TIMES

Por Guilherme Moreira — Curitiba


O técnico interino Fernando Diniz "surpreendeu" ao convocar o lateral-direito Yan Couto para a vaga de Vanderson, lesionado, nesta sexta-feira. A seleção brasileira enfrenta a Venezuela e o Uruguai pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em 12 e 17 de outubro.

Entrevista com Yan Couto, ex-jogador do Coritiba e agora atleta do Manchester City

Entrevista com Yan Couto, ex-jogador do Coritiba e agora atleta do Manchester City

Yan Couto joga no Girona, da Espanha, pela segunda temporada seguida. Ele tem 33 jogos, com três assistências e dois gols. A equipe é a terceira colocada da La Liga, em sete rodadas.

Essa é a primeira convocação lateral de 21 anos, que acumula passagens pelas seleções de base do Brasil. Ele foi revelado pelo Coritiba e se transferiu para o Manchester City, no começo de 2020.

- Sonho de criança realizado! Agradecer a Jesus por ser tão maravilhoso na minha vida, aos meus pais por sempre estarem do meu lado, ao @coritiba @mancity @gironafc @sportingclubedebraga por toda aprendizagem. Muito feliz e honrado por essa oportunidade. Pátria amada BRASIL🇧🇷💛💚 - afirmou em uma rede social.

Yan Couto foi tetracampeão do Mundial com a seleção brasileira sub-17 — Foto: Coritiba

Vendido antes de estrear

Yan Couto surgiu no futsal do Coxa, migrou para o campo e ficou 10 anos no Alto da Glória. Ele foi vendido para o Manchester City por 6 milhões de euros (R$ 30 milhões, na época) antes mesmo de jogar profissionalmente. O time brasileiro ainda pode receber mais seis milhões de euros de bônus.

O lateral se destacou principalmente na seleção sub-17 e foi campeão mundial da categoria em 2019, realizado no Brasil. O atleta deu a assistência para o gol da vitória por 2 a 1 contra o México na final e ajudou - de forma decisiva - na conquista do tetra.

No ano seguinte, estreou pelo Coritiba no Paranaense, sob o comando de Eduardo Barroca, diante do Cianorte. Ele também jogou contra o Toledo, na despedida do clube.

- Eu fiquei triste de não ter jogado mais no clube que eu amo, que eu torço desde criança. Mas realizei meu sonho de estrear no profissional, batalhei muito para isso, fiquei muito feliz. Queria ter jogado mais, queria ter jogado o Brasileiro, era o meu projeto, mas futebol é momento, é oportunidade. E como grandes clubes estavam atrás de mim, Barcelona e City, não tinha como recusar - comentou, na época.

Guardiola dá chapéu no Barcelona, mas...

Yan Couto e Pep Guardiola se encontram em treino — Foto: Reprodução/Instagram

Yan Couto esteve acertado com o Barcelona antes de assinar contrato de cinco anos com o Citizens. O time espanhol ofereceu 5 milhões de euros (R$ 23 milhões na época).

O negócio estava praticamente fechado, mas o City apareceu com uma proposta melhor e superou os catalães. Na época da negociação, o atleta falou que o técnico Guardiola foi decisivo para convencê-lo a mudar de rumo. O Bayern de Munique era o outro interessado.

- De última hora, o Pep (Guardiola) viu meus jogos, gostou muito do meu estilo de jogo, do que fiz no Mundial. Disse que sou um grande jogador, que sou muito promissor. Também falou que tenho que praticar meu inglês, que tem que ser melhor do que o do Gabriel Jesus quando ele chegou - revelou.

O jogador também preferiu o Manchester City por ter a promessa de ser utilizado no elenco principal, mas até agora não foi cumprida. Ele participou apenas de amistosos em pré-temporadas com o treinador e sequer foi para o banco de reservas em um jogo oficial.

Empréstimos

Sem espaço, Yan Couto teve que aceitar o que não queria quando fechou com o Citizens: ser emprestado para times menores. No primeiro ano, ele jogou no Girona (2020-21), que faz parte do Grupo City - foram dois gols e cinco assistências em 29 partidas.

No ano seguinte, novamente fora dos planos, o lateral jogou pelo Braga-POR (2021-22), que tem o grupo investidor do PSG como um dos acionistas. Pelo time português, Yan Couto deu quatro assistências e marcou um gol macado em 42 jogos.

Desde 2022, o atleta está no Girona. Ao todo, são 62 jogos, com quator gols e oito assistências. Vale destacar que a temporada 2024-25 é a última com o Manchester City, caso não haja renovação.

Indicado ao Golden Boy

Yan Couto em ação pelo Girona, da Espanha — Foto: Reprodução

No ano passado, o lateral brasileiro foi um dos 100 indicados ao Golden Boy. O prêmio é oferecido pelo jornal italiano "Tuttosport", que elege o melhor jogador sub-21 do futebol europeu. Gavi, do Barcelona, venceu a edição.

Entregue desde 2003, o Golden Boy já teve dois vencedores brasileiros: Anderson, pelo Manchester United, em 2008, e Alexandre Pato, pelo Milan, em 2009.

Veja também

Mais do ge
  翻译: