TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro


A Federação de Ginástica do Canadá decidiu que não enviará delegação para competir na última seletiva para as Olimpíadas de Tóquio, o Campeonato Pan-Americano, de 4 a 13 de junho. A competição será no Rio de Janeiro, e os canadenses estão preocupados com a situação da pandemia de Covid no Brasil.

O Canadá tem seis vagas garantidas para Tóquio: uma no masculino e equipe feminina na ginástica artística (4) e uma no trampolim feminino. O Pan era a última oportunidade de classificar um homem e uma mulher na ginástica artística, além de uma atleta no individual e a equipe na ginástica rítmica. O evento também serve como seletiva para a ginástica de trampolim, mas neste caso uma etapa de Copa do Mundo na Itália existe como alternativa para buscar a classificação.

Ginástica Rítmica do Canadá não terá última chance de classificação para as Olimpíadas de Tóquio — Foto: Getty Images

Se a decisão reflete a falta de confiança no controle sanitário brasileiro, ela também pode, indiretamente, beneficiar uma atleta brasileira: Rebeca Andrade. Principal nome da ginástica artística do país, a paulista estava lesionada durante o Mundial de Stuttgart, em 2019, e tem o Pan como grande chance de classificação para Tóquio. As canadenses, junto com as americanas, eram as principais adversárias.

- Neste ambiente de pandemia uma camada adicional de preocupação é necessária quando se viaja internacionalmente para as competições; Temos um protocolo de riscos muito detalhado, e foi considerado que o risco à saúde e à segurança da delegação era muito alto neste momento para considerar competir – disse o diretor executivo da Federação canadense, Ian Moss, em comunicado.

Os atletas canadenses tiveram a oportunidade de recorrer da decisão da Federação, mas o tribunal responsável por julgar a questão considerou que a entidade tomou a decisão correta. A Federação lamenta pelos atletas e diz que os apoiará.

- Nós entendemos o impacto dessas decisões, especialmente nos atletas sêniors que dedicaram tantos anos à ambição de competir nos Jogos. Faremos tudo o que pudermos, não só para apoiar os atletas e técnicos impactados por essa decisão nesse período difícil, mas também para dar esperança e oportunidade para seguir em frente com as futuras metas internacionais deles – completa Moss no comunicado.

Veja também

Mais do ge

Local que fica no coração da cidade vai receber competições de skate, breaking, basquete 3x3 e bmx

Paris 2024 revela pistas de skate e outras arenas do Parque Urbano dos Jogos; veja

Atleta bate recorde da seletiva olímpica americana nos 1500 metros feminino e garante vaga em Paris

Nikki Hiltz será primeira pessoa não-binária a representar os EUA nas Olimpíadas

Iniciativa promovida pelos comitês olímpico e paralímpico do Brasil tem como objetivo facilitar e ampliar experiência da delegação

Paris 2024: atletas brasileiros estudam francês em preparação aos Jogos - Programa: Globo Esporte RJ

Entenda as regras para exibições públicas de transmissões das Olimpíadas

Comunicado sobre exibição pública dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Após vencer Montenegro, seleção brasileira segue na briga pela vaga única para Paris

Ao vivo Pré Olímpico masculino de basquete: Camarões x Brasil

Na segunda rodada, brasileira vai enfrentar a colombiana Camila Osorio

Bia Haddad vence Magdalena Fręch e avança em Wimbledon

Iniciativa, que tem por objetivo emponderar corpos femininos fortes, é criticada por alguns nomes famosos do esporte, dentre eles Martina Navratilova, que chamou o ensaio de "regressivo"

Atletas olímpicas de rugby fazem ensaio fotográfico só de lingerie; campanha recebe críticas

Mascherano anuncia lista com 18 nomes para Jogos Olímpicos, sendo quatro campeões mundiais

Argentina divulga convocação para Olimpíadas com Almada, do Botafogo

Atleta estava desaparecido havia duas semanas; segundo a polícia, corpo apresentava vários ferimentos provocados por arma de fogo

Jacques Freitag, campeão mundial de atletismo, é encontrado morto aos 42 anos - Programa: ge.globo

Atletas conquistam as vagas nas Olimpíadas de Paris com desempenhos no Troféu Brasil

Catarinenses Matheus Corrêa e Eliane Martins garantem vaga olímpica no atletismo
  翻译: