Negócios
PUBLICIDADE
Por , e — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 15:04

Proposta Equatorial para Sabesp: críticas e otimismo

A proposta única da Equatorial pela Sabesp pode reduzir valor das ações pela falta de concorrência, frustrando expectativas do mercado e do governo de São Paulo. O modelo de privatização em duas fases sofre críticas, mas governo mantém otimismo no processo.

O governo de São Paulo oficializou hoje a Equatorial Energia como a única candidata a acionista de referência da Sabesp, já que ela foi a única a apresentar proposta ao leilão de privatização da companhia paulista de saneamento, depois da desistência da Aegea, maior empresa do setor do país.

O edital já previa que apenas uma empresa pudesse fazer propostas, mas analistas dizem que a inexistência de concorrência frustrou as expectativas do mercado e principalmente do governo de Tarcísio de Freitas, que esperava maior interesse dos investidores estratégicos.

Procuradas, Aegea e Equatorial não comentaram. O governo de São Paulo informou que "em linha com o que foi anunciado no prospecto da oferta pública, os finalistas para a oferta prioritária de ações e seus preços serão divulgados na próxima sexta-feira, dia 28".

Reservatório da Sabesp — Foto: Divulgação/Sabesp
Reservatório da Sabesp — Foto: Divulgação/Sabesp

Analistas apontavam que o edital da privatização, cheio de limitações ao acionista de referência, poderia afastar interessados, inclusive a Aegea. Entre elas, está uma cláusula que impede que o acionista de referência dispute outras concessões em São Paulo e impõe, na prática, limitações em outras disputas pelo país.

O cenário sem competição também deve contribuir para uma desvalorização das ações da Sabesp ao final da oferta de novas ações prevista no modelo de privatização escolhido para diluir a participação majoritária do governo de São Paulo.

Para analistas da Ativa Investimentos, o modelo de privatização em duas fases previa que a disputa entre dois candidatos a acionistas de referência elevaria o preço da ação ao final da oferta. Isso porque havia um mecanismo que permitia ao segundo colocado igualar o valor oferecido pelo vencedor, desde que tivesse mais reservas de ações feitas por pessoas, físicas e fundos de investimento. Agora, isso não vai mais ocorrer, impedindo um "ágio" na operação.

Os analistas da Ativa lembram que o preço mínimo fixado pelo governo, assim como o valor da oferta feita pela Equatorial, não foram divulgados. Mas a expectativa era que a Equatorial fizesse uma proposta mais conservadora, enquanto a Aegea teria o lance mais ousado.

'Tira brilho'

"A falta de concorrência tira um pouco do brilho do processo de privatização da empresa, mas não sua essência", escreveram os analistas da Ativa em relatório a clientes.

Julio Pinheiro, analista de utilities da Western Asset, avalia que a competição certamente “seria o melhor” para o governo garantir um preço maior na privatização. Mesmo assim, avalia, há confiança de que a Sabesp, com a Equatorial como possível acionista de referência, tenha capacidade de realizar o plano previsto de investimentos e universalização do saneamento. Ele acrescenta que o mercado segue com "apetite" para a próxima fase da venda:

— O potencial que nós, investidores, vemos nessa operação é grande. A gente entende que o processo tem uma capacidade de tornar a Sabesp uma empresa mais eficiente. Então há interesse, inclusive do investidor estrangeiro — afirma Pinheiro.

No governo, a expectativa era de que o processo inédito de privatização da Sabesp, em duas fases e com o mercado escolhendo o acionista estratégico através de reserva de ações, funcionasse. O processo recebeu elogios tanto de investidores internacionais quanto domésticos.

Mas analistas apontaram que cláusulas como a que proíbe que um acionista compre um percentual significativo de ações de seus sócios para se tornar majoritário (cláusula chamada de poison pill) foram decisivas para a desistência da Aegea, por exemplo. Ainda assim, o balanço no governo é positivo, já que ter um acionista estratégico é melhor do que não ter nenhum.

O secretário de Parcerias e Investimento do governo de São Paulo, Rafael Benini, disse ao GLOBO durante a viagem em que apresentou a privatização da Sabesp a investidores internacionais, que nada muda no processo, já que o prospecto previa uma ou mais propostas.

— Não tem nenhuma chance de adiamento. O desenho do mecanismo funciona para nenhum, um, dois, três, quantos investidores estratégicos aparecessem — disse.

Webstories
Mais recente Próxima Como o escândalo da Americanas foi detonado? Veja essa e outras revelações da investigação que baseou operação
Mais do Globo

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim

Agora, Faustino Oro quer se tornar o grande mestre mais novo; ele tem um ano e meio para bater recorde

Argentino de dez anos se torna o mestre internacional mais jovem da história do xadrez

Aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o tratamento de diabetes tipo 2, o medicamento é comumente utilizado para a perda de peso

Queda de tufos de cabelo e diarreia que duram dias: usuários relatam novos efeitos colaterais do Ozempic

Filha de Silvio Santos provoca burburinho ao dar 'like' em publicação envolvendo nome da mais nova apresentadora contratada pela TV Globo

Patrícia Abravanel curte post e reforça rumores sobre 'rixa' entre Eliana e Virgínia Fonseca; entenda

População vê responsabilidade do poder público em mortes e destruição causadas pelas cheias, indica pesquisa Datafolha

Para 75% dos gaúchos, tragédia das enchentes poderia ter sido evitada

Hungria assumirá a presidência semestral da União Europeia esta semana

Orbán anuncia que pretende formar novo grupo parlamentar europeu com partido austríaco de extrema-direita

Publicação americana afirma que cantora é a herdeira da coroa global de RuPaul

Pabllo Vittar é apontada pelo The New York Times como a 'próxima grande drag queen do mundo'
  翻译: