Caetano Veloso parabeniza Gilberto Gil pelo aniversário de 82 anos: ‘Irmão espiritual que ganhei’

Cantor baiano lembra trajetória e amizade e diz: ‘Toda música que consigo produzir se deve a tê-lo encontrado em 1963’

Por O GLOBO — Rio de Janeiro


Caetano Veloso e Gilberto Gil juntos em Salvador Divulgação

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 26/06/2024 - 14:09

Parabéns a Gilberto Gil aos 82 anos

Caetano Veloso parabeniza Gilberto Gil pelo aniversário de 82 anos, destacando a amizade e influência mútua na música desde os anos 60. A mensagem afetuosa ressalta a importância de Gil em sua vida e carreira, como um irmão espiritual e parceiro artístico. A publicação inclui uma música do homenageado e reforça a reverência e orgulho pela arte de Gil.

Gilberto Gil tem recebido várias felicitações pelo seu aniversário de 82 anos, nesta quarta-feira (26): uma delas, do amigo pessoal Caetano Veloso, que publicou uma mensagem de afeto ao cantor em suas redes sociais. No texto, o baiano lembra a convivência com o companheiro de diversos trabalhos e afirma que ele é o seu “irmão espiritual que ganhei ainda no começo da minha vida tão carnal e terrena”.

Na publicação, Caetano diz que toda música que produz deve ao encontro com Gil, ainda em 1963. Nos anos seguintes, os dois astros baianos foram importantes vozes para o movimento da Tropicália.

“Somos os gêmeos arquetípicos de Smetak, dois-dois, Cosme e Damião, Ibeje. Nossas histórias materiais, com todos os seus tumultuados desejos e a opacidade das motivações, parece passar ao largo da essencialidade dessa união. Tenho muito orgulho de poder estar perto da sua arte - e reverência pela grandeza do seu talento”, escreve Caetano. No vídeo compartilhado por ele, há ainda a inserção da música “Andar com fé”, lançada por Gil em 1982.

Nos stories, do Instagram, o cantor ainda compartilhou o álbum “Dois amigos, um século de música”, da turnê estrelada pelos dois.

Por dentro do show da família de Gilberto Gil

9 fotos
Turnê 'Nós a gente', que já passou pela Europa, estreia no Rio de Janeiro
Mais recente Próxima Poeta Adélia Prado ganha o Prêmio Camões 2024