Economia
PUBLICIDADE

Por G1 — Brasília

O ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, afirmou hoje que o governo vai utilizar inteligência artificial para fazer um pente-fino no programa Bolsa Família e pagar exclusivamente às pessoas que realmente tenham direito ao benefício.

Segundo o ministro, cerca de 2% das famílias que recebem a renda não se encaixam nos critérios. Ele afirmou que o objetivo é chegar a 100% de eficiência.

A declaração foi dada durante o lançamento do plano anual da rede federal de fiscalização do Bolsa Família e CadÚnico. O grupo foi criado em 2023 e, de acordo com o governo, tem a função de prevenir fraudes e melhorar as informações e a fiscalização dos programas.

— A gente normalmente trabalhava com o CNIS, o cadastro do emprego, trabalhava com a renda declarada, as informações dos municípios. Agora não, nós vamos ter mais de 1,3 pentabytes de informações em sistema de cruzamento e esse cruzamento com inteligência, que permite alcançar ali informações precisas sobre quem, de alguma forma, não está cumprindo a regra e está recebendo — informou Dias.

De acordo com o Jornal Nacional, desde o início de 2023 foram detectados 3,7 milhões de benefícios ilegais que foram cortados. E mais de 3 milhões de famílias foram incluídas porque reuniam condições para participar, mas estavam de fora. Atualmente, o programa social atende 20,81 milhões de famílias.

Modernização de sistema

Agora, as grandes fraudes envolvendo crimes cibernéticos de adulteração dos dados cadastrais vão ser o foco da fiscalização.

O governo vai investir R$ 200 milhões na modernização de sistemas para facilitar o acesso e o cruzamento das bases de dados, informou o JN. Com a inteligência artificial, a fiscalização vai ser mais rápida e precisa no acesso e no cruzamento de todas as bases de dados do serviço público — como informações sobre emprego, renda e tamanho das famílias.

O plano anual da rede federal de fiscalização prevê oito ações a serem realizadas pela rede, entre elas, a elaboração de uma proposta para melhorar a qualidade da base de dados e atualização e unificação do fluxo de denúncias do programa Bolsa Família e do CadÚnico.

O ministro afirmou que, em 2022, ano eleitoral, houve aumento no número de fraudes, por isso o governo pretende investir na prevenção.

— Não esperar primeiro ter a fraude para depois descobrir. Queremos evitar antes do primeiro pagamento. Essa que é a eficiência que queremos alcançar no Cadastro Único e, ainda, em todos os sistemas de proteção social, proteção especializada, que há no Brasil — afirmou Dias.

Webstories
Mais recente Próxima Até dezembro, INSS não vai bloquear benefícios por falta de prova de vida
Mais do Globo

Com golaço de Ganso, tricolor até encerrou sequência de seis derrotas, mas segue sem vencer há oito rodadas

Na estreia de Mano Menezes, Fluminense busca empate com Internacional, mas segue na lanterna do Brasileiro

Parlamentar criticou o oponente na disputa pela prefeitura de São Paulo por sugerir que o familiar dela morreu em meio a decisão de morar fora do país para estudar em Harvard

Tabata chama Marçal de 'sujeitinho' por insinuação sobre morte do pai da deputada

Associação que reúne as montadoras brasileiras projeta um volume de importação de 450 mil veículos só em 2024 e vê impacto negativo no mercado nacional e nas exportações

Com disparada na importação e queda na exportação, Anfavea pressiona por aumento da taxação de carros elétricos

Atacante argentino não balança a rede desde o dia 4 de maio, contra o Atlético-MG

Sem marcar há 12 jogos, Cano fecha dois meses de jejum de gols pelo Fluminense

Francisco Agustín Castro disse ser policial reformado e foi apreendido após uma busca policial encontrar com ele uma pistola 9mm e um carregador com 11 balas

Homem é detido com arma nas imediações de local onde presidente da Argentina participava de ato

Quinto e último movimento da célebre Nona Sinfonia do compositor alemão é pop, um hino supranacional adotado por um conjunto amplo de pessoas e causas políticas

Por que, 200 anos depois, ainda queremos ouvir ‘Ode à Alegria’, de Beethoven

Segundo sobreviventes, barco zarpou da fronteira do Senegal e da Gâmbia com 170 passageiros; rota ganhou popularidade, apesar de ser perigosa, devido à vigilância no Mar Mediterrâneo

Ao menos 89 imigrantes morrem no mar da Mauritânia; dezenas estão desaparecidos

Apesar da pressão, presidente americano prometeu 'continuar lutando' durante uma celebração do Dia da Independência americana na Casa Branca

Herdeira da fortuna da família Disney  suspende doações à campanha até que Biden desista de disputar a reeleição

O texto dos deputados manteve o desconto de 60% sobre o IVA, previsto no parecer da equipe da Fazenda.

Reforma tributária: Associação de supermercados reclama que carnes ficaram fora da cesta básica

Presidente falou a veteranos militares e suas famílias em evento na Casa Branca do Dia da Independência americana

'Não vou a lugar nenhum', diz Biden sobre pressão para desistir da disputa pela Casa Branca
  翻译: