Música
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

O câncer fez Preta Gil ressignificar a alegria. A rainha da gargalhada e das músicas estilo “tira o pé do chão” entendeu o sentimento como algo mais profundo e internamente revolucionário para dar a volta por cima mesmo quando a doença a jogava para baixo.

— A gente costuma concretizar a alegria em festa, mas também podemos encontrá-la na tristeza, ao valorizar o fato de estar vivo — conta ela. — Com tudo que passei, acabei ressignificando: alegria, hoje, para mim, é abrir os olhos de manhã.

É assim, transformada, que a cantora também reencontra a música. O processo de cura a fez “limpar” sua arte, explica. Preta tem buscado se “reconectar” com a inspiração de uma outra forma.

— Estou me permitindo ter tempo, me livrar da ansiedade que tinha antes. Não tenho que provar mais nada a ninguém, corresponder a expectativas. Daqui pra frente, minha arte tem que estar conectada com a minha satisfação e felicidade plena — afirma. — Quero fazer música para mim e não para alcançar números ou agradar os outros. Já fiz isso algumas vezes, me rendi à essa pressão. Estou me preparando para uma Preta mais Preta, ela vem aí.

Preta Gil — Foto: Foto: Arquivo/Alex Santana
Preta Gil — Foto: Foto: Arquivo/Alex Santana

A nova Preta agora compõe, algo que nunca tinha feito antes. Vai mostrar o resultado dando sequência ao EP que lançou no ano passado, “De volta ao Sol”.

— Estou me permitindo escrever coisas que sinto e sobre as quais quero falar — diz. — Estou em busca de redescobrir e entender a sonoridade que faço, esse afoxé funk, fruto dessa África diaspórica que a gente vive, da mistura dos tambores e da brasilidade que vivi na minha infância na Bahia e no Rio. Tudo isso com os beats atuais.

Show com Thiago Pantaleão

“Na batucada”, single que lançou com o jovem cantor, compositor e dançarino Thiago Pantaleão já é nesse novo rumo. Depois de causarem com um clipe regado a pegação (“até hoje as pessoas perguntam se a gente se pegou ou não, então fica o mistério aí”, diverte-se Preta), a dupla vai mostrar a parceria ao vivo no sábado (01/06).

A cantora convidou Thiago, seu afilhado artístico, para subir ao palco com ela no Tim Music Rio, na Praia de Copacabana. Será o primeiro show aberto ao público no Rio após a cura de Preta. E ela considera aquele palco especial.

— Ainda mais depois do show da Madonna... A gente viu tanta fake news, desinformação, ódio e preconceito sendo proliferado que Copacabana ganhou uma dimensão ainda maior de liberdade, arte e cultura.

Jacaré, do É O Tchan

Bissexuais assumidos, Preta e Thiago afirmam que a bandeira LGBTQIA+ estará representada por meio de seus próprios corpos. De corpo Thiago entende. Ele garante que seu famoso rebolado estará on.

— Todo mundo tem que rebolar, faz bem! Cresci vendo o Jacaré, do É O Tchan, fazer isso. A pessoa tem que se sentir livre para ser quem é independente do que a sociedade impõe. Tem que ser feliz e celebrar — diz ele.

A ginga faz Preta brincar dizendo “que a bunda do Thiago tem nome próprio, identidade e CPF: porque é uma outra pessoa”.

Artista revelado na internet, Thiago assume certo nervosismo às vésperas de encarar a multidão de Copacabana num show gratuito, que tem transmissão ao vivo pelo Multishow.

— Passa um filme na cabeça: desde Paracambi (no Rio, onde ele nasceu), quando eu cantava na igreja, e depois fazendo curso de inglês... Em seguida, me encontrei na arte — recapitula.

Para Thiago, entrar em cena ao lado de Preta potencializa o discurso — e a prática — pela aceitação.

— O fato de estarmos ali é importante para muita gente que precisa nos olhar para se sentir representada — diz. — Nas minhas letras, falo sobre o que eu sinto. Isso vem naturalmente porque tive o privilégio de a minha família me aceitar bem, de poder expressar meus sentimentos por uma menina, um rapaz ou os dois ao mesmo tempo. A liberdade de poder falar sobre nossos sentimentos na música já representa muito. Tem muita gente que vai se conectar com isso.

Mais recente Próxima Nicki Minaj é liberada após ser detida em aeroporto na Holanda por suspeita de exportar ‘drogas leves’
Mais do Globo

Vagas são para jovens a partir de 15 anos e tem como objetivo a geração de renda dos alunos

Projeto abre inscrições para curso gratuito de fotografia e vídeo para jovens, na Zona Sul

Decisão provavelmente adiará, para além das eleições, o julgamento do caso contra o republicano sob as acusações relativas à tentativa de subverter a eleição de 2020

Biden critica decisão da Suprema Corte sobre imunidade presidencial a Trump: 'Precedente perigoso'

Rubro-negro teve 235 votos a favor e apenas 16 contra

Conselheiros do Flamengo aprovam nova coleção de uniformes para 2025; saiba como será

Moeda americana fechou o dia em R$ 5,65 após presidente Lula reiterar críticas ao Banco Central, agravando pressão internacional sobre a cotação. Ministro disse que intervenção no câmbio é decisão do BC

Haddad atribui alta do dólar a 'ruídos' de comunicação

Equipes da 23ª DP estiveram no Hospital Salgado Filho; Crea irá fazer uma fiscalização nos locais dos acidentes

Acidentes em elevadores: Polícia Civil vai investigar a causa das mortes e quem são os responsáveis

Incêndios florestais também atingiram níveis recordes no primeiro semestre na região do Pantanal, a maior área úmida do mundo, e do cerrado

Incêndios na Amazônia brasileira batem recorde para primeiro semestre em 20 anos

Prefeitou publicou vídeo convocando torcida cruz-maltino para ato simbólico

Eduardo Paes sancionará reforma de São Januário na quarta-feira, antes de Vasco x Fortaleza

A segunda-feira registrou temperatura máxima de 21,1ºC. Ao longo da semana, termômetros podem marcar até 31ºC; mar continua agitado, com ondas de até três metros

Rio tem dia mais frio do ano; temperatura volta a subir e ressaca termina nesta terça-feira; confira previsão

Keir Starmer declarou o equivalente a R$ 543 mil, entre 2019 e 2024, em itens como viagens, ingressos para jogos e ternos, mas negou conflito de interesses

Favorito para assumir governo britânico, líder trabalhista recebeu mais de meio milhão de reais em presentes, diz jornal

Além do ex-presidente da Petrobras, novos membros do colegiado reforçam foco da liderança da companhia em finanças e varejo

Pedro Parente é indicado para presidir o conselho de administração da Azzas 2154, fusão de Arezzo e Soma
  翻译: