Artes visuais
PUBLICIDADE

Por Nelson Gobbi — Rio de Janeiro

Já usada nas artes visuais na criação de obras generativas (ou gerativas, nas quais a programação faz com que as imagens mudem permanentemente), como trabalhos interativos ou NFTs (os tokens não fungíveis), a inteligência artificial não gera pânico no setor, mas várias dúvidas.

Uma das últimas questões foi a negativa de uma juíza dos EUA, Beryl Howell, a um pedido ao Escritório de Direitos Autorais do país de registro de uma obra 100% criada por IA. Na justificativa à solicitação da empresa Imagination Engines para o registro da obra “A recent entrance to Paradise”, criada por um algoritmo, a alegação foi de que “a autoria humana é um requisito fundamental” para a proteção da obra.

A rápida melhoria de plataformas como Midjourney, que respondem aos prompts (instruções que o usuário dá a uma IA, como as que geraram a ilustração desta matéria) despertam o fascínio de quem acredita que o futuro das artes visuais está diretamente ligado à tecnologia digital e ao machine learning.

Destacam-se iniciativas como a do Museu Mauritshuis, na Holanda, que, entre as obras escolhidas para substituir “Moça com brinco de pérola”, de Vermeer, enquanto a tela está emprestada, incluiu um trabalho totalmente criado por inteligência artificial. Algo semelhante já havia acontecido com o projeto “The next Rembrandt”, de 2016, no qual a Microsoft gerou uma “nova obra” do mestre holandês quase 400 anos após a sua morte. A “repetição” da técnica do pintor por meio de um gigantesco banco de dados sobre suas telas e sua época levou a questionamentos sobre autoria e perda de espaço da ação humana para as máquinas.

Para quem já utiliza a IA como ferramenta no presente, o futuro está longe dos extremos da catástrofe e do entusiasmo. Para quem já utiliza a IA como ferramenta no presente, o futuro está longe dos extremos da catástrofe e do entusiasmo. Artista multimídia, professor da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e pesquisador da interseção entre IA e arte computacional, Francisco Barretto faz uma analogia entre o momento atual e o que advento da fotografia significou para a pintura, no século XIX.

— A cada mudança tecnológica vem o temor da “substituição” do humano. Quando a fotografia surgiu, libertou os artistas da obrigação figurativa, sendo o vetor das vanguardas das décadas seguintes — compara Barretto. — É um momento de transformação não só tecnológica. Precisamos debater a IA na esfera jurídica, para evitar a apropriações em bancos de dados de obras existentes, e até filosoficamente, rediscutindo categorias como as definições de arte e criatividade.

Criador da coleção “CryptoRastas” e idealizador do NFT.Rio, encontro que tem sua segunda edição prevista de 15 a 19 de novembro, no Futuros — Arte e Tecnologia, no Flamengo, Zona Sul do Rio, Marcus Menezes diz que o uso da IA ultrapassa a concepção das obras. Ele dá como exemplo o uso de uma interface para que o público “converse” com o CryptoRasta que escolher, no site do projeto. Para ele, o que tem feito a tecnologia se destacar mais nos últimos tempos é o desenvolvimento acelerado das ferramentas e o fato de terem se tornado mais acessíveis para todos os usuários.

— A tecnologia depende do input humano, e nem todo mundo com acesso à IA vai fazer arte, assim como não basta comprar tela, tinta e pincel para virar artista. A criação com inteligência artificial vai além da estética. O olhar, a intenção por trás do trabalho, continuará sendo o principal.

Mais recente Próxima Mostra na Casa Roberto Marinho exibe trabalhos do escultor Angelo Venosa, morto ano passado
Mais do Globo

Judi Dench e Siân Phillips foram aceitas após campanha contra a regra considerada arcaica e símbolo da supremacia masculina em lugares de poder e influência

Atrizes britânicas são primeiras mulheres admitidas em clube de Londres reservado aos homens

Empresa diz que medida trava inovação e que pode atrasar benefícios do uso de inteligência artificial no Brasil

Meta diz que decisão do governo de suspender uso de dados para treinar IA é 'retrocesso'

A ex-BBB apontou falas de Renata Meins, consultora de 'imagem pessoal' sobre mulheres transsexuais como desrespeitosas e cruéis

'Transfobia': Ariadna Arantes se revolta com 'coach' que afirma não atender mulheres trans em curso de visagismo

Governo determinou que empresa suspenda prática no Brasil. Na Europa, uso de informações para treinamento de IA foi adiado

Veja como a Meta coleta dados de Facebook e Instagram para treinar seus robôs de IA

Crescimento de Vojvoda e Artur Jorge, e saídas de Cuca e Diniz colocam estrangeiros entre os cinco primeiros

Ranking de Técnicos: na ponta, Tite, do Flamengo, é único brasileiro no top-5 recheado de estrangeiros

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segund-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'
  翻译: