Míriam Leitão
PUBLICIDADE
Míriam Leitão

O olhar único que há 50 anos acompanha o que é notícia no Brasil e no mundo

Informações da coluna

Mais 90% dos analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central antes da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) se reunir na semana passada, acreditavam que seria feito um corte de 0,25 ponto percentual nos juros, como se confirmou. O questionário divulgado nesta quarta-feira pelo BC, aponta que 84% dos entrevistado afirma que o Copom fará um novo corte da mesma magnitude na reunião que acontecerá em 18 e 19 junho. Para 14% dos analistas ouvidos pela autarquia a taxa será mantida em 10,50% no mês que vem, apenas 2% dizem que será feito um corte de 0,50 ponto percentual.

A ata do Copom divulgada ontem, no entanto, não dá nenhuma indicação dos próximos movimentos. O texto deixa claro que há uma decisão unânime do conselho na direção de uma política monetária mais contracionista.

No questionário pré-Copom, quase a totalidade dos analistas (95%) avalia que o cenário externo favorável a economias emergentes. E 79% apontaram uma piora na situação fiscal brasileira, corroborando o cenário traçado pelo Copom para justificar um corte menor do que indicava a ata anterior do comitê.

Mais recente Próxima Prévia do PIB, IBC-Br de março vem abaixo da expectativa, não altera projeções do ano, mas reduz perspectivas de melhora
  翻译: