Os 100 melhores álbuns
- 3 DE MAR. DE 1986
- 8 músicas
- Metallica · 1991
- Ride the Lightning (Remastered) [2016 Remastered Version] · 1984
- ...And Justice for All (Deluxe Box Set) · 1988
- Master of Puppets (Deluxe Box Set) · 1986
- Metallica · 1991
- Reload · 1997
- Metallica · 1991
- Ride the Lightning (Remastered) [2016 Remastered Version] · 1984
- Metallica · 1991
- Garage Inc. · 1998
Álbuns essenciais
- Ride the Lightning (1984) colocou o Metallica entre a integridade do underground e o reconhecimento do mainstream, enquanto o contundente e brutal thrash metal dava os seus primeiros sinais. O intenso Master of Puppets (1986), o álbum seguinte, era ainda mais rápido e mais agressivo, mas tinha um apelo mais universal – a partir daí a banda deixaria de viajar em vans. Apesar da precisão sonora, Master of Puppets ainda soa como um produto feito no porão ou em uma garagem. Enquanto os baladeiros do Van Halen e do Mötley Crüe prometiam escapismo (com mulheres, drogas e diversão), o Metallica tocava como se estivesse dominado por pensamentos negativos sobre temas como guerra (“Disposable Heroes”), vício (“Master of Puppets”), pregação religiosa (“Leper Messiah”) e saúde mental (“Welcome Home [Sanitarium]”). Pela primeira vez uma música tão extrema tinha um público tão grande – e esse foi o menor público do grupo. Nos cinco anos seguintes, o Metallica se tornaria uma das maiores bandas do mundo, levando raiva e alienação a grandes estádios.
- Kill 'Em All (1983), o álbum de estreia do Metallica, mudou tudo. Mandando um recado para a cena dos cabeludos do flash metal de Los Angeles, o vocalista e guitarrista James Hetfield e o baterista Lars Ulrich juntaram sua adoração por bandas como Motörhead e Judas Priest com a Nova Onda do Heavy Metal Britânico (NWOBHM, na sigla em inglês) e aumentaram a agressividade em mais alguns decibéis. Depois de escalar Kirk Hammett (então guitarrista do Exodus) e Cliff Burton (baixista do Trauma), o Metallica formou um time de primeira para criar o primeiro – e mais pesado – álbum do thrash metal. Hetfield abre a primeira música, “Hit the Lights”, com um grito de arrepiar a espinha, logo antes de entregar sua homenagem ao heavy metal. Baseada em uma faixa inacabada de sua banda anterior, a Leather Charm, a música ameaça sair dos trilhos a qualquer momento – assim como a maior parte do álbum. Em seguida, “The Four Horsemen” disputa o posto de teste A/B mais famoso da história do metal. Escrita originalmente pelo ex-guitarrista da banda, Dave Mustaine – que saiu para formar o Megadeth –, a versão do Metallica traz a letra de Hetfield sobre os mitológicos quatro cavaleiros do apocalipse. A versão de Mustaine, “Mechanix”, cuja letra é carregada de insinuações sexuais, foi lançada em 1985 no álbum de estreia do Megadeth, Killing Is My Business… And Business Is Good!. Quatro décadas mais tarde, a faixa continua sendo fonte de muitos debates. Enquanto isso, os acelerados singles “Whiplash” e “Jump in the Fire” falam, respectivamente, das fatalidades do heavy metal e do tormento eterno. Alojado entre as duas faixas, como uma serpente enrolada, o solo de baixo inesquecível de Burton em “(Anesthesia)—Pulling Teeth” continua sendo um prodígio da forma. E “Seek & Destroy”, primeira composição da história da banda, foi inspirada em “Dead Reckoning”, do Diamond Head (o Metallica fez covers de várias músicas do Diamond Head, incluindo “Am I Evil?”, que aparece como faixa bônus em versões posteriores de Kill 'Em All). A faixa relâmpago “Motorbreath”, que abre com a antológica bateria de Ulrich, encena a vida na estrada em três minutos intensos. É facilmente uma das músicas mais eficientes e subestimadas da banda. “Phantom Lord” começa com um sinistro zumbido de sintetizador e escala para o riff de NWOBHM e uma ponte de guitarra que prenuncia composições dos dois álbuns seguintes, Ride the Lightning (1984) e Master of Puppets (1986). Com tudo isso, Kill 'Em All se firmou como o álbum que deu origem a milhares de bandas de thrash metal, ao mesmo tempo em que botou o Metallica em sua inevitável jornada rumo ao estrelato. Embora tenha pouco em comum com as faixas populares do Black Album (Metallica, de 1991) – ou qualquer coisa que a banda tenha lançado nos últimos 30 anos –, Kill 'Em All é o Metallica em sua mais pura forma: selvagem e cru, furioso e inspirador.
- 2023
- A banda de metal que se tornou referência para inúmeros gêneros.
- As guitarras são elevadas a categoria de arte no metal da banda.
- As melhores faixas ao vivo de uma das maiores bandas da história.
- Hard rock e metal se cruzam na lista de influências do grupo.
Álbuns ao vivo
- 2020
- 1999
Coletâneas
Com participação em
- Vishal Dadlani, DIVINE & Shor Police
Programas de rádio
- As músicas e os artistas que inspiram o baterista do Metallica.
Veja também
Sobre Metallica
Metallica ajudou a fundar as bases do que conhecemos como heavy metal nos anos 80, testemunhou as transformações da música digital no início deste século e sobrevive, até hoje, como uma entidade musical. • O heavy metal não seria o mesmo se o jovem Lars Ulrich não tivesse publicado um anúncio em 1981 em busca de interessados em criar uma banda de rock inspirada no som de Iron Maiden e Diamond Head; e, é claro, se James Hetfield não tivesse aparecido e formado uma das duplas mais explosivas da história do rock. • Após algumas formações – uma delas com Dave Mustaine, que criaria depois o Megadeth – o quarteto se estabeleceu com Hetfield na voz e guitarra-base, Ulrich na bateria, Kirk Hammett na guitarra-solo e Cliff Burton no baixo. • Com álbuns lançados em sequência em um curto espaço de tempo, o Metallica ascendeu rapidamente. Veio o punk entorpecido por riffs de guitarra de Kill ‘Em All (1983), seguido do experimental Ride the Lightning (1984) e, por fim, o clássico Master of Puppets (1986). • A morte de Cliff Burton em 1986 colocou o futuro do grupo em xeque e mexeu com sua dinâmica. Com o novo baixista da banda, Jason Newsted, escolhido entre testes e audições, o grupo foi elogiado pela complexidade de ...And Justice for All (1988), de onde veio “One”, uma balada de mensagem antiguerra que cresce furiosamente – técnica característica da banda. • Metallica (conhecido pelos fãs como “The Black Album”), de 1991, foi concebido ao longo de quase dois anos. Com uma proposta sonora mais abrangente, o grupo alcançou o 1º lugar nas paradas dos EUA pela primeira vez graças aos sucessos “Enter Sandman”, “The Unforgiven” e a balada “Nothing Else Matters”. • Ao todo, Metallica tem nove prêmios GRAMMY, e todos os seis álbuns de músicas inéditas lançados entre 1991 (com Metallica) e 2016 (com Hardwired...To Self-Destruct) alcançaram o topo das paradas dos Estados Unidos. • O grupo se renova em projetos corajosos, de álbuns gravados com orquestra (S&M, de 1999) à colaboração com Lou Reed (Lulu, de 2011). • Na celebração de 30 anos do álbum Metallica, o grupo convidou artistas de diferentes gêneros, de J Balvin a Miley Cyrus, para recriarem as faixas e iniciar diálogo com uma nova geração.
- ORIGEM
- Los Angeles, CA, United States
- FORMAÇÃO
- October 28, 1981
- GÊNERO
- Metal