Míriam Leitão
PUBLICIDADE
Míriam Leitão

O olhar único que há 50 anos acompanha o que é notícia no Brasil e no mundo

Informações da coluna

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 28/06/2024 - 14:47

Festas Juninas impulsionam economia no Nordeste

As Festas Juninas impulsionaram o comércio no Nordeste em 3,8%, com destaque para Campina Grande. O emprego formal também cresceu, sendo o Estado do Rio o líder. Os eventos tradicionais aqueceram a economia, com aumento no faturamento do setor de Turismo e Alimentação.

Junho é mês de quadrilha, bandeirolas, fogueira, quentão e de bons negócios no Nordestes. As festas juninas contribuíram para uma alta média de 3,8% no faturamento do comércio dos cinco estados da região, de 1º a 24 de junho deste ano comparado ao mesmo período de 2023. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), o Maranhão foi o estado com maior crescimento de um ano para o outro, um salto de 5,4% , em seguida vêm Paraíba e Pernambuco, ambos com alta de 3,7%, Rio Grande do Norte (2,4%) e Alagoas (0,9%).

Conhecida por sediar o chamado "maior São João do Brasil, Campina Grande, na Paraíba, é destaque entre as cidades que organizam as mais tradicionais festas juninas do país e também pelo impacto dos festejos no comércio que registrou um faturamento 6,7% maior este ano. No ranking das cidades em que houve maior incremento do comércio no período estão ainda Mossoró (RN), com alta de 4,2%; São Luís (MA), com 3,8%; Caruaru (PE), com 3,2%; e Maceió (AL), 0,7% .

- Os varejistas esperam ansiosamente pelo mês de junho. A realização de grandes festas juninas, algumas com 50 anos de tradição, gera muitos deslocamentos, ajuda a alavancar negócios e aquecer a economia da região. Os dados confirmam a importância desses eventos- diz Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.

No segmento de Turismo e Transporte os estados com maiores altas em junho em relação ao ano passado, em primeiro lugar aparece Alagoas, com 6,1%, depois vem Maranhão (4,2%), Rio Grande do Norte (4,1%) e Pernambuco (1,7%). Na contramão dos demais estados da região, a Paraíba registrou uma retração no faturamento do setor de 2%.

O período das festas juninas também tiveram um impacto positivo no setor de Alimentação (bares e restaurantes). De acordo com o Índice Cielo, Pernambuco registrou o maior salto nos ganhos, 6% quando comparado ao faturamento do período em 2023. Na Paraíba o levantamento apurou um crescimento de 3,2%, em Alagoas 2,3%, no Maranhão (0,9%) e no Rio Grande do Norte houve estabilidade, com uma variação positiva de apenas 0,1%.

Mais recente Próxima Número de vagas criadas no Estado do Rio, de janeiro a maio, cresce 20% em relação aos cinco primeiros meses de 2023
  翻译: