Enem e Vestibular
PUBLICIDADE
Por , e

Muitos dos candidatos que vão deixando as salas neste primeiro dia do Enem 2023 afirmam que ficaram felizes — e mais confiantes — ao identificarem suas histórias de vida ou das mulheres e matriarcas de suas famílias no tema escolhido para este ano para a prova, os "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

"Tirei de letra", define Gustavo Mikael, de 23 anos. Ele saiu confiante da Universidade Presbiteriana Mackenize, em São Paulo, na tarde deste domingo.

— Eu fui criado pela minha mãe e pela minha avó, então a vida toda eu vivi isso, sei que o serviço da mulher em casa não é considerado trabalho, acham que é obrigação. É um trabalho invisível -- explicou. -- Elas me ajudaram não só a ir bem na redação, mas formaram quem eu sou hoje.

Gustavo Mikael, de 23 anos: jovem se inspirou na mãe e na avó para escrever redação do Enem 2023 — Foto: Agência O GLOBO
Gustavo Mikael, de 23 anos: jovem se inspirou na mãe e na avó para escrever redação do Enem 2023 — Foto: Agência O GLOBO

A avó de Gustavo, que faleceu no ano passado, deixou a escola ainda no primário. A mãe não chegou ao Ensino Médio e precisou parar de trabalhar por conta de problemas nas costas. Gustavo quer fazer faculdade de Química e trabalhar no desenvolvimento de produtos de limpeza. Se seus planos forem bem-sucedidos no Enem, ele será o primeiro da família a entrar na faculdade.

Mariana Pereira, de 28 anos, foi uma das primeiras candidatas a deixar a sala na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro. Ela disse que achou a prova "tranquila" no geral, e também comentou que o tema da redação refletiu o seu cotidiano.

— Pela atualidade, fica bem mais fácil. Eu acho que a redação refletiu muito a minha vida agora, sabe? Sou mãe e cuido do meu filho em casa. Acaba que é um trabalho não remunerado — conta.

Mariana já é formada em Engenharia de Produção. Natural de Mato Grosso, ela optou por fazer o Enem para escolher uma nova profissão, que ainda não decidiu qual será.

'Perdemos nosso pai muito cedo'

Em Fortaleza (CE), o estreante no Enem, o estudante João Guilherme, de 16 anos, assim como Guilherme, também contou que recordou da história de vida de sua mãe ao se deparar com o tema da redação.

— Perdemos nosso pai muito cedo. Então, ela sempre teve que se dedicar muito a mim e a minhas irmãs, de 6 e 12 anos. Quando vi o tema, lembrei dela. Lembrei de minha mãe — contou, emocionado.

Aluno do 2° ano do Ensino Médio, ele fez o exame na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no bairro Itaperi, em Fortaleza. O jovem revelou que pretende cursar Informática na Universidade Federal do Ceará (UFC).

— Gostei da prova, só achei cansativos os enunciados com mais de meia página. Eu sou de exatas. Então, em tese, devo me sair melhor no próximo domingo — opinou.

Na Universidade Presbiteriana Mackenize, em São Paulo, assim que os portões reabriram, às 15h30 deste domingo.

Primeiro a deixar o prédio, Christian Henrique Moreira Alves de Lima, de 20 anos, gostou do tema, embora o tenha considerado "polêmico" por ainda dividir a sociedade brasileira.

— Nós vivemos num país muito machista, onde muita gente não aceita ser igual ao outro — comentou Christian Henrique Moreira Alves de Lima, de 20 anos, outro aluno ao deixar o prédio, e que disse ter aprovado o tema.

Mais recente Próxima Enem 2023: imagens de prova circularam três horas antes do permitido; PF investiga vazamento
Mais do Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: