Malu Gaspar
PUBLICIDADE
Malu Gaspar

Análises e informações exclusivas sobre política e economia

Informações da coluna

Por Malu Gaspar — Rio

A Justiça Federal do Rio de Janeiro homologou nesta tarde a delação dos ex-diretores da Americanas Flavia Carneiro e Marcelo Nunes.

Flavia era superintendente de controladoria da B2W, a divisão digital da Americanas, e Nunes era diretor financeiro da Americanas.

O conteúdo da delação é sigiloso, mas, segundo a equipe da coluna apurou, os ex-executivos miram um único alvo: o ex-CEO da companhia, Miguel Gutierrez. Os dois prestaram alguns depoimentos ao Ministério Público, com a presença da Polícia Federal e sob o acompanhamento da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM.

Além dos testemunhos, fazem parte do pacote da delação mensagens e documentos internos da empresa que indicam a participação de Gutierrez nas fraudes contábeis que omitiram do balanço mais de R$ 20 bilhões em dívidas.

As mensagens, trocadas entre executivos do grupo, indicam que Gutierrez pressionava os subordinados a inflar as receitas e os lucros da companhia.

Conforme revelou a equipe da coluna, documentos que constam da investigação interna em curso na Americanas mostram que o comitê de auditoria questionou os diretores em pelo menos quatro ocasiões sobre as operações que geraram o rombo contábil na empresa, mas em todas elas a resposta foi que essas operações simplesmente não existiam.

Mais recente Próxima Caso Robinho: Defesa vê STF como solução diante de possível derrota no STJ por estupro
  翻译: