TIMES

Por Redação do ge — Rio de Janeiro, Brasil


Responsável por um momento histórico nos Jogos Olímpicos, Majed Abu Maraheel morreu aos 61 anos na última quarta-feira. O ex-corredor foi o primeiro atleta da Palestina a disputar uma edição de Olimpíadas, em 1996. Majed foi porta-bandeira palestino em Atlanta e competiu na corrida de 10km. Lidando com uma doença renal, Abu morreu em decorrência da falta de assistência médica adequada por causa do conflito em curso em Gaza.

Majed Maraheel — Foto: Reprodução / Redes Sociais

Abu Maraheel morreu no campo de refugiados de Nuseirat, na Faixa de Gaza. Os cortes de energia e a falta de suprimentos médicos prejudicaram gravemente a capacidade de receber o tratamento que necessitava para a insuficiência renal.

O irmão de Majed compartilhou as tentativas da família de transferir o ex-atleta olímpico para o Egito. No entanto, após o fechamento da fronteira de Rafah pelas Forças Armadas israelenses, em maio deste ano, as tentativas tornaram-se frustradas. Além de Abu Maraheel, mais de 40 pessoas doentes ficaram sem o amparo médico necessário na região.

A carreira

Majed Abu Maraheel foi o primeiro de mais de 20 atletas palestinos a disputar uma edição de Jogos Olímpicos. Em 1996, nas Olimpíadas de Atlanta, Majed competiu na corrida de 10km. Naquela ocasião, o atleta palestino terminou em 21º lugar com o tempo de 34m40s50.

Depois de competir nas Olimpíadas, Abu Maraheel dedicou sua vida à formação de outros atletas, como Nader el-Masri, que disputou as Olimpíadas de Pequim em 2008. O corredor teve impacto direto no meio esportivo da Palestina e inspirou muitos jovens atletas a seguir o sonho de brilhar no cenário internacional.

Após a morte do ex-atelta, a Federação Palestina de Atletismo publicou um texto destacando o valor histórico de Majed:

- O grande se foi. O bom se foi. O corredor olímpico se foi. Ele se foi depois de carregar a bandeira e correr chorando na pista de Atlanta. Aquele que parou o mundo por viver na Palestina em 1996".

Veja também

Mais do ge
  翻译: