TIMES

Por Fred Gomes — Rio de Janeiro


Em 1999, presidente do Flamengo rescinde contrato de Romário

Em 1999, presidente do Flamengo rescinde contrato de Romário

Em seu melhor momento na temporada, o Flamengo, além de encarar a ausência de oito jogadores, tem mais uma razão para se motivar para a partida desta quarta-feira, contra o Juventude, em Caxias do Sul, cidade onde Tite nasceu. Lá, o clube não vence desde 1º de outubro de 1997, quando fez 1 a 0 no time da casa com um gol contra de Rodrigo.

Desde a longínqua vitória, o Flamengo voltou ao 11 vezes ao Alfredo Jaconi, onde perdeu cinco vezes e empatou as outras seis em jogos contra o Juventude. O período ainda tem uma derrota para o Internacional por 1 a 0, em 2013, no Estádio Centenário, casa do Caxias.

Ida a boate encerra história de Romário no Flamengo

Certamente a mais dura das derrotas que o Flamengo sofreu no Alfredo Jaconi nesses últimos 27 anos foi a que eliminou o clube do Campeonato Brasileiro de 1999, em 10 de novembro daquele ano. O Rubro-Negro chegou a liderar a competição e venceu o Corinthians, que se sagraria campeão, por 2 a 1 no Pacaembu.

A eliminação, porém, foi o menor dos problemas para a torcida do Flamengo. O pós-jogo em Caxias do Sul causou a demissão de Romário, maior ídolo do clube à época. O Baixinho, acompanhado de Fábio Baiano, Maurinho, Leandro Machado e Marcelo Rosa, foi para uma boate no dia seguinte à derrota por 3 a 1 para o Juventude. O então superintendente de futebol Gilmar Rinaldi, que era criticado frequentemente pelo craque, tinha o motivo que queria para dispensar o camisa 11.

Romário foi mandado embora pelo Flamengo após festa em Caxias do Sul — Foto: Acervo O Globo

O craque, aliás, abriu o placar no Estádio Alfredo Jaconi com um gol de oportunismo (veja abaixo), e a vitória parcial poderia levar o Flamengo ao mata-mata daquele Brasileiro. Era a última vez que Romário balançava as redes adversárias vestindo o vermelho e preto com o qual tanto se identificava.

Em 1999, os gols de Juventude 3 x 1 Flamengo pelo Campeonato Brasileiro

Em 1999, os gols de Juventude 3 x 1 Flamengo pelo Campeonato Brasileiro

A ida do Baixinho a uma boate revoltou Edmundo Santos Silva, então presidente do Flamengo. Em entrevista ao "O Globo" do dia 14 de novembro de 1999, Edmundo disparou:

- Romário não veste mais a camisa do Flamengo. Estou indignado, fui traído. A torcida rubro-negra não merece isso. Foi uma molecagem, uma sacanagem. Vou rescindir o contrato do Romário, e ele vai poder jogar onde quiser. Até no Vasco - disse o dirigente.

Para o azar de Edmundo, Romário voltou para o Vasco, fez 73 gols em mesmo número de jogos em 2000 e, na condição de protagonista, conquistou o título brasileiro e a Mercosul.

Ídolo do Flamengo, o Baixinho fez 204 gols em 241 partidas. Antes de ser mandado embora, ainda no vestiário do Alfredo Jaconi, o camisa 11 lamentou que mais uma vez frustrava a torcida rubro-negra em relação à busca pelo sonhado hexacampeonato brasileiro.

- Mais uma vez não consegui cumprir a promessa que havia feito à torcida, quando cheguei ao Flamengo em 95, de ser campeão brasileiro. Estou muito triste com isso.

Romário estava muito abatido no vestiário da derrota para o Juventude — Foto: Acervo O Globo

Um empate com gosto de vitória é exceção no período de seca

Apesar de o Flamengo acumular derrotas no Alfredo Jaconi, um empate teve sabor de vitória. No primeiro jogo da segunda passagem de Joel Santana pelo clube, em 26 de outubro de 2005, o time chegava ameaçadíssimo de rebaixamento.

Em 2005, Joel Santana assume o Flamengo com a missão de livrar o time do rebaixamento

Em 2005, Joel Santana assume o Flamengo com a missão de livrar o time do rebaixamento

O Flamengo precisava de uma arrancada impressionante, e o começo dela foi no Jaconi. Saiu perdendo aquela partida por 2 a 0, mas com gols de Renato Abreu e Júnior, aos 44 e 45 minutos do segundo tempo, empatou, ganhou moral e cresceu.

Foram seis vitórias e três empates até o fim do competição. E o inédito e temido rebaixamento foi evitado.

CORREÇÃO: Diferentemente do publicado na versão inicial da matéria, o Flamengo não goleou o Corinthians por 4 a 1 no Brasileiro de 1999, mas sim no do ano anterior, edição que o Rubro-Negro também chegou a figurar entre os primeiros colocados. Em 1999, o Fla voltou a vencer o Corinthians, desta vez por 2 a 1. O acerto foi feito às 11h07.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Veja também

Mais do ge
  翻译: