Saideira
PUBLICIDADE
Saideira

Mostramos para vocês as melhores pedidas de programas no Rio de Janeiro.

Informações da coluna

Marina Gonçalves

Do subúrbio à Zona Sul, do rock ao samba, da praia ao boteco, não importa: o Rio é o meu lugar. Com saideira, de preferência.

Cláudia Meneses

Cláudia Meneses é uma jornalista apaixonada por vinhos, caminhadas e o Rio de Janeiro. É sommelière pela ABS-RJ e nível 2 da Wine & Spirit Education Trust.

Por Cláudia Meneses

Está sendo celebrada em 16 cidades em diferentes países uma degustação ocorrida há 20 anos em Berlim que foi um marco para produtores chilenos, conhecida como Berlin Tasting. À época, eles não conseguiam que seus vinhos tivessem reconhecimento pela crítica especializada. Organizada por Eduardo Chadwick com expoentes do mercado de vinhos europeu, essa prova às cegas foi feita com os mais renomados vinhos tintos franceses e italianos, além dos produzidos por Chadwick no Chile. Quem conduziu a degustação foi o inglês Steven Spurrier, conhecido como "o homem do vinho" e que esteve à frente do célebre Julgamento de Paris (que mostrou em 1976 a qualidade dos vinhos dos EUA e até virou filme), ao lado de René Gabriel, importante crítico de vinho de língua alemã.

Na Degustação de Berlim, especialistas provaram às cegas vinhos chilenos e europeus — Foto: Reprodução
Na Degustação de Berlim, especialistas provaram às cegas vinhos chilenos e europeus — Foto: Reprodução

A degustação ocorreu na manhã de 23 de janeiro de 2004, no hotel Ritz Carlton de Berlin. Houve um seminário que apresentou os terroirs do Chile, de Bordeaux (França) e da Toscana (Itália). Trinta e seis degustadores experientes e influentes da Europa avaliaram os 16 vinhos selecionados.

O resultado da degustação surpreendeu o mundo: o tinto Viñedo Chadwick 2000 ficou em primeiro lugar, à frente dos Grand Cru de Bordeaux da safra 2000, que haviam obtido 100 pontos do respeitado crítico Robert Parker, e superou os supertoscanos. “O ponto principal é que, antes do Berlin Tasting os vinhos chilenos não eram vistos como vinhos de grande potencial. Após esta degustação, obtiveram reconhecimento”, afirmou sobre o evento Steven Spurrier, já falecido.

Veja o resultado:

  • 1- Viñedo Chadwick 2000
  • 2 - Seña 2001
  • 3 - Château Lafite-Rothschild 2000
  • 4 - Château Margaux 2001
  • 4 - Seña 2000
  • 6 - Viñedo Chadwick 2001
  • 6 - Château Margaux 2000
  • 6 - Château Latour 2000
  • 9 - Don Maximiano Founder’s Reserve 2001
  • 10 - Château Latour 2001
  • 10 - Solaia 2000

O inglês Steven Spurrier, conhecido como "o grande homem do vinho", e o produtor chileno Eduardo Chadwick — Foto: Divulgação
O inglês Steven Spurrier, conhecido como "o grande homem do vinho", e o produtor chileno Eduardo Chadwick — Foto: Divulgação

A master of wine, escritora e crítica britânica Jancis Robinson disse, em fevereiro daquele ano, que "Eduardo Chadwick, empreendedor e produtor de vinho chileno, conseguiu organizar um marco evolutivo para a indústria do vinho chilena (ou pelo menos para seus próprios vinhos), o que sem dúvida ficará conhecido na história do vinho chileno como The Berlin Tasting (“A Degustação de Berlin”)".

Em entrevista exclusiva ao Saideira, (leia a íntegra aqui), Chadwick afirmou que o potencial chileno para produzir rótulos de alta gama ficou "mantido em segredo por séculos":

— O nosso terroir tem potencial para produzir vinhos da mais alta qualidade mundial, embora infelizmente, por razões históricas e distâncias geográficas, isso tenha sido mantido em segredo durante séculos. Até pouco tempo atrás, os vinhos finos chilenos eram completamente desconhecidos. Apesar dos nossos esforços para produzir vinhos segundo os mais elevados padrões de qualidade, eles continuaram a ter pouco interesse para os críticos da época. Recusei-me a aceitar a discriminação em relação ao vinho chileno e tomei a decisão de lutar para serem valorizados. Isto marcou o início da nossa longa busca por reconhecimento internacional — afirmou Chadwick.

Locais e datas das degustasções com vinhos chilenos e seus concorrentes na esteira da Degustação de Berlim — Foto: Reprodução
Locais e datas das degustasções com vinhos chilenos e seus concorrentes na esteira da Degustação de Berlim — Foto: Reprodução

Essa e outras degustações ocorreram em 15 países com mais de 1.400 especialistas. Os rótulos chilenos ficaram entre os três primeiros em 20 dos 22 eventos, alcançando 90% na preferência geral. "É esta consistência através de diferentes safras, em um período de mais de 10 anos que é tão importante", afirmara Steven Spurrier.

Na celebração dessas duas décadas, são realizados eventos com degustação dos vinhos chilenos Don Maximiano, Kai, Seña e Viñedo Chadwick, em 16 cidades ao redor do mundo. São elas: Berlim, Londres, São Paulo, Rio de Janeiro, Tóquio, Seul, Hong Kong, Cantão, Xangai, Pequim, Zurique, Toronto, Nova York, Miami e Santiago.

Degustação em Berlim em fevereiro deste ano celebra os 20 anos da Berlin Tasting — Foto: Reprodução
Degustação em Berlim em fevereiro deste ano celebra os 20 anos da Berlin Tasting — Foto: Reprodução

Chadwick conduzirá provas de vinhos para especialistas no Rio nesta quarta-feira, o evento terá ainda como apresentadora Cecilia Aldaz, sommelière e empresária gastronômica.

— O Berlin Tasting é a história de um empresário, mas também de um visionário, que é Eduardo Chadwick, que sentia que o Chile não ocupava a posição no mundo que merecia. Na época, os críticos não davam muita atenção ao Chile. Ele decidiu jogar o jogo dos grandes e fazer uma degustação às cegas e mostrar que os vinhos dele tinham tanta qualidade quanto os mais consagrados do mundo. A surpresa foi que os vinhos Chadwick e Seña ficaram nas primeiras posições.

O produtor chileno Eduardo Chadwick — Foto: Divulgação
O produtor chileno Eduardo Chadwick — Foto: Divulgação

Para Cecilia, a prova fez com que as pessoas vissem o Chile como grande produtor, e não só como um produtor de vinho de preço e qualidade.

— Eduardo Chadwick teve muita coragem. Ele preparou, preparou e foi cavando essa oportunidade. E isso só fazem os visionários. É preciso acreditar tanto no que você faz e ter muita vontade de mostrar ao mundo, mesmo que tenha muitos impedimentos. Isso colocou o Chile em um lugar internacional que fez toda a diferença. Hoje nós aproveitamos um Chile com grandes vinhos, graças à visão dele e aos caminhos que ele foi trilhando.

A sommelière Cecilia Aldaz  — Foto: Eduardo Uzal
A sommelière Cecilia Aldaz — Foto: Eduardo Uzal
Mais recente Próxima Cordão do Boitatá lança álbum duplo com baile show no Circo Voador
  翻译: