TIMES

Por Gabriel Girardon — Caxias do Sul


O duelo do Grêmio com o Fluminense neste domingo, no estádio Centenário, marcará o retorno do time ao Rio Grande do Sul e também o reencontro com um ex-jogador do clube. Douglas Costa estará como rival pela primeira vez na carreira. Cria da base gremista, o atacante voltou em 2021 e ficou marcado pelo rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

Grêmio volta a jogar no Rio Grande do Sul

Grêmio volta a jogar no Rio Grande do Sul

Ironicamente, o embate entre Grêmio e Douglas Costa se dá justamente num cenário de risco de novo rebaixamento para ambos. Mesmo com o campeonato ainda no início, os dois tricolores ocupam as últimas posições na tabela e vivem momentos de crise. O Fluminense até demitiu Fernando Diniz, técnico campeão da Libertadores há sete meses.

A fase do time carioca gerou protestos da torcida desde a última semana. Tricolores picharam muros das Laranjeiras, incluindo "fora Douglas Costa", que é reserva da equipe. Inclusive, em vídeo que circulou nas redes sociais, é possível ver o atacante dentro do carro sendo cobrado e hostilizado por torcedores no CT Carlos Castilho.

Do lado gremista, o rebaixamento mais recente ainda está na memória, até pelo momento atual ruim e a zona da degola presente na realidade do time. Há três anos, um elenco recheado de atletas de renome, com Douglas Costa como estrela da companhia, teve como destino a Série B.

O último jogo do atacante com a camisa 10 do Grêmio foi exatamente o que determinou o rebaixamento. Apesar de vencer o Atlético-MG na Arena, na última rodada do Brasileirão, o Tricolor caiu. Douglas Costa marcou um dos gols e deu o célebre "tchauzinho" para a torcida. Antes, a polêmica sobre o casamento do jogador já havia causado mal-estar.

Gol de Douglas Costa do Grêmio contra o Atlético-MG

Gol de Douglas Costa do Grêmio contra o Atlético-MG

Após não permanecer no clube no ano seguinte, DC seguiu para a MLS, no Los Angeles Galaxy. Foram dois anos nos Estados Unidos até retornar ao Brasil, para o Fluminense. Campeão da Recopa Sul-Americana, chegou a postar foto nas redes sociais ao lado de Thiago Santos e Diogo Barbosa, companheiros no Grêmio no rebaixamento em 2021.

Tratado como um dos principais reforços do time campeão da América, Douglas Costa ainda não justificou a contratação pelo Fluminense. Em 20 jogos na temporada (734 minutos), não marcou gol e contribuiu com apenas uma assistência. Titular na derrota para o Cruzeiro, foi um dos piores em campo. Em três dos últimos seis jogos, sequer saiu do banco.

O reencontro entre o clube gaúcho e Douglas Costa ocorre em duelo a partir das 16h deste domingo, no estádio Centenário. O Grêmio, que volta a mandar um jogo no RS após mais de dois meses, é o penúltimo do Brasileirão com sete pontos, um a mais que o Fluminense, o lanterna.

Douglas Costa nos tempos de Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

Veja também

Mais do ge
  翻译: