Enem e Vestibular
PUBLICIDADE

O segundo dia do Enem teve surpresa na prova da biologia e utilização de matemática na química, afirmam professores que realizaram a prova e já deixaram o local de aplicação. Caíram questões citando a vacina da Covid-19 e a síndrome de Down, além de outras que relacionavam o conteúdo da prova com temas do cotidiano.

— Biologia chamou a atenção. Predominavam questões de ecologia, mas nesse ano apareceram mais citologia, botânica e fisiologia, seguido de ecologia — afirma Samantha Fechio, professora de Biologia do Sistema Positivo de Ensino. — A parte de fisiologia foi muito bacana porque apresentava situações reais do dia a dia, como fisiologia humana, sintomas, situações muito concretas, além de abordar como isso poderia ser aplicado ou explicado segundo a perspectiva dos conceitos de Biologia.

De acordo com ela, as questões de Ciências da Natureza e Matemática estavam fluidas e conectadas a situações que os alunos acompanham no cotidiano e na mídia.

— Achei interessante porque dava para relacionar e aplicar os conceitos que são vistos no material didático. Especificamente em relação à Física, não surpreendeu porque os assuntos mais recorrentes foram termologia, ondulatórios e cinemática, tópicos muito abordados nas revisões — opinou.

Prova de matemática foi 'previsível'

Professores avaliam ainda que a prova de matemática de 2023 foi previsível, seguindo o padrão dos últimos anos:

— Se for pegar historicamente tudo o que caiu no Enem, é justamente o que mais caiu nessa prova — afirma Rômulo Garcia, professor de matemática do Colégio Apogeu — O Enem priorizou muito alguns assuntos, que cobriram 38, 39, questões da prova: razão e proporção, estatística, função do 1°grau, geometria plana espacial, interpretação de gráficos e tabelas e análise combinatória.

Na avaliação de Garcia, a prova não deve, portanto, apresentar grandes desafios aos alunos preparados. Quanto ao nível de dificuldade, ele destaca dois enunciados: um de probabilidade, envolvendo o sorteio de urnas, e outro de matemática financeira, abordando pagamento de parcelas e taxa de juros. Uma questão ainda tratou de logaritmos.

— Uma prova bem padrão. Ano passado foi uma prova que teve muita visualização espacial. Isso não apareceu esse ano. Foi uma prova que não teve nenhuma questão com grau de dificuldade muito elevado.

Em química, os conteúdos também não fugiram da regra. Os destaques foram questões de função, ligação, estrutura química e estequiometria. Na matemática, o Enem focou nas áreas de geometria plana e espacial, além das questões de lógica, análise de gráficos e porcentagem.

Tirinha da turma da Mônica caiu no Enem — Foto: Reprodução
Tirinha da turma da Mônica caiu no Enem — Foto: Reprodução

Pedro Lopes, Editor de Avaliações no SAS Educação, conta que uma das tirinhas mostrava os personagens da Turma da Mônica Cebolinha e Cascão segurando um telefone de brinquedo formado por duas latinhas e ligados a um barbante.

— Era uma questão de física sobre ondas sonoras e pedia para indicar que característica das ondas sonoras reduzia a media que o barbante aumentava — explica.

Segundo ele, também havia uma questão sobre a vacina da Covid-19, de RNA mensageiro e outra sobre a síndrome de Down.

Para a professora de Química Caroline Azevedo, do Colégio Ao Cubo, as questões deste ano da disciplina estavam mais fáceis se comparadas as do ano passado. Os enunciados, segundo ela, estavam menores e de resolução mais simples: 

— A prova veio bem mais tranquila que o ano passado.  Caíram questões de conteúdos iniciais da química, como ligações químicas, eletronegatividade, classificação de cadeia carbônica.

Muitas questões, acrescenta a professora, dependiam de conhecimento matemático para serem resolvidas, como a regra de três. Ela identifica ainda os enunciados que acredita representarem um desafio maior aos estudantes:

— Caiu uma questão de equilíbrio químico, que na minha concepção será uma das mais difíceis da prova, por estar confusa de entender — explica Caroline Azevedo

Um segundo enunciado, envolvendo estequiometria (cálculos relativos às quantidades de produtos e reagentes de uma reação química) também está entre as mais complicadas da disciplina no Enem 2023, de acordo com a professora.

De acordo com Caroline Azevedo, a prova teve ao menos duas questões interdisciplinares, que tratavam e química ambiental em diálogo com temas de Biologia. Temas como combustíveis fósseis e energia nuclear também se fizeram presentes. Assim como ocorreu em Biologia, temas do cotidiano, como vestígios de lixo, apareceram nas questões de química.

A Coordenadora de Avaliações no SAS Educação, Sabrina Bileski, relaciona como pontos positivos as questões de ciência da natureza que estão ligadas ao cotidiano dos candidatos. Segundo a especialista, o debate desses temas é importante para aprimorar o aprendizado:

— Achei uma prova com assuntos interessantes relacionados à rotina e ao cotidiano. Aproximar os assuntos de ciências da natureza com o dia a dia do aluno dá significado para o aprendizado — afirma, dando destaque também para as perguntas sobre a Covid-19. — Diante do movimento antivacina, é um posicionamento importante.

Já o professor Daniel Ávila, professor de Física da Plataforma AZ, elogiou a prova de física.

— Foram cerca de seis fáceis, cinco médias e quatro difíceis. Teve bastante questão de ondulatória, que é um assunto bastante recorrente, então não é uma surpresa, e teve uma só questão de eletrodinâmica que é um assunto muito recorrente também, o que é uma leve surpresa. No mais, foi uma prova com metade das questões conceituais. Foram oito conceituais e sete matemáticas, então tá dentro do previsto. Foi uma prova bem dentro do padrão, sem surpresa — afirmou.

Bileski comenta ainda que o uso de cores no exame parece não ter seguido um critério pré-estabelecido, ao observar os cadernos distribuídos neste domingo no comparativo com os do primeiro dia de prova.

Questões com itens coloridos era uma novidade para a prova deste ano, como recurso de acessibilidade. O objetivo, segundo o Inep, era "elevar nível de inclusão para deficientes visuais e tornar prova pedagogicamente mais dinâmica".

— Não ficou clara a intencionalidade pedagógica por trás do uso da cor nesse segundo dia. No primeiro, a gente ficou com algumas dúvidas, porque algumas imagens estavam em preto e branco. Mas algumas imagens coloridas ajudaram na resolução das questões. Hoje, não ficou claro qual era o critério. Ficamos no meio do caminho, sem ficar muito claro o porquê das cores — diz a coordenadora.

O segundo dia do Enem 2023 tem 90 questões, 45 da prova de matemática e 45 de ciências da natureza. No primeiro dia desse ano, ele abordou temas relacionados às mulheres não apenas na redação, mas também aprofundou o assunto em questões sobre silenciamento feminino, violência patrimonial e sexual, amamentação e lei Maria da Penha, afirmam professores que fizeram a prova.

Mais recente Próxima Gabarito Enem 2023 2º dia: veja correção e respostas da prova
Mais do Globo

Judi Dench e Siân Phillips foram aceitas após campanha contra a regra considerada arcaica e símbolo da supremacia masculina em lugares de poder e influência

Atrizes britânicas são primeiras mulheres admitidas em clube de Londres reservado aos homens

Empresa diz que medida trava inovação e que pode atrasar benefícios do uso de inteligência artificial no Brasil

Meta diz que decisão do governo de suspender uso de dados para treinar IA é 'retrocesso'

A ex-BBB apontou falas de Renata Meins, consultora de 'imagem pessoal' sobre mulheres transsexuais como desrespeitosas e cruéis

'Transfobia': Ariadna Arantes se revolta com 'coach' que afirma não atender mulheres trans em curso de visagismo

Governo determinou que empresa suspenda prática no Brasil. Na Europa, uso de informações para treinamento de IA foi adiado

Veja como a Meta coleta dados de Facebook e Instagram para treinar seus robôs de IA

Crescimento de Vojvoda e Artur Jorge, e saídas de Cuca e Diniz colocam estrangeiros entre os cinco primeiros

Ranking de Técnicos: na ponta, Tite, do Flamengo, é único brasileiro no top-5 recheado de estrangeiros

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segund-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'
  翻译: