Livros
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 24/06/2024 - 02:02

Estreia literária: Vidas em Transe

O renomado poeta Bernardo Vilhena estreia na ficção com Vidas em Transe, um romance ambientado no Rio de Janeiro que atravessa três gerações de uma família portuguesa, abordando conflitos pessoais e políticos ao longo de décadas. O autor, apaixonado pela cidade, traz à tona a complexidade social e cultural da capital carioca em uma narrativa envolvente e emocionante.

Com 50 anos de carreira, o poeta Bernardo Vilhena participou do movimento Poesia Marginal, nos anos 1970, e é compositor de cerca de 500 músicas que estão no coração dos brasileiros. O que faltava a ele? Estrear na área de ficção. E é com "Vidas em Transe" (Rebento Editora, 2024) que o carioca dá mais esse passo, aos 75 anos.

Sergio Cohn, que assina o prefácio do livro, diz que a poesia de Bernardo dialoga diretamente com a dramaturgia. Era uma questão de tempo começar a testar outro gênero.

- O fato é que desde 2006 escrevi três romances. 'Vidas em Transe' foi o primeiro - diz o autor. Para ele, esses 18 anos foram importantes para confirmar que a atração pelo mundo da ficção ia além da contínua leitura de romances desde a adolescência: -Era natural. Ainda mais depois de escrever três em seguida e gostar do que estava fazendo.

Capa do romance 'Vidas em Transe', de Bernardo Vilhena: lançamento dia 24 de junho — Foto: Divulgação
Capa do romance 'Vidas em Transe', de Bernardo Vilhena: lançamento dia 24 de junho — Foto: Divulgação

"Vidas em Transe" começa com a história de um casal de portugueses que chega ao Rio de Janeiro na primeira década do século XX. O romance atravessa três gerações desta família e seus amigos. Os personagens vivem o instável dia a dia de conflitos pessoais e políticos, duas guerras mundiais, a ditadura militar no Brasil e as buscas pelo ideal de liberdade. Ao mesmo tempo, constroem relações amorosas, criam seus círculos de amizades e, até mesmo, imaginam Paris como o ponto de fuga. O vetor é o contexto político da ditadura e os diferentes efeitos que ela causava no dia a dia das pessoas, de acordo com a idade, com a consciência política, com seu papel na sociedade e com o envolvimento de cada um.

- Delimitei o curso da história até a década de 70, porque ainda mantinha fresco na memória a vida anterior à era digital, para não cair em armadilhas e facilidades de comunicação que se tem hoje em dia. É a despedida de uma época, o adeus a uma vida sem computador - pontua Vilhena, que, aos 18 anos, fez o primeiro curso de computação que a IBM abriu para pessoas de fora da companhia.

É impossível falar da obra de Bernardo e deste livro sem lembrar a relação do autor com o Rio de Janeiro, cidade pela qual ele já declarou um amor histórico e geográfico.

- Sou um apaixonado pela cidade. Conheço muitos bairros, nasci e fui criado na Zona Sul, mas também morei no subúrbio, no Jacaré. Tinha parentes e frequentava o Cachambi, Bangu, Riachuelo, Tijuca, Santa Teresa, meu pai nasceu na Saúde. Convivi e continuei convivendo com esses bairros e a galeria imensa de pessoas, suas diferenças sociais e culturais. Tudo isso se reflete no estudo, no trabalho de desenvolver as personagens e escrever este livro - conta.

O lançamento de "Vidas em Transe" acontece na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, às 19h, nesta segunda-feira, dia 24 de junho.

Serviço - Lançamento Vidas em Transe
Data: 24 de junho de 2024
Local: Livraria da Travessa - Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 / Loja 205 A - Leblon
Autor: Bernardo Vilhena
Gênero: Ficção
Páginas: 142
Editora: Rebento Editora
Preço: R$ 50

Mais recente Próxima Autora argentina defende que escritoras têm mais barreiras a superar que os homens para desenvolver sua obra
Mais do Globo

Governo determinou que empresa suspenda prática no Brasil. Na Europa, uso de informações para treinamento de IA foi adiado

Veja como a Meta coleta dados de Facebook e Instagram para treinar seus robôs de IA

Crescimento de Vojvoda e Artur Jorge, e saídas de Cuca e Diniz colocam estrangeiros entre os cinco primeiros

Ranking de Técnicos: na ponta, Tite, do Flamengo, é único brasileiro no top-5 recheado de estrangeiros

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segund-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'

Tricolor perdeu últimos seis jogos e não vence há dez jogos no campeonato

Fluminense na lanterna do Brasileiro rende zoações de rivais; veja memes

Dia da Independência da Bahia, em 2 de julho, é feriado apenas no estado da Bahia

Independência da Bahia é feriado? Por que data é celebrada em 2 de julho?

Manobra tem poucas chances de ser bem sucedida a curto prazo, mas advogados querem atrasar o anúncio da pena imposta ao ex-presidente, marcado para semana que vem

Após decisão da Suprema Corte sobre imunidade, Trump quer anular condenação por suborno a ex-atriz pornô
  翻译: