudetto. Somente a Juventus, com 36 conquista, também tem esse direito.

O time de Simone Inzaghi se tornou campeão italiana com cinco rodadas de antecedência. Nenhuma outra equipe conseguiu fazer isso com menos jogos, e só a Inter realizou tal façanha duas vezes (a outra foi em 2006/07). Em 33 jogos, foram 27 vitórias, cinco empates e só uma derrota (para o Sassuolo, na sexta rodada).

Inter de Milão comemora a conquista do 20o título do Campeonato Italiano — Foto: Reuters

Veja abaixo alguns dos principais personagens dessa campanha:

Simone Inzaghi

Esse foi o primeiro Scudetto do treinador de 48 anos, e o sexto título pela Inter de Milão. Somente Helenio Herrera e Roberto Mancini têm mais troféus do que ele com o time (sete). Agora são nove taças em oito temporadas como técnico para ele.

Simone Inzaghi conquistou o seu primeiro título de Campeonato Italiano na carreira — Foto: Reuters

Lautaro Martínez

Camisa 10, capitão do time e goleador. O atacante argentino brilha nesta Serie A — é o maior artilheiro, disparado, com 23 gols. É a sua sexta temporada na Inter de Milão. Até hoje foram 278 jogos pelo time italiano, com 128 gols marcados.

Lautaro Martínez é o artilheiro isolado do Campeonato Italiano, com 23 gols — Foto: Getty Images

Marcus Thuram

Lautaro Martínez precisava de um companheiro de ataque, e a Internazionale contratou Marcus Thuram — que estava livre no mercado. Em sua primeira temporada na equipe, Thuram soma 14 gols e sete assistências em 42 jogos.

Marcus Thuram brilhou em sua primeira temporada na Inter de Milão — Foto: Reuters

Federico Dimarco

O lateral-esquerdo conseguiu manter o alto nível apresentado na temporada passada. Dimarco soma cinco gols e seis assistências em 27 jogos deste Campeonato Italiano. Número alto de contribuições para gols para um jogador da posição, e sem tantas partidas assim.

Dimarco teve grandes apresentações ao longo da temporada 2023/24 pela Inter de Milão — Foto: Reuters

Carlos Augusto

Espécie de 12º titular da Inter de Milão. Dos jogadores com mais partidas como reserva , Carlos Augusto foi quem mais entrou em campo no total, com 41 jogos em todas as competições. Seu rendimento pelo time italiano o levou à seleção brasileira em 2023/24. Pode jogar como zagueiro, lateral ou ala-esquerdo.

Carlos Agusto (à direita) foi importante na campanha do título da Inter de Milão — Foto: Getty Images

Yann Sommer

Mais um golaço da Internazionale no mercado de transferências. Sommer chegou para substituir Onana e deu mais do que conta do recado. O experiente goleiro suíço de 35 anos esteve em 40 dos 44 jogos do time na temporada, sofrendo apenas 22 gols. Não foi vazado em 23 partidas em 2023/24.

Yan Sommer brilhou pela Inter de Milão nesta temporada e foi decisivo para o título do Italiano — Foto: Getty Images

Veja também

Mais do ge
  翻译: