Acãodemia Carioca: atividades ao ar livre garantem o bem-estar de pets

Projeto oferece adestradores e veterinários em quatro pontos da cidade

Por G.Lab


No espaço, pets gastam energia e realizam atividades lúdicas — Foto: Divulgação/Prefeitura

As inúmeras opções de parques e áreas verdes que o Rio oferece ao carioca são também um deleite para os pets. De olho no bem-estar dos bichinhos, especialmente os caninos, a Prefeitura do Rio criou o projeto Acãodemia Carioca, onde os cães podem se divertir e praticar esportes.. O espaço conta com adestradores e veterinários, que promovem o desenvolvimento de habilidades, a redução do estresse e da ansiedade e a melhora da saúde física e mental do animal. A cidade já tem quatro núcleos do projeto: Bangu, Parcão da Lagoa, Parque Madureira e Ilha do Governador.

No espaço, são promovidas aulas de agility, um tipo de atividade física voltada para animais, guiada por adestradores profissionais. Os veterinários atendem os cães, em média, duas vezes por semana.

Com as atividades físicas e lúdicas, são estimuladas o gasto de energia e o aprendizado dos animais. Os espaços reúnem circuitos com cones, túneis e outros obstáculos, assim, o animal ganha qualidade de vida e melhora as capacidades cognitiva e sensorial. O tutor deve realizar as inscrições presencialmente, apresentando a carteira de vacinação do animal em dia.

Acãodemia da Ilha do Governador é um dos núcleos — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio

É preciso, no entanto, redobrar a atenção com os pets neste verão. A campanha “Minha pata não tem sola”, lançada ainda no verão de 2023, alerta tutores sobre os riscos de passear com os pets em dias muito quentes. Outras campanhas da Prefeitura relacionadas aos pets dão “Carioca legal recolhe as fezes do seu animal”, sobre a responsabilidade pela limpeza, remoção e destino adequado das fezes; “Adote Um Amigo”, de incentivo à adoção, e “Mutirão do banho”, realizado no Abrigo Municipal Fazenda Modelo.

A Acãodemia carioca funciona de acordo com a escala de trabalho, sendo que, nos dias de chuvas, as atividades de agility serão suspensas:

  • Núcleo Bangu - 5ª feira, das 9 horas às 13 horas.
  • Núcleo Ilha do Governador- 5ª feira, das 10 horas às 14 horas.
  • Núcleo Lagoa - 4ª feira, das 9 horas às 11 horas, e aos sábados, das 10 horas às 12 horas..
  • Núcleo Madureira - 5ª feira, das 16 horas às 20 horas.

A inscrição para frequentar a Acãodemia Carioca são realizadas nos próprios espaços

Acãodemia Carioca – Parcão da Lagoa - Avenida Epitácio Pessoa, s/n Próximo do Corte do Cantagalo - Lagoa

Acãodemia Carioca – Parque Madureira Mestre Monarco - Parque Madureira Mestre Monarco, S/N Portão 5 - Ao lado do Viaduto de Rocha Miranda - Madureira

Acãodemia Carioca – Bangu - Praça Guilherme da Silveira, S/N - - Bangu

Acãodemia Carioca – Parcão da Ilha do Governador - Avenida do Magistério, S/N Corredor Esportivo da Ilha do Governador - Moneró - Ilha do Governador

Mais recente Próxima Além da praia: cinco opções para aproveitar o verão no Rio longe do mar