TIMES

Por Guilherme Borges — Itaquaquecetuba, SP


O clube responsável por eliminar o atual bicampeão da Copinha na edição de 2024 tem menos de um ano de vida. O Aster Itaquá venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite desta segunda-feira, na Arena Barueri, e destronou o time que vinha sendo favorito nas últimas edições. O rival das oitavas de final será o Atlético Guaratinguetá.

A equipe de Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, tem acumulado feitos na sua estreia na Copinha. O Aster liderou o Grupo 23 na primeira fase, desbancando o Sport, e na segunda fase eliminou o Oeste, assegurando a inédita classificação para a terceira etapa, na qual tirou o Palmeiras.

Palmeiras x Aster, Copinha — Foto: Fabio Menotti

Clube fundado há menos de um ano

Fundado em 27 de março de 2023, há cerca de dez meses, o Aster Itaquá é um clube-empresa comandado pelo Grupo Aster, responsável também pela gestão do Aster Brasil, equipe do Espírito Santo, fundada em 2019, que disputa a Segunda Divisão do Campeonato Capixaba.

O Aster manda seus jogos no estádio Ildeu SIlvestre do Carmo, o Campo do Brasil, que tem capacidade para cerca de 3.800 torcedores.

Prefeito de Itaquaquecetuba Eduardo Boigues (à esquerda) e Rodrigo Duarte (à direita) — Foto: Guilherme Borges/ge

Filiado de base à Federação Paulista de Futebol (FPF), o projeto paulista, assim como a matriz capixaba, tem como foco a formação de atletas e, inicialmente, trabalhará com equipes das categorias sub-9 até o sub-20. Futuramente, a agremiação planeja disputar competições profissionais.

– Um clube-empresa com o objetivo de descobrir talentos para negociar no mercado nacional e internacional. A ideia é proporcionar treinamento qualificado para nossos atletas, gerando oportunidades e preparando-os para o mercado europeu. Para terem uma ideia, recentemente, durante a janela de verão na Europa, encaminhamos 23 atletas. Portanto, nosso foco é qualificar jogadores, suprindo as necessidades dos times no Brasil e, agora, também no mercado europeu, preparando-os para grandes desafios – destacou Rodrigo Duarte, presidente do Aster Itaquá, em entrevista à TV Diário, afiliada da Rede Globo no Alto Tietê.

Trajetória breve, mas com título

O Aster já conquistou um título em sua curta trajetória pelos gramados do estado de São Paulo. Em dezembro, na sua primeira competição oficial, o time foi campeão invicto da Copa Ouro sub-20 de 2023, torneio organizado pela Associação Paulista de Futebol (APF).

Aster Itaquá conquistou o título da Copa Ouro — Foto: Fernando Roberto

Melhor campanha do Alto Tietê na Copinha

Anfitrião do Grupo 23, sediado em Itaquaquecetuba, o Aster está invicto na Copinha. Sob o comando do técnico Valter Santos, que comanda o elenco desde o início das atividades, a equipe acumula três vitórias e um empate em quatro jogos, com sete gols marcados por sete jogadores diferentes e apenas um sofrido.

Aster igualou melhor campanha de um time do Alto Tietê na Copinha — Foto: Mauricio Rummens/Aster Itaquá

Com a classificação para as oitavas, o clube supera a melhor campanha de uma equipe da região do Alto Tietê na Copinha. Em 2005, o Ecus, de Suzano, chegou até as oitavas, que à época era equivalente à terceira etapa.

  • Aster 1 x 0 Santo André - primeira fase
  • Aster 4 x 0 Cruzeiro-AL- primeira fase
  • Aster 1 x 1 Sport - primeira fase
  • Aster 1 x 0 Oeste - segunda fase
  • Aster 1 x 0 Palmeiras - terceira fase

Elenco jovem, mas experiente

De acordo com levantamento do ge, o elenco do Aster possui a terceira maior média de idade entre as 32 equipes que se classificaram ao mata-mata da Copinha, com média de 18,87 anos.

Veja também

Mais do ge
  翻译: