Quem bota as rodas de samba para girar?

Personagens cariocas dão tom alegre e irreverente às rodas de samba no Rio

Por Invest.Rio


A websérie “Negócio é o nosso samba” mostra cinco personagens cariocas. — Foto: Getty Images

Onde tem música, tem boas histórias e ótimos personagens. Palco de rodas de samba para todos os gostos e perfis, o Rio de Janeiro renderia livros e livros de “causos” dos protagonistas dos eventos que atraem milhares de admiradores de segunda a segunda. E não são apenas músicos quem ganham a cena nesse espetáculo.

O universo das rodas de samba da cidade envolve artistas, produtores, expositores e outras pessoas que cercam a rotina de quem está na ponta. Cada pessoa exerce um papel fundamental para movimentar a economia local e ajudar a construir a história de uma cidade que respira cultura e lazer ao ar livre. Conheça abaixo algumas dessas “figuras”.

Dorina

A cantora Dorina traz nos seus discos a história do samba. Seu repertório vai da elegância do samba de Paulinho da Viola, passando por Jorge Aragão, até encontrar as companheiras Ana Costa e Lu Oliveira em um disco em tributo ao Nordeste.

Em 2018, ela reuniu mais de 450 mulheres em 12 cidades para realizar, simultaneamente, o Primeiro Encontro Nacional de Mulheres na Roda de Samba. Assim como a pioneira Dona Ivone Lara, Dorina mostra que as mulheres comandam muito bem uma roda regada a música de qualidade.

Igor Leal

Compositor, designer gráfico, empresário. Igor Leal domina a arte da criação em todas as vertentes. Nas escolas de samba, já foi componente, mestre-sala, ritmista, diretor de bateria, de harmonia e de carnaval, além de compositor de 82 sambas-enredo que passaram pela Marquês de Sapucaí. Depois de consagrado no carnaval, Leal criou a grife de moda D’Samba, que reúne lojas de roupa, casas de show, bar e restaurante em um mesmo espaço.

Jane Pereira

Jane Pereira é um dos personagens que está nos bastidores das rodas de samba. Viúva do compositor Luiz Carlos da Vila, Jane é cozinheira de mão cheia e ganhou o apelido de Mulher Jiló devido ao seu famoso jiló frito. Na Feira das Yabás, que acontece todo segundo domingo do mês em Madureira, o público faz fila para provar sua iguaria. Enquanto Luiz Carlos era vivo, por incentivo de Jane, ela servia caldos e petiscos e ele conduzia uma roda de samba para os amigos na casa do casal.

Marquinhos de Oswaldo Cruz

Músico, cantor e compositor, Marquinhos de Oswaldo Cruz encabeça uma série de movimentos que resgata a valorização do bairro que dá nome à sua alcunha artística. Criador da Feira das Yabás e do Trem do Samba, ele também foi um dos pioneiros no processo de revitalização da Lapa, no início dos anos 2000. Ao longo de sua carreira, fez parcerias com nomes como Candeia, Arlindo Cruz, Xande de Pilares, Pedro Luís e Toninho Nascimento.

Jacqueline Marttins

Jacqueline Marttins é um dos personagens que trabalha duro para que as pessoas se divirtam em uma roda de samba. Produtora do Samba do Trabalhador, liderado por Moacyr Luz, ela trabalha há 20 anos no setor da cultura, fazendo gestão e produção na área musical. Além da roda que acontece toda segunda-feira, ela é produtora executiva do grupo Casuarina, do bloco de carnaval Empolga às 9 e do sambista Moyseis Marques.

Mais recente Próxima