Intercolegial
PUBLICIDADE
Por , O Globo — Rio de Janeiro

Falta pouco para o pontapé inicial das competições da 42ª edição do Intercolegial, que tem realização do jornal O GLOBO e apresentação do Sesc-RJ. A partir de 18 de maio, as escolas vão disputar as medalhas no futsal. Por ser um dos esportes mais procurados pelos alunos, ele foi o primeiro a fechar as inscrições. Ao todo, foram 32 vagas preenchidas nas categorias sub-15 e sub-18, ambas com masculino e feminino.

Para Roberto Garofalo, diretor-geral do Intercolegial, o futsal é o primeiro por conta da tradição, já que sempre tem o maior número de participantes, ao lado de xadrez e handebol:

— O futsal é um esporte de fácil orientação para abrir uma programação, por não exigir tanto treinamento da organização. Todo colégio tem um time de futsal, o que facilita para os professores.

Expectativa é grande

A divisão dos esportes coletivos por categoria é diferente do padrão nacional, com sub-14 e sub-17. Segundo Garofalo, há alunos que vão completar o ensino médio com 18 anos e, por isso, têm o acréscimo de um ano para permitir que joguem, além de evitar o conflito físico.

Quem tem essa idade (18 anos) é Melissa Goulart, bicampeã com o Odete São Paio, de São Gonçalo, no sub-18 feminino, em 2023. Nesta 42ª edição, a equipe dela tem se esforçado para alcançar mais um feito inédito.

— Estou muito animada, temos treinado bastante e vamos em busca do tricampeonato de forma consecutiva. Até prometi assistências para cada uma do time — disse, entre risos.

Outra escola que faturou o ouro em 2023 foi o Seice, de Duque de Caxias, pelo sub-18 masculino. O professor Luiz Carlos Lacerda passou pelo crescimento de desempenho em cada categoria e vê o colégio mais pronto agora.

— A direção tem apoiado cada vez mais o futsal com os títulos recentes. Ampliamos os treinamentos, com um novo ginásio que beneficia o comprometimento dos alunos atletas — salientou.

Um dos destaques nessa campanha do Seice do ano passado foi o estudante Christian de Oliveira Rodrigues, de 17 anos, que vai fazer a sua despedida nesta edição do Intercolegial.

— Quero deixar a minha marca pelo Seice. Joguei uma vez nesta competição e consegui ganhar um título. Então, espero que aconteça de novo. Momentos assim vão ser difíceis de desfrutar novamente — destacou o aluno.

Muito importante

A união e a dedicação estão presentes em toda campanha vitoriosa. Foi o caso da conquista do Centro Educacional Senador Camará (Cesc) Camaradinha, de Nova Iguaçu, no sub-15 feminino de 2023.

— O time começou a ser formado em 2021, e as alunas abraçaram a ideia e se dedicaram em todos os treinos — lembrou o professor da escola Rômulo Nunes.

Desta vez, o colégio fará a transição ao sub-18, o que aumenta a dificuldade em busca de uma medalha de ouro inédita na categoria.

Mais recente Próxima Quase cem escolas já se inscreveram para o Intercolegial de 2024
Mais do Globo

Uma semana antes outro casal foi abordado na mesma rua

Em mais um caso, moradores são assaltados ao chegar em casa, na Tijuca; veja vídeo

Suspeito estava levando a carga do Complexo do Alemão para a Região dos Lagos

Homem é preso na BR-101 com mais de 15 quilos de cocaína e maconha

De olho em 2026, presidente retorna ao Rio para inauguração de unidades habitacionais

Em agenda no Rio, Lula ironiza Bolsonaro e se derrete por Paes: 'melhor gerente de prefeitura que esse país já teve'

Presidente francês arrisca compartilhar o poder com um governo de ideologia política diferente, a menos de um mês do início dos Jogos Olímpicos de Paris 2024

Entenda decisão arriscada de Macron para antecipar eleições na França

País registrou 40 incêndios só no sábado (29); previsão é que novos desastres ambientais voltem a acontecer neste domingo

Com novo incêndio florestal, Grécia soma dezenas de queimadas e espera verão complicado

Prefeito inaugura complexo habitacional ao lado de Lula na Zona Oeste

Em entrega de obra na Zona Oeste, Eduardo Paes agradece a Lula e fala sobre 'quedinha especial' do presidente pelo Rio

Lucinha é denunciada por fazer parte da milícia de Zinho, na Zona Oeste do Rio

Junior da Lucinha, filho de deputada acusada de integrar grupo criminoso, participa de evento com Lula em área de milícia

Os dois ex-executivos, Anna Saicali e Miguel Gutierrez, estão no exterior. Anna entregará passaporte à PF, enquanto Miguel terá que se apresentar a cada 15 dias às autoridades policiais da Espanha

Americanas: Veja os próximos passos para os principais suspeitos da fraude

Miriam Todd contou seus segredos em um programa de TV: manter-se ativa é um deles

Com 100 anos, mulher que trabalha seis dias por semana revela seu segredo de longevidade: a alimentação

Piloto britânico deu a vitória para a Mercedes depois de 19 meses; Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio.

Fórmula 1: George Russell vence GP da Áustria após batida de Verstappen no fim
  翻译: