Economia
PUBLICIDADE
Por e — Washington e São Paulo

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a falar nesta sexta-feira em Washington que o IPCA do mês passado foi uma “boa surpresa”, mas que apesar disso ser importante, o Copom não decide a Selic com base em apenas um número.

— Faremos o que for necessário para fazer a inflação convergir para a meta — disse.

Em evento para investidores organizado pelo Bank of America, Campos Neto disse que a reprecificação do mercado ocorreu principalmente devido ao cenário externo e creditou isso também à alteração da meta fiscal do Brasil, anunciada na última segunda-feira pelo governo federal.

— O cenário externo não tem relação mecânica com a política monetária no Brasil. Precisamos de tempo para compreender o que a reprecificação de ativos significa para nós e para a nossa função de reação — disse o presidente do BC.

Campos Neto voltou a afirmar que a perseverança nas metas econômicas são importantes. Ele ainda disse que, na eventualidade de taxas de juros mais altas por mais tempo, o tema fiscal e o nível de dívida podem ganhar importância:

— Parece haver alguma evidência de que parte da reação do mercado e do aumento do prêmio de risco estava relacionada com o fato de o governo ter alterado as suas metas fiscais. A reação do mercado parece dizer que precisamos observar como a reavaliação (da meta fiscal) afeta nossa função de reação. Quando você tem uma piora na percepção da âncora fiscal, isso aumenta o custo da ancoragem no lado monetário — disse.

O presidente do BC ainda falou que o Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, mudou sua narrativa diante de dados econômicos mais fortes que o esperado e que “não vê problemas” caso a autoridade monetária americana demore um pouco mais para começar a cortar os juros.

— Os EUA têm uma boa história, pois a desinflação está estacionando um pouco, mas eles estão (com a atividade) forte — disse.

Campos Neto disse que, por conta disso, a inflação americana pode levar um pouco mais de tempo para convergir para um patamar mais baixo. E vê um aumento das incertezas:

— O ambiente global permanece volátil com debates sobre o início do ciclo de afrouxamento das principais economias — disse.

Campos Neto está nos Estados Unidos para as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial. Mais cedo, ele participou de debates sobre o futuro do sistema financeiro e a fluxos de capital.

(*Especial para O GLOBO)

Mais recente Próxima Dólar vive semana de montanha-russa, e fecha a R$5,19
Mais do Globo

Fenômeno se fortalece sobre o Atlântico e deve atingir Barbados, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Granada

'Extremamente perigoso': furacão Beryl tem ventos de 215 km/h e é elevado à categoria 4

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude
  翻译: