Guaíba pode atingir cota de inundação neste fim de semana, diz IPH

Previsão aponta que o nível da água pode ultrapassar os 3,60 metros, caso os volumes de chuvas e ventos fortes previstos para este final de semana se confirmem


Guaíba pode atingir cota de inundação neste fim de semana Ailvio Avila / AFP

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 27/06/2024 - 08:44

Alerta de Inundação no Guaíba devido às Chuvas

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas alerta que o nível do Guaíba pode atingir a cota de inundação devido a chuvas e ventos fortes previstos. Altos níveis dos rios aumentam risco de alagamentos. Previsão indica tempo chuvoso nos próximos dias.

O Instituto de Pesquisas Hidráulicas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), emitiu uma nota nesta quarta-feira (26) informando que o nível do Guaíba pode atingir a cota de inundação, ou seja, ultrapassar os 3,60 metros, caso os volumes de chuvas e ventos fortes previstos para este fim de semana se confirmem.

"Episódios de oscilação em função dos ventos devem causar elevações adicionais podendo chegar na cota de inundação no final de semana caso os ventos mais fortes se confirmem. Tendência de diminuição para abaixo do nível de alerta apenas ao final da semana que vem, a depender dos ventos, chuvas previstas e volumes afluentes dos rios", informou a nota.

Às 7h desta quinta-feira (27), o Guaíba apresentava níveis elevados, em torno de 3,34 metros na régua Usina do Gasômetro, cerca de 19 centímetros acima da cota de alerta e 26 centímetros abaixo da cota de inundação para este ponto.

O pico registrado até o momento ocorreu no dia 5 de maio, em torno de 5,35 metros. Desde então, o lago tem apresentado uma redução lenta devido aos volumes escoados pelos rios afluentes e episódios de represamento pelo vento sul, chegando ao menor nível de 2,48 m na sexta-feira, dia 14 de junho.

"Em geral os rios afluentes ao Guaíba apresentavam redução lenta dos níveis na semana retrasada, mas após elevadas precipitações no final de semana retrasado todos os rios apresentaram elevação", diz a nota. Os altos níveis dos rios são os principais causadores de alagamentos e inundações.

Previsão do tempo

As previsões meteorológicas mais atualizadas indicam tempo chuvoso ao longo dos próximos 10 dias. Nas próximas 24h, pode chover de 30 mm a 50 mm no norte do Rio Grande do Sul, e 100 mm nos próximos 10 dias.

A próxima previsão do IPH/UFRGS será emitida na sexta-feira (28).

Mais recente Próxima Governo prorroga prazo de inscrição para famílias receberem o auxílio reconstrução no RS