Cardápio da gastronomia niteroiense mistura inovação e tradição

Alto nível da variada cozinha da cidade atrai moradores e turistas e ainda rende prêmios

Por


Restaurante Olimpo se destaca pelo requinte gastronômico e na arquitetura PEDRO COSTA

Da Região Oceânica ao coração do Centro, Niterói revela-se como um polo culinário que harmoniza tradição e sofisticação. Seja em um restaurante à beira-mar, seja em um animado bairro boêmio, a cidade proporciona uma jornada gastronômica que é uma síntese viva de sua identidade cultural. De um lado, a experiência de almoçar ou jantar em espaços que são joias da arquitetura modernista; do outro, pescados e frutos do mar frescos e deliciosos, que fazem jus à grande presença de colônias de pescadores na cidade.

Para os fãs de requinte, um destaque é o Restaurante Olimpo, na Estação Hidroviária de Charitas, na Zona Sul. Projetado por Oscar Niemeyer, o espaço proporciona uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. No interior do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, também projetado por Niemeyer, os clientes desfrutam de uma experiência única. O Bistrô do Museu une uma elaborada cozinha à paisagem da Baía de Guanabara, oferecendo uma seleta carta de vinhos, serviço de cafeteria e apresentações musicais intimistas.

Campeão nove vezes do prêmio Água na Boca, do Jornal O GLOBO, o Gruta de Santo Antônio é, talvez, o restaurante mais premiado da cidade. Os chefs de sua cozinha, Alexandre Henriques e Dona Henriqueta, também já ganharam o prêmio individual. Trata-se também do restaurante mais midiático, com diversas aparições em programas de TV, como o de Ana Maria Braga.

Com oito unidades em Niterói, Rio e Búzios, o Noi começou como a primeira fábrica de cerveja artesanal da cidade e já ganhou o mundo com prêmios nacionais e internacionais.

MERCADO DE PEIXE DE NITERÓI

O Mercado de Peixe São Pedro, antigo ponto de encontro para comércio dos pescadores locais, tornou-se um símbolo da herança pesqueira da região. No local, os visitantes avistam 40 boxes — 39 peixarias e uma quitanda. Os vendedores oferecem, além de uma variedade de iguarias do mar para serem consumidas nos restaurantes do local, orientações para escolher os melhores itens para cada receita.

Mercado de Peixe tornou-se símbolo da herança pesqueira da região — Foto: MARCOS SOBRAL

— O Mercado de Peixe é conhecido mundialmente. Turistas de diferentes países procuram a especialidade da minha barraca, que é a sardinha. São 50 anos de tradição — conta Walnei Valentin, dono da Peixaria Novo Amanhecer.

Niterói preserva tradições sem deixar de abraçar a inovação, com chefs locais incorporando técnicas contemporâneas em seus cardápios.

— Adoro me surpreender com combinações improváveis de aromas, texturas e cores. Todos os sentidos são misturados para criar uma experiência completa de sensações. Procuro utilizar o melhor de cada estação potencializando os produtos frescos de forma sustentável — comenta o chef Daniel Brasil, morador há 45 anos da cidade, que dirige o Território Cultura Alimentar.

Seu Antônio se consagrou pela excelência e afeto

Niterói não se limita apenas à alta gastronomia, abriga também um elenco de restaurantes que preservam a autenticidade de receitas familiares. O Seu Antônio, criado em 1985, no bairro Cafubá, foi fundado por Antônio de Azevedo Alves. O português desembarcou no Brasil em 1958 e comandou com maestria o empreendimento até falecer em novembro.

— Tudo começou com minha mãe, Shirley, à frente da cozinha, e meu pai atendendo os clientes. A grande preocupação dos dois sempre foi o desenvolvimento das pessoas e do bairro. Hoje, minha mãe não é mais a chef, mas a palavra que define nosso restaurante é “família”. Agora fica a saudade, a gratidão e a responsabilidade por tudo que construíram. Sinto um orgulho imenso — conta Maria Cláudia, filha de Seu Antônio.

Amado por moradores e visitantes, o Seu Antônio já ganhou diversos prêmios: foi eleito três vezes como melhor restaurante no Prêmio do GLOBO Água na Boca e uma vez no Prêmio Sou de Niterói.

Mais recente Próxima Niterói ajusta a rota para voltar a se destacar na indústria naval