Brasil
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 20/06/2024 - 13:09

Controvérsia: Pastor desaconselha universidade

O pastor André Valadão causou polêmica ao aconselhar fiéis a não enviarem filhos à universidade, alegando que o ambiente acadêmico pode afastá-los de Deus. As críticas nas redes sociais questionam a visão do pastor sobre educação e conhecimento.

O pastor André Valadão, líder da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), publicou um trecho de sua pregação sobre universidades, e foi criticado nas redes sociais. No vídeo, o pastor alega que o ambiente universitário poderia mandar filhos de fiéis "para o inferno", e pergunta se seus seguidores gostariam de ver as jovens se tornarem "vagabundas". Em seu perfil no Instagram, Valadão respondeu aos comentários contrários à pregação.

"Se a faculdade vai acabar com a vida do teu filho, não manda ele para a faculdade. Não manda! Vai vender picolé na garagem. 'Ah, mas eu não criei meu filho para isso'. Você criou para quê? Para ele ir para o inferno, pô?", disse André Valadão.

Na sequência, o pastor falou especificamente sobre mulheres. "Criou a sua filha para quê? Para virar uma vagabunda? Ou você a criou para virar uma mulher santa, uma mulher digna de família? Aí ela tem um diploma, é rodada, é doida...", declarou.

Valadão ainda envia um recado para os pais: "Você vai falar de Jesus e ele diz assim: 'não fala de Deus para mim, não'. Acabou sua vida, irmão. Aí você vem para a igreja. 'O que eu errei?'. Você aceitou. Você, papai e mamãe. E se você está vivendo essa situação, eu tenho boas novas para você. Não pare de lutar pelos seus filhos", concluiu.

Na legenda da publicação, o pastor ainda escreveu: "Todo pai e mãe conhece muito bem os pontos fortes e fracos dos filhos. Não adianta empurrar eles para algum lugar que não irão se dar bem, não arrisque a salvação."

Veja o vídeo na íntegra:

A fala controversa de Valadão gerou críticas e revolta de internautas nas redes sociais. "Graças a Deus fui para a faculdade e hoje sou desviado desse evangelho torto que você propaga!", escreveu um usuário.

"Estou na faculdade e não virei vagabunda. Estou na faculdade e acolho várias mulheres que foram feridas por homens que estão fora da igreja, mas PRINCIPALMENTE pelos homens que estão dentro da igreja. Trabalho em hospitais que mulheres chegam machucadas por homens que estupram e as engravidam", escreveu outra, mencionando a fala do pastor sobre mulheres na universidade.

"Óbvio que ele odeia faculdade, se a pessoa estudar como vai acreditar nisso?", questionou mais um. "Esse cara nunca vendeu um picolé, não sabe o que é pegar no pesado, sempre foi sustentado pelo pai e pela Igreja. Claro que vai pregar contra a faculdade ela é um perigo pra esse tipo de pessoa por que ela faz com que você pense, e conhecimento é libertador", criticou outro. "Pessoas sem entendimento são facil de manipular!", afirmou um terceiro.

Resposta aos cometários

Na tarde desta quinta-feira, em suas redes sociais, o pastor respondeu comentários de fiéis sobre a polêmica. Um seguidor escreveu: "Quanto mais haters te atacam, mais certeza tenho de que o evangelho está sendo pregado".

Nos stories, respondendo à pergunta "como você lida com as críticas distorcidas de suas pregações", Valadão falou a respeito dos comentários negativos e afirmou que a faculdade "se tornou uma grande doutrinação ideológica".

— A maioria das críticas vem de pessoas que fizeram faculdades e universidades, é um nível de dificuldade de interpretação absurda — disse o pastor. — Primeira coisa que você tem que pensar é de onde estão vindo esses ataques. Se amam a Jesus, se é o senhor da vida deles, se a coisa mais importante na vida dessa pessoa é viver eternamente com o senhor, e a bíblia é pautada na vida dessa pessoa. Se não é, já muda muito a importância de qualquer ataque ou critica, porque o mais importante na vida de um cristão é agradar a Deus, e firmar sua vida, sua fé, sua família e a criação dos seus filhos de acordo com a palavra de Deus. Ouça a crítica de quem teme a Deus ainda mais do que você.

Respondendo a outra pergunta a respeito da "distorção" das pregações, Valadão criticou o ambiente das universidades.

— Vocês sabem o ambiente de faculdade, não é segredo pra ninguém. A força e a intencionalidade de doutrinação que existe dentro da faculdade, principalmente contra princípios bíblicos e do evangelho. Eu quis dizer que se o seu filho for pra faculdade e essa realidade vai tirá-lo da presença de Deus, vale mais a presença dele, do que a faculdade. Eu não disse para não ir para a faculdade, eu disse que se ele for, o que é mais importante? Ele se perder? O que vale mais? — finalizou o pastor.

Em nota enviada ao GLOBO, a assessoria do pastor afirmou que há uma distorção feita por "aproveitadores que discordam de qualquer coisa que for dita por mim ou qualquer um que propague o evangelho". Leia a nota na íntegra:

"Tudo que falo em púlpito é com compromisso com a palavra (Bíblia). E mesmo não estando isento de errar, há uma distorção sobre o que foi dito por aproveitadores que discordam de qualquer coisa que for dita por mim ou qualquer um que propague o evangelho. Não sou contra jovens frequentar a faculdade, e nem contra cristãos na ciência.

Mas acredito que o ambiente de algumas faculdades, tanto aqui nos Estados Unidos quanto no Brasil, ainda não é totalmente seguro para jovens imaturos quanto aos ensinamentos cristãos.

Além disso, é importante ressaltar que somente os pais conhecem seus filhos para saber se serão influenciados ou influenciadores em qualquer lugar.

É papel do cristão entrar em diversas áreas da sociedade e mostrar a transformação do evangelho, não temos medo de lugares que não partilham da nossa fé. Pelo contrário, somos uma religião perseguida em muitos lugares e estamos lá.

Que cada família cuide dos seus, permanecendo na fé cristã, amando seu próximo e a Deus sobre todas as coisas."

Mais recente Próxima Gaúchos descobrem 'crocodilo pernalta' que habitou Brasil há 237 milhões de anos
Mais do Globo

Ministro diz que reunião com Lula, nesta quarta-feira, será para tratar exclusivamente sobre a questão fiscal

Dólar: Haddad diz que o 'melhor a se fazer é acertar comunicação quanto a autonomia do BC e rigidez do arcabouço fiscal'

Chefe da autoridade monetária explicou motivação do Copom para manter Selic em 10,5% após sete reduções consecutivas

Campos Neto diz que 'ruídos' motivaram interrupção nos cortes de juros pelo BC

Manuel Gonzalez sobreviveu ao ataque, mas está internado em estado grave

Noivo leva quatro tiros na cabeça e convidados são assaltados durante casamento, nos EUA

Edital para 3,1 mil vagas vai conceder uma bolsa-formação de R$ 14.058 por mês, que poderá ser paga por até 48 meses

Novo edital do Mais Médicos terá cota para negros, indígenas e PCD

Especialistas afirmam que modelo citado pela imprensa norte-coreana poderia, em teoria, levar armas nucleares

Coreia do Norte anuncia lançamento de mísseis com 'ogivas supergrandes'; Seul sugere que teste foi um fracasso

Ao custo de R$ 80 milhões, previsão é de conclusão da reforma do prédio principal até 2026. Sobre outros usos para o terreno, Eduardo Paes disse que resolverá com o presidente da República: 'No final, falo com o Lula'

Prefeitura inicia obras da Leopoldina e anuncia licitação da Cidade do Samba 2 até sexta-feira; VLT terá expansão

Declaração acontece após Jordan Bardella, cotado para premier em um eventual governo do Reagrupamento Nacional, condicionar ascensão ao cargo se legenda obtiver maioria absoluta

Eleições na França: Le Pen diz que partido 'quer governar' e só aceitará formar coalizão se puder 'agir'

Em menos de 24 horas foram registrados três casos na capital, dois deles com morte

Hospital onde paciente morreu após ficar preso em elevador não tinha serviço de manutenção com certificado no Crea
  翻译: