TIMES

Por Redação do ge — São Paulo


Melhores momentos: Santos 2 x 0 Chapecoense, pelo Brasileirão de 2021

Melhores momentos: Santos 2 x 0 Chapecoense, pelo Brasileirão de 2021

O Santos defende uma marca importante contra a Chapecoense, próximo adversário na Série B. Com apenas uma vitória nas últimas seis rodadas da Série B, o Peixe tenta aproveitar o duelo desta segunda-feira, às 19h, na Vila Belmiro, para encerrar momento irregular e voltar ao G-4.

O Peixe nunca foi derrotado pela Chape jogando em seu estádio. Em dez anos de confronto - a primeira partida foi disputada em 2014 -, os santistas somam seis vitorias em seis jogos na Vila Belmiro contra os catarinenses - a única derrota alvinegra como mandante ocorreu em 2018, no Pacaembu.

Carille comandando o Santos contra a Chapecoense em 2021 — Foto: Fernanda Luz/AGIF

Com 19 pontos, o Santos está neste momento na sexta colocação da Série B. Uma vitória nesta segunda-feira, porém, faz a equipe alvinegra entrar no G-4. O Avaí lidera com 23 pontos, seguido por América-MG (22 pontos), Operário (22 pontos), Vila Nova (21 pontos) e Sport (20 pontos) - apenas os mineiros ainda não entraram em campo nesta rodada.

Os duelos

Santos e Chapecoense voltam a se encontrar após três anos. A última vez foi em 2021, ano em o Peixe também era dirigido pelo técnico Fábio Carille. Na época, ele conseguiu evitar o rebaixamento com uma recuperação na parte final da competição.

O primeiro encontro foi válido pelo Campeonato Brasileiro de 2014. Em duelo válido pela 12ª rodada, o Peixe venceu por 3 a 0, com destaque para o atacante Thiago Ribeiro. O jogador havia acabado de retornar após dois meses parado por lesão e contribuiu com duas assistências.

Na volta de Thiago Ribeiro, Santos vence a Chapecoense na Vila

Na volta de Thiago Ribeiro, Santos vence a Chapecoense na Vila

Na temporada seguinte, as equipes se enfrentaram em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão. O Santos venceu por 3 a 1, com destaque para Ricardo Oliveira, que marcou dois gols, enquanto Geuvânio fez o terceiro. Neto descontou para a Chapecoense.

Aquela havia sido a terceira vitória consecutiva do Peixe no Brasileirão, que demonstrou reação após a chegada do técnico Dorival Júnior. Com o novo treinador, o time chegou a ter uma invencibilidade de 13 jogos na temporada. Após um mau começo, a equipe terminou na 7ª colocação, além de chegar na final da Copa do Brasil.

Ricardo Oliveira perde pênalti, mas marca dois gols, e Santos vence a Chapecoense

Ricardo Oliveira perde pênalti, mas marca dois gols, e Santos vence a Chapecoense

No Campeonato Brasileiro de 2016, Santos e Chapecoense se encontraram na 13ª rodada. O Peixe venceu por 3 a 0, com gols de Copete, Rodrigão e Yuri. O colombiano, aliás, foi o destaque do confronto, com duas assistências, além do gol feito.

Ainda sob o comando de Dorival Júnior, o Santos conseguiu se manter entre os primeiros colocados durante todo o Brasileirão, e encerrou o ano com o vice-campeonato Brasileiro, ao somar 71 pontos, porém distante do campeão Palmeiras, que chegou aos 80 pontos.

Copete faz excelente partida e Santos vence a Chapecoense por 3 a 0

Copete faz excelente partida e Santos vence a Chapecoense por 3 a 0

Em 2017, Santos e Chapecoense se enfrentaram pela 15ª rodada do Brasileirão, com vitória do Peixe por 1 a 0. O gol da partida foi anotado pelo argentino Vecchio. O destaque do jogo, porém, foi o goleiro Jandrei, que evitou uma goleada dos donos da casa.

O goleiro da Chapecoense, quatro anos depois, defendeu o Santos. Em mais uma temporada em que o Peixe se manteve no topo da tabela, a equipe terminou o Brasileirão no 3º lugar, com 63 pontos, empatado com vice, Palmeiras, e nove pontos atrás do Corinthians, campeão daquele ano.

Santos bate Chapecoense com gol de Vecchio e mais uma bela atuação de Vanderlei

Santos bate Chapecoense com gol de Vecchio e mais uma bela atuação de Vanderlei

Os dois times voltaram a se enfrentar na Vila Belmiro em 2019. Na reta final do Campeonato Brasileiro, os times se encontraram na 36ª rodada. O Santos venceu por 2 a 0, com gols de Lucas Veríssimo e Evandro.

O resultado levou o Peixe a segunda colocação da tabela, posição em terminou com 74 pontos. O campeão acabou sendo o Flamengo, que atingiu 90 pontos. Foi a última vez que o Santos encerrou uma temporada entre os primeiros colocados do Brasileirão. Já a Chapecoense acabou sendo rebaixada em 19º lugar.

Santos 2 x 0 Chapecoense: Sampaoli vê a vitória de longe, e jogadores reclamam da diretoria

Santos 2 x 0 Chapecoense: Sampaoli vê a vitória de longe, e jogadores reclamam da diretoria

A Chapecoense retornou ao Brasileirão em 2021 e reencontrou o Santos na Vila Belmiro na 33ª rodada da competição. Comandado por Fábio Carille, o Peixe venceu por 2 a 0, com gols de Marinho e Marcos Guilherme.

O resultado fez parte da campanha de recuperação, que afastou o Peixe do Z-4 e o manteve na elite do futebol brasileiro, terminando o campeonato na 10ª colocação. Já a Chape teve um dos piores desempenhos na era dos pontos corridos, terminando na lanterna, com apenas 15 pontos.

Marinho comanda a vitória do Santos contra a Chapecoense

Marinho comanda a vitória do Santos contra a Chapecoense

Veja também

Mais do ge
  翻译: