Negócios
PUBLICIDADE
Por , e — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 15:04

Proposta Equatorial para Sabesp: críticas e otimismo

A proposta única da Equatorial pela Sabesp pode reduzir valor das ações pela falta de concorrência, frustrando expectativas do mercado e do governo de São Paulo. O modelo de privatização em duas fases sofre críticas, mas governo mantém otimismo no processo.

O governo de São Paulo deverá oficializar amanhã a Equatorial Energia como a única candidata a acionista de referência da Sabesp, depois da desistência da Aegea, maior empresa de saneamento do país. A proposta de privatização já previa que apenas uma empresa pudesse fazer propostas, mas analistas dizem que a inexistência de concorrência frustrou as expectativas do mercado e principalmente do governo, que esperava maior interesse dos investidores estratégicos. Também deverá reduzir o valor final da ação da Sabesp ao final da oferta.

Para analistas da Ativa Investimentos, o modelo de privatização em duas fases e que previa a disputa entre dois acionistas de referência elevaria o preço da ação ao final da oferta. Isso porque havia um mecanismo que permitia ao segundo colocado igualar o valor oferecido pelo vencedor, desde que tivesse mais reservas de ações feitas por pessoas, físicas e fundos de investimento. Agora, isso não vai mais ocorrer, impedindo um 'ágio' na operação.

Os analistas da Ativa lembram que o preço mínimo fixado pelo governo, assim como o valor da oferta feita pela Equatorial, não foram divulgados. Mas a expectativa era que a Equatorial fizesse uma proposta mais conservadora, enquanto a Aegea teria o lance mais ousado.

"A falta de concorrência tira um pouco do brilho do processo de privatização da empresa, mas não sua essência", escreveram os analistas da Ativa em relatório a clientes.

Reservatório da Sabesp — Foto: Divulgação/Sabesp
Reservatório da Sabesp — Foto: Divulgação/Sabesp

Julio Pinheiro, analista de utilities da Western Asset, avalia que a competição certamente “seria o melhor” para o governo garantir um preço maior na privatização. Mesmo assim, avalia, há confiança de que a Sabesp, com a Equatorial como possível acionista de referência, tenha capacidade de realizar o plano previsto de investimentos e universalização do saneamento. Ele acrescenta que o mercado segue com "apetite" para a próxima fase da venda:

— O potencial que nós, investidores, vemos nessa operação é grande. A gente entende que o processo tem uma capacidade de tornar a Sabesp uma empresa mais eficiente. Então há interesse, inclusive do investidor estrangeiro — afirma Pinheiro.

No governo, a expectativa era de que o processo inédito de privatização da Sabesp, em duas fases e com o mercado escolhendo o acionista estratégico através de reserva de ações, funcionasse. O processo recebeu elogios tanto de investidores internacionais quanto domésticos.

Mas analistas apontaram que cláusulas como a que proíbe que um acionista compre um percentual significativo de ações de seus sócios para se tornar majoritário (cláusula chamada de poison pill) foram decisivas para a desistência da Aegea, por exemplo. Ainda assim, o balanço no governo é positivo, já que ter um acionista estratégico é melhor do que não ter nenhum.

O secretário de Parcerias e Investimento do governo de São Paulo, Rafael Benini, disse ao GLOBO durante viagem em que está apresentando a privatização da Sabesp a investidores internacionais, que nada muda no processo, já que o prospecto previa uma ou mais propostas.

— Não tem nenhuma chance de adiamento. O desenho do mecanismo funciona para nenhum, um, dois, três, quantos investidores estratégicos aparecessem — disse ao GLOBO.

Mais recente Próxima Saiba quem é Anna Christina Saicali, ex-diretora da Americanas foragida e investigada pela PF
Mais do Globo

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação
  翻译: