Sindicato dos Atores consagra 'Oppenheimer', com prêmios para Cillian Murphy, Robert Downey Jr e grande elenco

Em cerimônia realizada na noite de sábado (24), Pedro Pascal desbancou parte do elenco de 'Succession' e chamou atenção pela espontaneidade do discurso: 'Estou um pouco bêbado'


Elenco de 'Oppenheime' celebra no SAG: Benny Safdie (esq.), Cillian Murphy, Robert Downey Jr., Josh Hartnett, Alden Ehrenreich, Casey Affleck, Emily Blunt e Kenneth Branagh, comemora no SAG Robyn Beck / AFP

Na noite de sábado (24) foram conhecidos os vencedores do Screen Actor Guild (SAG), o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, outro dos principais termômetros para o Oscar, na temporada de premiações. Favorito ao Oscar, “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, ficou com os troféus de melhor elenco em filme, melhor ator (Cillian Murphy) e melhor ator coadjuvante (Robert Downey Jr).

Na categoria melhor atriz, Lily Gladstone, que fez história como a primeira mulher indígena a ganhar Globo de Ouro, levou o troféu do SAG por sua interpretação em “Assassino da Lua das Flores”, de Martin Scorsese. Ela desbancou Emma Stone, atriz de “Pobres criaturas”, numa disputa que promete ser uma das mais acirradas do Oscar 2024.

Na categoria atriz coadjuvante, o prêmio foi para Da'Vine Joy Randolph, que já havia vencido o Globo de Ouro e o Critics Choice Award, entre outros prêmios, por "Os rejeitados" e é uma das maiores barbadas para o Oscar deste ano.

Entre as produções voltadas à TV, o destaque foi novamente “O urso”, ganhador dos troféus de elenco de série de comédia, melhor ator (Jeremy Allen White) e melhor atriz (Ayo Edebiri). Nos dramas, “Succession” levou o prêmio de melhor elenco, Jennifer Aniston ganhou o de atriz por “The Morning Show” e Pedro Pascal conquistou o troféu de ator por “The last of us”. Talvez por estar concorrendo com três nomes do elenco masculinho de “Succession” (Brian Cox, Kieran Culkin e Matthew Macfadyen), Pascal aparentou surpresa ao subir ao palco e fez um dos discursos mais comentados da noite.

Pedro Pascal: à vontade na premiação — Foto: Robyn Beck / AFP

— Isso é errado por algumas razões. Estou um pouco bêbado, achei que podia ficar bêbado. Obrigado, HBO, por… Meu Deus, estou parecendo um tolo, mas muito obrigado. É uma honra — declarou o ator.

Na categoria Minissérie, ambos os prêmios por atuação ficaram com "Treta", para o ator Steven Yeun e a atriz Ali Wong.

Veja lista completa de premiados:

Filmes

Melhor elenco em filme:
"Oppenheimer"

Melhor atriz em filme:
Lily Gladstone ("Assassinos da Lua das Flores")

Melhor ator em filme:
Cillian Murphy ("Oppenheimer")

Melhor ator coadjuvante em filme:
Robert Downey Jr ("Oppenheimer")

Melhor atriz coadjuvante em filme:
Da'Vine Joy Randolph ("Os rejeitados")

TV

Melhor elenco em série de drama:
"Succession"

Melhor atriz em série de drama:
Jennifer Aniston ("The Morning Show")

Melhor ator em série de drama:
Pedro Pascal ("The last of us")

Melhor elenco em série de comédia:
"O urso"

Melhor ator em série de comédia:
Jeremy Allen White ("O urso")

Melhor atriz em série de comédia:
Ayo Edebiri ("O urso")

Melhor atriz em minissérie:
Ali Wong ("Treta")

Melhor ator em minissérie:
Steven Yeun ("Treta")

Mais recente Próxima 'Deus da animação', Bill Plympton fala de série que cruza o país: 'maravilhado com senhoras negras de vestido branco rodado na Bahia'