Artes visuais
PUBLICIDADE

Por AFP — Londres

O número de artefatos que desapareceram do Museu Britânico é estimado em dois mil itens, disse neste sábado o presidente do conselho de administração, George Osborne, admitindo que a coleção não tinha um catálogo completo. O ex-chanceler do Reino Unido descreveu as peças desaparecidas como “pequenos itens de joalheria, pedras preciosas e pedaços de ouro que não estavam em exibição pública”.

Ele disse à rádio BBC que ainda não está claro exatamente quantos itens foram extraviados. “Darei uma estimativa de cerca de 2.000. Mas devo dizer que é um número muito provisório”, afirmou Osborne. “Começamos a recuperar alguns dos itens roubados, o que é uma fresta de esperança para uma nuvem negra.”

O diretor do museu, Hartwig Fischer, renunciou na sexta-feira, admitindo que a instituição não agiu "como deveria" diante dos avisos de que itens haviam desaparecido. O museu do centro de Londres disse na semana passada que demitiu um funcionário e alertou a polícia depois que foram encontrados artefatos “desaparecidos, roubados ou danificados”.

Uma das maiores atrações turísticas da capital britânica, o museu é mais conhecido por abrigar coleções que incluem a Pedra de Roseta e os Mármores do Partenon. Osborne atribuiu a falha da administração em agir de acordo com os avisos ao "pensamento de grupo" de que "simplesmente não conseguia acreditar que um insider estava roubando coisas, não conseguia acreditar que um dos membros da equipe estava fazendo isso".

“Acreditamos que temos sido vítimas de roubos durante um longo período de tempo e, francamente, mais poderia ter sido feito para evitá-los”, disse ele, acrescentando que a segurança no museu foi reforçada.

A comunidade de antiquários estava cooperando com o museu para ajudar a devolver algumas das peças desaparecidas, disse ele. A Polícia Metropolitana confirmou na quinta-feira que um homem foi interrogado em conexão com supostos roubos. O órgão disse que nenhuma prisão foi feita e que continuará a trabalhar “em estreita colaboração” com o Museu Britânico enquanto as investigações continuam.

Fischer, um historiador de arte alemão, disse que renunciaria com efeito imediato devido a falhas nos procedimentos que permitiram a retirada dos itens.

“É evidente que o Museu Britânico não respondeu de forma tão abrangente como deveria em resposta aos avisos de 2021 e ao problema que agora emergiu totalmente”, disse ele.

Mais recente Próxima IA nas artes visuais: futuro está longe dos extremos da catástrofe e do entusiasmo
Mais do Globo

O evento ocorre de 10 a 20 de agosto e assinantes do GLOBO têm 50% de desconto no ingresso do evento gastronômico mais esperado do ano!

Rio Gastronomia 2024: Assinantes do jornal O GLOBO tem 50% de desconto na compra de até dois ingressos

Deputados do grupo de trabalho apresentam parecer nesta quinta-feira. Texto prevê isenção total de impostos para 15 produtos alimentícios

Qual será a nova cesta básica da Reforma Tributária? Veja a lista

Segundo as investigações, os quatro suspeitos presos pela Polícia Civil faziam entregas de carro, de bicicleta e a pé. As encomendas eram realizadas via aplicativo de mensagem

Quadrilha de 'delivery' de drogas possuía catálogo com informações e preços dos entorpecentes

Zagueiro, de 27 anos, foi visto recentemente com influenciadora durante show em São Paulo

Além de Pabllo Vittar, veja outras famosas que já ficaram com jogador Polidoro Junior

Atacante convoca eleitores jovens após vitória da extrema-direita nas eleições legislativas francesas

'É urgente votar após os resultados catastróficos', diz Mbappé sobre primeiro turno na França

Negócio clandestino funcionava no Bairro da Piedade, na Zona Norte. Uma pessoa foi presa

Polícia fecha fábrica clandestina de munição suspeita de produzir cartuchos para facção criminosa no Rio

Empresa deve prestar esclarecimentos sobre até 22 de julho, sob pena de multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo

Cade abre procedimento preliminar contra Meta por uso de dados de brasileiros para treinamento de IA

Novo filme do Homem de Aço está sendo rodado sob direção de James Gunn

Filho de Christopher Reeve fará participação em novo 'Superman'
  翻译: