Economia
PUBLICIDADE
Por — São Paulo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 19/06/2024 - 11:21

Projeções de crescimento da economia brasileira até 2033

Consultoria Tendências projeta crescimento da economia brasileira entre 2,3% a 3,1% ao ano até 2033, com cenário básico mais provável. Possíveis impactos da política fiscal e mudanças globais são considerados nos cenários otimista e pessimista.

É unânime a avaliação de bancos e consultorias que a Selic, taxa básica de juros, vai permanecer em 10,5% nesta quarta-feira. A consultoria Tendências avalia que a Selic fica no mesmo patamar até o fim deste ano e só volta a cair para 9,5% quando o Federal Reserve (Fed), o banco central americano começar a reduzir o juro nos Estados Unidos.

Nesse contexto de juros, e considerando fatores como o cenário externo, além do ambiente doméstico, a Tendências traçou três cenários de longo prazo para o crescimento do país e, no mais provável, a economia brasileira crescerá 2,3% ao ano entre 2024 e 2033.

Neste cenário, com 65% de chances de virar realidade, a Tendências vê fraqueza do governo na implementação de sua agenda econômica, limitando sua eficiência na condução da estratégia fiscal, via aumento de arrecadação.

— Esse cenário tem a premissa de que o Banco Central continuará técnico, mesmo depois da transição (o atual presidente Roberto Campos Neto sai em dezembro), e a política econômica do governo segue relativamente responsável. São os pilares básicos desse cenário — diz Alessandra Ribeiro, autora do estudo.

Na estimativa da Tendências, nesse cenário, os juros nos EUA ficam elevados por mais tempo e a taxa terminal, depois do início do ciclo de queda, será mais elevada, com, respectivamente, 5,25% e 4,25% ao final deste e do próximo ano.


A economista vê riscos geopolíticos com mudanças eleitorais em alguns países e prevê mudança na presidência dos EUA, com a vitória do republicano Donald Trump.

Cenário mais pessimista: 25% de chances

Num cenário mais pessimista para a economia brasileira no longo prazo, a economista estima um crescimento de 1,7% até 2027, com possível reversão. As chances de que esse cenário se concretize são de 25%.

Os elementos para que esse ambiente se torne realidade são inflação e e juros mais elevados no exterior, com uma reorganização da ordem global mais sujeita a choques. Esse cenário contempla desaceleração abrupta da economia chinesa.

Já no cenário doméstico, haveria quebra da coalizão governista diante dos efeitos adversos da cena global, atrapalhando o encaminhamento da agenda econômica.

O governo sofreria derrotas legislativas nos projetos de recuperação da carga tributária, levando à nova onda de crise de confiança em relação a economia brasileira. Nesse ambiente, haveria mudanças na condução da política econômica com a troca de comando.

Só 10 %de chances

No cenário mais otimista, mas com menos chances de acontecer (apenas 10%), haveria melhoria na relação entre os poderes na reta final do atual mandato. A mudança no Congresso permitiria mais sucesso para a política fisvcal com recuperação da carga tributária. Além disso, haveria maior eficiência nas leis complementares da reforma tributária. Nesse cenário, a economia brasileira cresce, em média, 3,1% entre 2024 e 2033.

Webstories
Mais recente Próxima Ministro de Minas e Energia defende exploração de petróleo na Foz do Amazonas: 'É a visão majoritária no governo’
Mais do Globo

Associação que reúne as montadoras brasileiras projeta um volume de importação de 450 mil veículos só em 2024 e vê impacto negativo no mercado nacional e nas exportações

Anfavea vê disparada na importação de carros e pede aumento da taxação de elétricos para proteger indústria

Atacante argentino não balança a rede desde o dia 4 de maio, contra o Atlético-MG

Sem marcar há 12 jogos, Cano fecha dois meses de jejum de gols pelo Fluminense

Francisco Agustín Castro disse ser policial reformado e foi apreendido após uma busca policial encontrar com ele uma pistola 9mm e um carregador com 11 balas

Homem é detido com arma nas imediações de local onde presidente da Argentina participava de ato

Quinto e último movimento da célebre Nona Sinfonia do compositor alemão é pop, um hino supranacional adotado por um conjunto amplo de pessoas e causas políticas

Por que, 200 anos depois, ainda queremos ouvir ‘Ode à Alegria’, de Beethoven

Segundo sobreviventes, barco zarpou da fronteira do Senegal e da Gâmbia com 170 passageiros; rota ganhou popularidade, apesar de ser perigosa, devido à vigilância no Mar Mediterrâneo

Ao menos 89 imigrantes morrem no mar da Mauritânia; dezenas estão desaparecidos

Apesar da pressão, presidente americano prometeu 'continuar lutando' durante uma celebração do Dia da Independência americana na Casa Branca

Herdeira da fortuna da família Disney  suspende doações à campanha até que Biden desista de disputar a reeleição

O texto dos deputados manteve o desconto de 60% sobre o IVA, previsto no parecer da equipe da Fazenda.

Reforma tributária: Associação de supermercados reclama que carnes ficaram fora da cesta básica

Presidente falou a veteranos militares e suas famílias em evento na Casa Branca do Dia da Independência americana

'Não vou a lugar nenhum', diz Biden sobre pressão para desistir da disputa pela Casa Branca

Ex-presidente foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira em inquérito relativo ao desvio de joias, enquanto o petista foi um dos alvos da Lava-Jato na década passada

'Diferença de tratamento': Moro compara indiciamento de Bolsonaro às investigações contra Lula

Próximo sorteio acontece neste sábado, com prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Resultado Mega-Sena 2.745: Três apostas acertam os seis números e dividem prêmio de R$ 162,7 milhões; veja dezenas
  翻译: