Malu Gaspar
PUBLICIDADE
Malu Gaspar

Análises e informações exclusivas sobre política e economia

Informações da coluna

Por Rafael Moraes Moura — Brasília

Em uma derrota para o governador Ibaneis Rocha (MDB), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quinta-feira (14) derrubar uma decisão do ministro Humberto Martins, que havia autorizado a construção do Museu Nacional da Bíblia, em Brasília, de custo estimado de R$ 26 milhões. O placar do julgamento foi de 9 a 3 para invalidar a decisão de Martins.

Na prática, ao derrubar nesta tarde a decisão de Humberto Martins, proferida em abril de 2021, a Corte Especial do STJ mantém as decisões de primeira e segunda instância que proibiram a construção do museu em uma área de 7,5 mil metros quadrados no Eixo Monumental.

Prevaleceu entre os integrantes da Corte Especial do STJ o entendimento apresentado pelo ministro Herman Benjamin de que, como havia questão constitucional em discussão, o pedido do governo do Distrito Federal para liberar a obra do museu deveria ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e não pelo STJ. Logo, a liminar de Humberto Martins deveria ser invalidada.

A Corte Especial reúne os 15 ministros com mais tempo de experiência no tribunal. Apenas os ministros Og Fernandes e o conservador Raul Araújo defenderam a manutenção da decisão de Humberto Martins a favor da obra.

A construção do museu é contestada pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) em uma ação civil pública, sob a alegação de que a obra fere o princípio da laicidade do Estado e representa uma intervenção do Estado em assuntos religiosos.

De acordo com o governo do Distrito Federal, as emendas parlamentares de deputados federais da Frente Parlamentar Evangélica bancariam R$ 14 milhões do valor total da obra e o restante sairia dos cofres da capital.

Procurada pela equipe da coluna, a assessoria de Ibaneis informou que o governador não vai se manifestar.

Mais recente Próxima Gonet vai para a PGR sem dizer o que fará, mas não esconde a quem deve lealdade
  翻译: