Saideira
PUBLICIDADE
Saideira

Mostramos para vocês as melhores pedidas de programas no Rio de Janeiro.

Informações da coluna

Marina Gonçalves

Do subúrbio à Zona Sul, do rock ao samba, da praia ao boteco, não importa: o Rio é o meu lugar. Com saideira, de preferência.

Cláudia Meneses

Cláudia Meneses é uma jornalista apaixonada por vinhos, caminhadas e o Rio de Janeiro. É sommelière pela ABS-RJ e nível 2 da Wine & Spirit Education Trust.

Será aberta no próximo sábado a exposição “Uma janela para o oceano”, com 68 imagens subaquáticas do fotógrafo e documentarista Rodrigo Thomé, no AquaRio. Elas foram captadas em viagens de Thomé pelo mundo. Considerada maior exposição sobre mares feita por um único artista, vai apresentar 143 metros quadrados de fotos impressas.

— O meu objetivo é levar o oceano às pessoas, utilizando imagens, vídeos e ações práticas que criem conhecimento, empatia e amor pelo mar — diz o fotógrafo, que avalia que a mais complexa “missão” do mar é a de conquistar a empatia da humanidade.

Para o fotógrafo, criou-se historicamente a narrativa de que os mares se tornaram o lar de todos os mistérios e medos, um ambiente inóspito povoado por criaturas monstruosas, que só pode ser desafiado pelos mais corajosos e fortes.

De olho no mar: "O meu objetivo é levar o oceano às pessoas", diz o fotógrafo Rodrigo Thomé — Foto: Rodrigo Thomé / Divulgação
De olho no mar: "O meu objetivo é levar o oceano às pessoas", diz o fotógrafo Rodrigo Thomé — Foto: Rodrigo Thomé / Divulgação

O Aquário Marinho do Rio foi escolhido como cenário da exposição por sua missão de conscientizar os visitantes sobre a importância da conservação da vida marinha. O fotógrafo Rodrigo Thomé desenvolve o projeto EUceano, junto com o também documentarista Rodrigo Cebrian. A mostra faz parte desse projeto.

A exposição é uma parceria entre EUceano, Unesco e a Década dos Oceanos, da ONU, com o AquaRio.

— A exposição ‘Uma janela para o oceano’ é de extrema importância para conectar as pessoas com o mar em toda a sua imensidão e propiciar mais conhecimento para que se entenda a relevância e a urgência da preservação dos oceanos. A Unesco não tem poupado esforços para a implementação da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, mas devemos lembrar que precisamos agir juntos, e que os oceanos são importantes para as nossas vidas e para todo o planeta — afirma Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da instituição no Brasil.

As imagens das criaturas marinhas foram captadas em viagens do documentarista Rodrigo Thomé — Foto: Rodrigo Thomé / Divulgação
As imagens das criaturas marinhas foram captadas em viagens do documentarista Rodrigo Thomé — Foto: Rodrigo Thomé / Divulgação

O “EUceano” é um projeto de 10 anos e segue a Década dos Oceanos da ONU para melhor compreender, respeitar e proteger o mar e suas criaturas. É veiculado pelos canais Off e Modo Viagem e na plataforma Globoplay.

A partir do dia 15, será postado um vídeo toda segunda-feira com fatos, curiosidades, inspirações relacionados ao oceano é publicado. A iniciativa é uma collab entre o perfil EUceano e o canal global de mídia social da Unesco.

O AquaRio fica na Praça Muhammad Ali, na Gamboa (em frente aos Armazéns 7 e 8 do Porto do Rio). O horário de funcionamento: das 9h às 18h. Ingressos: www܂aquariomarinhodorio܂com܂br

Mais recente Próxima Buenos Aires é aqui: parrilla e vinhos argentinos são os astros do Rufino, no Leblon
  翻译: