Economia
PUBLICIDADE

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 15:54

Adiamento do Plano Safra gera críticas

O governo adiou o lançamento do Plano Safra, causando críticas da Frente Parlamentar da Agropecuária. O evento foi remarcado para julho, alegando necessidade de preparação. Há divergências sobre o financiamento e preocupações com os produtores rurais. A cerimônia será no Palácio do Planalto, apesar de sugestões de ser realizada em área rural.

O Palácio do Planalto adiou em uma semana o lançamento do Plano Safra da agricultura empresarial e agricultura familiar. Inicialmente prevista pra ocorrer nesta quarta-feira, a linha de crédito será lançada em 3 de julho, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. A definição ocorreu após reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Teixeira e o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no Palácio do Planalto nesta terça-feira.

Carlos Fávaro explicou que o adiamento se deve à necessidade de serem feitos cálculos para evitar gastos acima do permitido. Ele ressaltou que o governo tem compromisso com a limitação dos gastos públicos, e isso inclui subsídios aos produtores rurais.

— Temos um compromisso muito rígido com presidente Lula em relação ao teto de gastos. Em função desse compromisso de termos uma equação equilibrada do Orçamento público e subvenções de taxas de juros e apoio ao seguro rural, é preciso um detalhamento mais profundo — disse o ministro da Agricultura.

Fávaro ressaltou que o governo prepara medidas para estimular o aumento da produção no país. Disse que o BNDES terá uma participação importante no Plano Safra e que falta apenas o detalhamento dos números.

— O atual plano safra vence no próximo domingo, dia 30 — observou.

Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) afirmou que o adiamento demonstra "desorganização e ineficiência do governo federal". Teixeira justifica o adiamento pela necessidade de se fazer uma cerimônia de grande porte.

-- Não dá para preparar uma entrega bonita de hoje para amanhã. Ganhamos uma semana para preparação do evento​ - disse o ministro na saída da reunião com Lula.

O ministro nega que o adiamento tenha ocorra por divergências com a equipe econômica em torno do tamanho do financiamento. O setor defende que seja de R$ 500 bilhões. Técnicos que participam das discussões afirmam que o Plano Safra agricultura familiar está totalmente fechado, enquanto o da agricultura empresarial ainda demanda alguns detalhes finais.

De acordo com integrantes do governo, estão sendo deslocadas diversas máquinas e equipamentos que estarão expostos em frente ao Palácio do Planalto para a solenidade e não haveria tempo logístico para o transporte até esta quarta-feira. Já o Ministério de Desenvolvimento Agrário tenta mobilizar pelo menos mil agricultores a estarem no Planalto para a cerimônia com Lula.

Uma ala do governo defendia que Lula fizesse o lançamento fora de Brasília, em uma área rural, para demonstrar proximidade com o setor que apresenta resistências ao petista. Auxiliares próximos de Lula, no entanto, rejeitaram a ideia e insistiram que o lançamento fosse no Palácio do Planalto, como já ocorreu no ano passado. Na época, aliados já criticaram a ideia de um lançamento voltado ao agronegócio e agricultura familiar ocorrer na sede do governo e não em uma zona rural.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) apontou que o atraso no lançamento deixará os produtores rurais descobertos durante a primeira semana de vigência do plano. "Todos os problemas que estiverem na proposta inicial ainda precisarão ser corrigidos, o que leva mais tempo ainda para a chegada do crédito real aos produtores. Uma sinalização preocupante do governo federal diante da crise enfrentada pelo setor", diz o texto.

"Entendemos que o momento é urgente e exige isonomia governamental para que possamos enfrentar os desafios de continuar contribuindo com grande parte do PIB brasileiro, da geração de emprego e renda, além do alimento de qualidade e sem inflação na mesa do brasileiro", conclui a nota.

Mais recente Próxima Com alta do preço global, cacau vira 'ouro' no Equador e atrai crime organizado
Mais do Globo

Segundo Butantan, o maior predador dessa serpente é o homem, que além de matar os animais, também prejudica o habitat natural e reduz a expectativa de vida da espécie

Anaconda: cobra encontrada morta em rio do Tocantins é da espécie sucuri-verde e pode chegar a sete metros; conheça

Judi Dench e Siân Phillips foram aceitas após campanha contra a regra considerada arcaica e símbolo da supremacia masculina em lugares de poder e influência

Atrizes britânicas são primeiras mulheres admitidas em clube de Londres reservado aos homens

Empresa diz que medida trava inovação e que pode atrasar benefícios do uso de inteligência artificial no Brasil

Meta diz que decisão do governo de suspender uso de dados para treinar IA é 'retrocesso'

A ex-BBB apontou falas de Renata Meins, consultora de 'imagem pessoal' sobre mulheres transsexuais como desrespeitosas e cruéis

'Transfobia': Ariadna Arantes se revolta com 'coach' que afirma não atender mulheres trans em curso de visagismo

Governo determinou que empresa suspenda prática no Brasil. Na Europa, uso de informações para treinamento de IA foi adiado

Veja como a Meta coleta dados de Facebook e Instagram para treinar seus robôs de IA

Crescimento de Vojvoda e Artur Jorge, e saídas de Cuca e Diniz colocam estrangeiros entre os cinco primeiros

Ranking de Técnicos: na ponta, Tite, do Flamengo, é único brasileiro no top-5 recheado de estrangeiros

Resultado do Festival de Parintins 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (1); campeão deste ano é o Boi Caprichoso

Quem ganhou o Festival de Parintins 2024?

Com alta do dólar e do petróleo, diferença entre o valor cobrado no Brasil e no exterior é o maior desde meados de abril

Defasagem no preço da gasolina praticado pela Petrobras já chega a 19%

Influenciadora compartilhou clique com a sertaneja nas redes e ganhou comentário da mãe

Lauana Prado surge em nova foto com Tati Dias, recebe apoio da sogra e a elogia: 'A melhor do mundo'
  翻译: