Governo prorroga prazo de inscrição para famílias receberem o auxílio reconstrução no RS

Ministro diz que 166 cidades atingidas pela mancha de inundação não pediram benefício; novo programa permite facilidades para quitação de dívidas

Por — Brasília


O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta Brenno Carvalho / Agência O Globo

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 25/06/2024 - 21:48

Prorrogação de prazo para famílias atingidas pelas inundações no RS

O governo prorrogou o prazo para inscrição de famílias atingidas pelas inundações no RS, oferecendo auxílio para reconstrução. Ministro destaca a importância de cadastro e anuncia programa de facilidades para quitação de dívidas.

O governo federal decidiu prorrogar até o dia 12 de julho o prazo para as prefeituras dos municípios do Rio Grande do Sul cadastrarem novas famílias atingidas pelas inundações do mês de maio para receberem o auxílio reconstrução. O benefício prevê o pagamento de uma parcela única de R$ 5,1 mil para compra de materiais de construção e obras.

O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, disse que 166 das 444 cidades atingidas pela mancha de inundação não pediram o benefício até agora.

— Nos 166 municípios é muito provável que alguma família que reside nesse município, talvez por desinformação ou por algum outro motivo, não tenha sido cadastrada — afirmou Pimenta.

O governo também anunciou a abertura de um programa com facilidade para que pessoas físicas e jurídicas do Rio Grande do Sul, inscritas na dívida ativa da União, paguem seus débitos.

As condições para a regularização incluem redução de até 100% do valor dos juros, multas e encargos legais, descontos de até 70% sobre o valor total da dívida e parcelamento em até 145 meses. O programa estará aberto para inscrição, pela internet, a partir desta quarta-feira até 31 de julho.

Mais recente Próxima Chuvas no RS: 74 municípios sofreram danos por alagamentos e deslizamentos de terra nos últimos 10 dias; veja mapa