Cultura
PUBLICIDADE
Por — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 01/07/2024 - 03:30

Reabertura do Teatro Carlos Gomes no RJ

O Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, reabre após reforma de dois anos, com programação variada e destaque para o Prêmio APTR. A revitalização do espaço histórico é celebrada, trazendo esperança para a cena teatral da cidade.

Não foram poucos os desafios vividos pelo Teatro Municipal Carlos Gomes ao longo de seus 152 anos. Inaugurado em 1872 com o nome de Casino Franco-Brésilien e rebatizado em homenagem ao compositor de “O Guarani” no início do século XX (entre um e outro ainda teve o nome de Theatro Sant’Anna), o teatro localizado na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, passou por poucas e boas, incluindo três incêndios, projetos para adaptação como cinema e ameaças de demolição. Após grande reforma nos últimos dois anos, o espaço estende hoje seu tapete vermelho e reabre suas portas com a 18ª edição do Prêmio APTR, premiação anual da Associação dos Produtores de Teatro.

Adquirido pela Prefeitura do Rio em 1988, o teatro recebeu mais de R$ 17 milhões em reformas, passando por uma restauração completa da fachada, recuperação dos salões e foyer, respeitando o estilo art déco que predomina desde a reconstrução após o incêndio de 1929, e pela modernização de toda estrutura técnica e cênica da casa.

Na companhia da atriz Renata Sorrah, o prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, apresentam hoje a placa de reinauguração do teatro. Foi nos palcos do Carlos Gomes que Sorrah apresentou montagens clássicas como a premiada “Krum” (2015), de Márcio Abreu, e “Noite de reis” (1997), adaptação de William Shakespeare.

— Sou apaixonada pelo Carlos Gomes, é um dos teatros mais bonitos da cidade. É um palco incrível. Toda vez que uma cidade investe em cultura, é um alívio — conta Sorrah. — Nós precisamos do teatro, do cinema, da música, da dança para contrabalançar todas as coisas difíceis que acontecem na sociedade.

Funcionário dá os últimos retoques na fachada do Teatro Carlos Gomes, após dois anos em reforma — Foto: Ana Branco/Agência O Globo
Funcionário dá os últimos retoques na fachada do Teatro Carlos Gomes, após dois anos em reforma — Foto: Ana Branco/Agência O Globo

Com ocupação para 650 espectadores, o teatro conta com palco de 15 metros de largura por 6,8 metros de altura em sua janela cênica (espaço visível da plateia). Palco este que já recebeu nomes como Grande Otelo, Eva Todor, Vicente Celestino, Fernanda Montenegro, Dulcina de Moraes e Procópio Ferreira, dentre outros ícones do teatro nacional.

— O Carlos Gomes é uma das mais importantes joias cariocas — celebra Eduardo Paes, prefeito do Rio.

Calero também comemora a volta às atividades de um dos mais tradicionais e charmosos teatros da cidade:

— O Carlos Gomes está mais preparado do que nunca para abrigar espetáculos de ponta, com total conforto e segurança para artistas, produtores e público.

Revitalização

A parte interna do Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, após dois anos em reforma — Foto: Ana Branco/Agência O Globo
A parte interna do Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, após dois anos em reforma — Foto: Ana Branco/Agência O Globo

Eduardo Barata, presidente da APTR, aponta o retorno do Carlos Gomes como uma possibilidade de revitalização da Praça Tiradentes, que perdeu muito com o fechamento de seus teatros (lá também é localizado o Teatro João Caetano, ainda em reforma).

— Um lugar nobre do Centro da cidade se tornou uma área insegura, virou uma tristeza, e a volta de um monumento histórico como o Carlos Gomes significa muito para a região em termos de movimento e revitalização.

O crítico teatral e pesquisador Daniel Schenker valoriza a perseverança do espaço que se recusa a permanecer com as portas fechadas. Ele lembra que o local foi importante para a popularização do teatro de revista no país, do fim do século XIX a meados do século XX.

— O Carlos Gomes é um espaço de resistência que, com fechamentos e reaberturas, vem sobrevivendo — afirma. — É importante termos exemplos como este em um momento em que a cidade também perde alguns espaços teatrais, mesmo com a volta do público.

Schenker cita o fechamento recente do Maison de France, do Teatro do Leblon e do Serrador, além da inoperância do Teatro Princesa Isabel, como demonstrativos de uma “ameaça permanente” aos espaços teatrais.

Cena da 'Bibi, uma vida em musical' — Foto: Ariel Venâncio/Divulgação
Cena da 'Bibi, uma vida em musical' — Foto: Ariel Venâncio/Divulgação

Passada a premiação, o Carlos Gomes retoma sua programação regular no próximo dia 25 com a estreia da peça “Bibi, uma vida em musical”, que fica em cartaz até 18 de agosto. Com direção de Tadeu Aguiar e texto de Artur Xexéo e Luanna Guimarães, o musical celebra a vida e o legado de Bibi Ferreira, uma das maiores figuras do teatro no Brasil, e que escreveu, inclusive, seu nome na história do Carlos Gomes. Bibi estava em cartaz no teatro à época de seu segundo incêndio, em 1950.

— Já estamos com a programação quase fechada até o resto do ano. Teremos vários musicais, o Festival Panorama de Dança e espetáculos de grande porte que irão movimentar a cidade — aponta Sérgio Medeiros, gestor do novo Carlos Gomes.

Prêmio APTR: celebração da cena teatral do país

Escolhido para dar o pontapé inicial no novo Teatro Carlos Gomes, o Prêmio APTR completa 18 anos em 2024. A cerimônia, organizada pela Associação dos Produtores de Teatro, contará com apresentação de Deborah Evelyn, Amaury Lorenzo e Luísa Arraes, e distribuirá prêmios em 17 categorias, em que concorrem mais de 90 artistas. “A aforista”, de Marcos Damasceno, e “Furacão”, de Ana Teixeira e Stephane Brodt, lideram o número de indicações, concorrendo cada uma em sete categorias. Na sequência vem “Kafka e a boneca viajante”, de Rafael Primot, com seis indicações. Um dos hits da última temporada, “Beetlejuice, o musical” concorre a quatro prêmios, incluindo melhor ator para Eduardo Sterblitch.

— Me senti honrada com o convite para apresentar o Prêmio APTR, uma premiação tão importante e abrangente, que mostra como o nosso teatro é rico — destaca Evelyn, que volta aos palcos onde se apresentou com “Deus da Carnificina”, em 2013. — Tenho grandes lembranças de chegar ao teatro e entrar no camarim para me arrumar antes de subir naquele palco. Olhar aquela plateia cheia e estar em cima daquele palco histórico... Me sentia como se estivesse ao lado de todos que já tinham encenado ali.

Além da entrega das categorias regulares, o Prêmio APTR contará com homenagens e apresentações especiais. Representado por Angela e Leandra Leal, o Teatro Rival irá receber o Troféu Marília Pêra em reconhecimento pelos 90 anos em atividade. E Chico Buarque, que recém-completou 80 anos, será lembrado em uma apresentação musical que irá revisitar sua trajetória nos palcos com obras como “Roda Viva”, “Calabar”, “Gota d'água”, “Ópera do malandro” e “Os Saltimbancos”. Claudia Ohana, Beth Goulart, Lilian Valeska e Nany People subirão ao palco para relembrar os musicais buarqueanos.

O palco do evento também receberá grandes nomes das artes cênicas brasileiras, como Joanna Fomm, Ney Latorraca e Amir Haddad.

— Pensamos o prêmio como uma celebração da cena teatral e não como “o melhor de 2023”. É uma grande festa — aponta Eduardo Barata, presidente da APTR. (Lucas Salgado)

Mais recente Próxima 'The good doctor' e 'Pedaço de mim': as estreias de séries no streaming em julho de 2024
Mais do Globo

Camisa 7 recebeu o terceiro cartão amarelo no empate com a Colômbia e terá que cumprir suspensão

Dorival não lamenta desfalque de Vini Jr contra o Uruguai: 'Outros terão que aparecer, é esse o caminho'

Levantamento inédito aplicou o Índice de Progresso Social (IPS) em todas as cidades do país

Confira o ranking de qualidade de vida entre todas as capitais e estados do Brasil

'Black pool' (piscina negra) e serviço de mordomia estão inclusos na hospedagem. Prêmio foi concedido pelo World Travel Awards 2024

Suíte que hospedou Madonna no Copacabana Palace é eleita a melhor da América do Sul. Diária chega a R$ 22 mil; veja fotos

Seleção venceu Montenegro e assumiu a primeira colocação do grupo B

Pré-Olímpico de basquete: perda de Raulzinho é obstáculo, mas vitória na estreia facilita caminho do Brasil

Segundo a agência oficial palestina Wafa, os mortos tinham entre 20 e 25 anos e foram vítimas de um bombardeio de drone israelense

Quatro mortos em ataque israelense na Cisjordânia, diz Autoridade Palestina

A Lua nesta quarta-feira (3) está em sua fase cheia; veja calendário das fases lunar para o mês de junho

Em qual fase da Lua estamos nesta quarta-feira (3)?

Na lógica da conspiritualidade a eliminação dos inimigos é a prova do amor aos amigos de raça e religião

A maldade de gente boa

Você aceitaria julgar um inimigo declarado do padrinho, alguém para quem você advogou e o indicou para o tribunal a que pertence?

Conflito de interesse define o Brasil

Episódios nebulosos têm provocado ‘déjà- vu’ em quem acompanhou de perto escândalos das últimas gestões petistas

A volta do Ministério do Vai Dar M...

O nível do rio Yangtze, o mais longo da China e o terceiro do mundo, em Anhui ultrapassa o nível de alerta e continua a subir

Mais de 240 mil pessoas são retiradas de casa no Leste da China devido às chuvas
  翻译: